Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

09/05/2013

Por que o ser humano se veste?

1 min

A produção têxtil e a confecção de roupas são algumas das atividades mais antigas da humanidade. Essas são, geralmente, as primeiras atividades fabris instaladas em um país, atuando como empregador de mão de obra.

A busca do ser humano pela vestimenta é como a necessidade de alimentação e moradia, e constitui alguns deveres fundamentais com diferentes funções. Estudos antropológicos apontam que uma das razões que levam a humanidade a cobrir o corpo é a necessidade de protegê-lo.

A roupa surge como uma forma de defender o corpo contra fatores ambientais (frio, vento, calor, poeira e neve) e também para abrigar o corpo de riscos provenientes de ações praticadas no trabalho ou durante atividades esportivas.

 

Imagem: Blog Tche Inverno

O homem também utiliza a vestimenta como uma forma de esconder o corpo, devido ao sentimento de pudor, e também em razão de estética. A moda está ligada a muitos elementos e acessórios com características visuais como a cor, o brilho, a textura e o caimento. Aspectos que estimulam o desejo humano de se “enfeitar”.

Outra função que as roupas ganharam ao longo dos tempos é a de identificação. Por meio da forma de se vestir é possível identificar a profissão, classe social e até as preferências individuais de cada indivíduo. O vestuário, em razão da forte simbologia que possui, também pode ser um meio de se comunicar, por meio de uma linguagem não verbal com outras pessoas.

Fonte: CURSO TÉCNICO DE MODA E ESTILO 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

gestão da confecção

14/06/2021

Dicas fundamentais para uma boa administração em confecções de roupas

Escrito por Audaces

Horst P Horst Lingerie 1939

11/06/2021

Lingerie: dos primórdios ao Espartilho

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces