Residindo em Montreal, no Canadá, a designer Ying Gao junta os conceitos de poesia e artesanato com tecnologia. Desde sua graduação na Universidade de Artes e Design de Genebra, na Suíça, ela trabalha em cima da fusão do vestuário com as novas tecnologias.
"Eu gosto de pensar que minhas peças e criações não são simples gadgets [objetos de consumo de massa], mas sim, objetos de design para gerar uma boa reflexão e que tem uma ‘vida’ conceitual e estética, correspondendo com a tecnologia inserida”, explica Ying Gao.
Já mostramos um projeto incrível de Gao, (No)Where (Now)Here, em que ela trabalha com fotoluminescência e a interação com os olhares captados do público.
Projeto Incertitudes de Gao/ Reprodução
Agora, a designer acabou de lançar o projeto Incertitudes, que é todo inspirado no homem hipermoderno e em suas incertezas. A roupa que desenvolveu é coberta de pinos metálicos que se movem com diferentes tipos de sons captados do ambiente, de acordo também com a voz do espectador.
Em Os Tempos Hipermodernos, de Gilles Lipovetsky, há uma frase que se encaixa muito bem com a proposta de Ying Gao: “Quanto menos o futuro é previsível, mais ele precisa ser mutável, flexível, reativo, permanentemente pronto a mudar, supermoderno, mais moderno que os modernos dos tempos heroicos.”
Projeto Incertitudes:
incertitudes : sound activated clothing by ying gao from ying gao on Vimeo.
Para trabalhar com tanta tecnologia, a designer Ying Gao contou com a parceria do artista interativo Simon Laroche.
Por Isadora Guercovich
Estudante de Produção de Moda do Senai/SC
Leia também…
– Wearable technology: o high tech e o vestir de Ying Gao