Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
Audaces-360-moldes

07/06/2021

Automação na montagem de moldes: saiba em qual software investir

4 min

Fazer parte da chamada moda do futuro é um processo que demanda alguns requisitos das marcas e confecções de hoje: aproximação aos conceitos da Indústria 4.0, integração da cadeia produtiva, adoção de práticas sustentáveis e a digitalização de processos tradicionais, como a criação de croquis, moldes e fichas técnicas.

A necessidade de inserção no mundo digital faz com que muitos integrantes da Indústria da Moda tenham dúvidas sobre quais produtos investir — qual o melhor programa para moldes de roupas, qual o software de integração mais adequado etc.

Apesar de termos empresas consolidadas no mercado de soluções para o setor têxtil e da moda, é natural que você fique indeciso(a) diante da responsabilidade de se investir em soluções tecnológicas que impactam a rotina de trabalho de muitas pessoas umas vez que a tecnologia passa a ser utilizada no dia a dia da confecção.

Por esse motivo, para te ajudar a fazer a melhor escolha, o blog da Audaces preparou um conteúdo com as melhores dicas sobre o porquê da necessidade do investimento em tecnologia, quais as características um software de modelagens precisa ter e qual a melhor opção para você. Acompanhe:

Por que investir em tecnologia no setor da Moda?

Como todo setor de escala industrial, a indústria da moda funciona por meio da transformação de matérias-primas em produtos que são comercializados ao consumidor final. Porém, os processos dessa cadeia produtiva possuem uma longa história de evolução desde a Antiguidade.

Isso, por si só, já demonstra o caráter transformativo do setor de moda, que sempre se mostra como pioneiro na adoção de novas práticas e na utilização de novas tecnologias que beneficiem individual ou coletivamente alguma de suas etapas.

Hoje a tecnologia otimiza a confecção de peças, com máquinas de corte e costura cada vez mais modernas e que possibilitam uma produtividade muito maior que décadas atrás. Da mesma forma, softwares de gestão possuem o potencial de integrar as etapas da confecção, otimizando a gestão de coleções ponta a ponta e facilitando o trabalho da equipe de gestão.

Em todos esses casos, o investimento em tecnologia representa uma necessidade que é constante no ambiente industrial: adaptar-se às mudanças de um mundo cada vez mais globalizado e integrado.

Além disso, à medida em que caminhamos para a Indústria 4.0 — fizemos um post completo aqui no blog sobre o assunto, não deixe de conferir — as ferramentas tecnológicas assumem um papel fundamental em nossas relações com o trabalho de criação de peças e coleções.

No processo de criação e modelagem, por exemplo, que é uma etapa fundamental nesse processo, as soluções tecnológicas apresentam benefícios em termos de produtividade, lucratividade e sustentabilidade.

Software para a criação de moldes: características essenciais 

Agora que você já sabe que implementar ferramentas tecnológicas na confecção é um processo fundamental para que sua marca ou indústria siga crescendo, é preciso que saiba, também, as características que um bom programa de modelagens precisa apresentar.

Como o enfoque do nosso conteúdo é a etapa da modelagem, destacamos as características essenciais pelas quais você deve procurar ao investir em soluções desse tipo, confira:

1. Rapidez e precisão

Como você sabe, criar moldes é um trabalho complexo e exige grandes esforços do(a) modelista responsável. Nesse sentido, poder contar com uma ferramenta precisa e veloz é indispensável para o sucesso de um programa para criação de moldes.

Por meio desses atributos, o trabalho do(a) modelista é facilitado, bem como todo o cronograma da coleção, que pode ser adiantado, gerando lucros e aumento da produtividade de forma geral.

2. Capacidade integrativa

Integração é a palavra-chave da Indústria 4.0 e da moda do futuro. Por esse motivo, é indispensável que o software de modelagem em questão seja capaz de integrar-se a outras ferramentas e tecnologias utilizadas pela confecção.

Isso garante não somente o compartilhamento de informações entre a equipe de modelistas e o gestor, mas também a criação de um banco de dados coletivo entre todos os setores — o chamado Fashion PLM.

3. Facilidade no uso

É um grande mito acreditar que tecnologias complexas têm uso igualmente complexo e difícil. Um bom software é aquele que possibilita múltiplas formas de interação (criação, digitalização, compartilhamento) de forma eficiente, assertiva e, claro, facilitada.

Ao optar por uma ferramenta especializada em moldes, tenha sempre em mente esse quesito, porque o tempo investido no domínio da ferramenta pode ser crucial para a execução dos projetos e das peças da coleção.

4. Preço

Por fim, a característica que mais pesa na hora de escolher a ferramenta certa para a confecção de moldes é o impacto orçamentário que ela vai ter nos custos da produção. Um bom custo-benefício passa a ser um atributo essencial para o software em questão e, novamente, um fator de atenção.

Programa para moldes de roupa

Afinal, em qual software investir?

Apesar de não haver resposta exata para este questionamento, a escolha ideal deve levar em consideração os objetivos que a sua confecção pretende alcançar e as características mencionadas anteriormente.

A Audaces é especialista no assunto e conta com uma ferramenta própria para a criação e digitalização de moldes, o Audaces Moldes. Além de possuir todos os benefícios essenciais para a criação de moldes exatos e em modelagem 4D, a ferramenta também faz parte de um conjunto maior de soluções completas de Fashion PLM: o Audaces 360.

Quer saber mais sobre a ferramenta? É só conferir a demonstração a seguir:

Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog Audaces e saiba tudo sobre o universo das soluções tecnológicas aplicadas à indústria da Moda. Assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

gestão da confecção

14/06/2021

Dicas fundamentais para uma boa administração em confecções de roupas

Escrito por Audaces

Horst P Horst Lingerie 1939

11/06/2021

Lingerie: dos primórdios ao Espartilho

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces