Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/09/2013

Novos tecidos ampliam possibilidades da moda

As inovações decorrentes da indústria têxtil são a base para o trabalho de qualquer confecção. São poucas aquelas marcas que podem dar-se ao luxo de desenvolver tecidos compatíveis e/ou exclusivos para as suas demandas. Daí, surge a necessidade de conhecermos os lançamentos e tendências que os industriais têm apresentado.

Tecidos 3D – a onda que se iniciou nas mídias eletrônicas com fotos e filmes em 3D, já percorreu os ceramistas e agora chega aos tecidos. Seja de forma corrida ou localizada, as estampas 3D encarnam o animal print e as texturas, como o jacquard.

 

Estampas tridimensionais/ Reprodução

 

Tecidos com memória – esses novos tecidos são produzidos com polímeros que guardam um formato, como se tivessem uma espécie de memória, são a próxima tecnologia que deve entrar no mercado brasileiro. Chamados de SMP (Shape Memory Polymers), eles foram desenvolvidos na Universidade Politécnica de Hong Kong e devem ganhar corpo especialmente nas malhas de tricô. São aplicáveis a uma grande gama de texturas (de elásticas a rígidas, de líquidas a sólidas).

 

 

 

 

 

Tecidos que mantém o formato/ Reprodução

 

Tecidos Holográficos – após virar febre nos esmaltes, o aspecto holográfico apareceu em diversos desfiles pelas semanas de moda mundo a fora. Esse novos tecidos ganharam o gosto das fashionistas, blogueiras e aos poucos das celebridades. O visual é em geral bem luminoso e furta-cor.

 

 

 

 

 

Tecidos holográficos/ Reprodução

Tecidos Ecológicos – A Enka de Colômbia é uma empresa comprometida com a responsabilidade social e a sustentabilidade e se tornou a líder em reciclagem PET na Colômbia. A empresa processa milhares de garrafas e transforma-as em produtos de alto valor agregado. A linha de produtos ecológicos, eko, inclui fibras, filamentos e resinas fabricadas a partir do PET.

Tecidos Tecnológicos – Fio Emana®, da Rhodia, é um fio de poliamida com minerais bioativos incorporados em sua matriz polimérica, que transformam o calor emitido pelo corpo em energia, através de raios infravermelhos longos. Resultado de quatro anos de intensas pesquisas, o fio melhora a microcirculação sanguínea e o metabolismo celular. Esses novos tecidos promovem a melhoria da termorregulação e da performance durante a atividade física, ao diminuir a fadiga muscular durante a realização de uma atividade esportiva.

 

 

 

 

Reprodução

Tencel® A100, da Lenzing Fibers, é de eficiente absorção de umidade, que contribui para manter estável a temperatura do corpo, conferindo ao tecido uma propriedade antibacteriana natural. A fibra também proporciona ao tecido um aspecto brilhante, favorecendo cores fortes e modernas. Feito a partir de matéria-prima biodegradável, sua produção é realizada com madeira certificada de fontes renováveis (eucalipto), em um ciclo mais simplificado, mais limpo e com baixa utilização de água.

O fio LYCRA® Xtra Life é o novo padrão para peças de moda praia e esportes aquáticos. Além de acabar com problemas comuns na qualidade dessas peças, como esgarçamento do tecido e perda da forma, é no combate aos efeitos do cloro que o fio traz uma notável diferença para o desempenho e vida útil da peça. O cloro presente nas piscinas deterioram rapidamente as fibras e o tecido, afetando a longevidade das peças, mas o fio LYCRA® Xtra Life resiste ao cloro, permitindo que as peças mantenham suas formas de 5 a 10 mais vezes que os elastanos sem resistência ao cloro.

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces