
25/06/2021

Viscose: tudo o que você precisa saber sobre o tecido
Contents
Conhecido como o “queridinho” do verão, este tecido é perfeito para a criação de peças confortáveis, leves e que não retêm calor. Sintético, mas leve e confortável, a viscose é adequada para todos os estilos e está presente em diversas peças.
Quer saber mais sobre ele? Então, leia este artigo e saiba tudo sobre o tecido viscose. Acompanhe:
O que é um tecido viscose?
A viscose é um tipo de tecido conhecido como rayon, resultado da extração de fibras de celulose do miolo de algumas árvores, convertidas em fios de tecidos. Mesmo sendo um tecido sintético, sua origem é natural a partir dos restos de madeiras pouco resinadas ou do linter da semente do algodão.
Originalmente conhecida como seda artificial, ao surgir no final do século XIX, o termo “rayon” entrou em vigor nos anos 20. Já o termo “viscose” deriva exatamente do processo de fabricação de um líquido viscoso inicialmente orgânico, usado para fazer o rayon e o celofane. Na história da moda, temos os primeiros registros da produção têxtil deste tecido pelas manufaturas da fábrica inglesa Courtlaud´s a partir de 1905.

Leveza natural, tecnologia sintética.
Por vezes, a viscose pode ser confundida com o linho, já que ambos tecidos possuem características muito similares. Porém, o grande diferencial do primeiro é que possui maior elasticidade, tendo as fibras mais regulares que sua versão orgânica, consequentemente garantindo maior durabilidade da peça.
Outro ponto interessante é que mesmo amarrotando facilmente por sua baixa resiliência, peso, e alta leveza, ainda sim a viscose é um dos tecidos mais fáceis de se passar.

Que tipo de tecido é a viscose?
A viscose é um tipo de tecido composto de fibras semi-sintéticas originárias de processos químicos em fontes de celulose naturais. Esse processamento resulta em fibras finas e com organização regular, dando ao tecido as suas características mais conhecidas, como a leveza, o conforto e o toque aveludado.
Também conhecida como seda javanesa, a viscose é fácil de ser tingida e tem baixo custo de produção — especialmente com o emprego de novas técnicas de confecção, a partir de práticas sustentáveis –, o que faz dela um tecido muito utilizado nas confecções e coleções de todos os estilos.
Quais as principais características da viscose?
Semelhante ao algodão e o linho, a viscose possui características como:
- Bom caimento, graças ao padrão das fibras;
- Frescor, o que faz dele o tecido essencial das coleções primavera-verão;
- Lavabilidade, ou seja, não exigem muitos cuidados especiais na lavagem;
- Maleável, permitindo uma série de tratamentos adicionais, como tingimento, brilho e outros processos;
- Alta absorção de água (o que também pode causar encurtamento das fibras a longo prazo);
- Fácil de passar (apesar de amarrotar com facilidade);
- Toque aveludado.
Além disso, outra característica fundamental do lino é o custo-benefício. O preço da viscose é relativamente menor do que outros tecidos similares, como o algodão, o linho e a própria seda.
Qual a textura do tecido viscose?
Como dissemos, o tecido viscose possui textura leve, macia e aveludada. Isso graças à composição de suas fibras, finas, regulares e elásticas. Isso significa que as peças feitas desse tecido ajustam-se melhor ao corpo e com caimento mais anatômico.
Qual o melhor: viscose ou algodão?
O rayon e o algodão possuem características muito semelhantes, então a decisão fica a cargo de quais elementos você deseja destacar na peça. O algodão é mais resistente que a viscose que, por sua vez, é mais maleável que o algodão.
O algodão é um clássico da indústria fashion e suas aplicações remetem a diversos setores, desde a moda ao médico-hospitalar. A viscose, apesar de ser “mais recente”, tem ganhado seu espaço entre as coleções de primavera-verão.
Também já existem peças que mesclam ambos os tecidos, mixando os benefícios de ambas as fibras em um só produto.
Tecido viscose se usa para tudo?
A resposta é sim! Por ser super leve, fresca e com um excelente caimento, a viscose acaba sendo utilizada nos mais variados modelos e peças de roupas possíveis, como: camisetes de alças, camisas, casacos, calças, shorts, saias, vestidos, coletes, malhas, blusas, tapetes, estofados e até em trajes desportivos.
Tendo seu ponto alto, é claro, durante as coleções de primavera-verão das principais marcas mundiais, pode ser tanto lisa ou com as mais belas estampas. Com este tecido você tem uma infinidade de possibilidades para a combinação de looks e os tipos de criações, já que além de mundialmente famoso, ele é fácil de encontrar no mercado, possui um custo acessível e muitas versões e cores.
Então, agora que você já sabe tudo sobre a viscose, que tal saber um pouco mais sobre outros tipos de tecidos, baixando o nosso e-book exclusivo e totalmente grátis?
Deixe um Comentário