Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/05/2013

Museu da moda: a história é recontada pela vestimenta

2 min

Neste sábado, dia 18, comemora-se o dia internacional do museu e, para festejar a data, serão abordados alguns dos principais museus de moda do mundo e suas características. Os museus de moda são importantes para a sociedade, pois as vestimentas têm o poder de simbolizar padrões de comportamento e ajudam a contar a história de um povo.

Os museus de moda auxiliam a fortalecer a identidade e a cultura, pois são o espelho da sociedade. Por meio dos trajes e acessórios, percebe-se a maneira como um povo, uma cultura ou uma época pensavam. As vestimentas são essenciais para entender as transformações do mundo, retratar a evolução da costura e como ela influenciou e foi influenciada pelas épocas.

– MoMu: o Moda Museum está localizado na cidade de Antuérpia, na Bélgica, e tem um acervo com mais de 25 mil artigos, como vestidos, sapatos, acessórios, entre outros, do século XVI até os dias atuais.

 

Imagem: Peças da coleção do Mode Museum/ Fonte: Site MMM

– Musée Galliera: localizado na capital francesa, este espaço também é conhecido como Museu de Moda de Paris e possui um acervo de mais de 70 mil artefatos. As peças retratam a história do país por meio de trajes de estilistas famosos – Balenciaga, Balmain, Dior, Saint Laurent, Schiaparelli. Também podem ser vistos roupas íntimas, joias, chapéus, luvas, guarda-chuvas, entre outros.

– MUDE: o Museu de Design e de Moda localizado em Lisboa, Portugal, traz mais de mil peças do universo fashion, algumas delas são assinadas por nomes como Saint Laurent, Chanel, Vionnet, Vivienne Westwood.

– Museo del Traje Madrid: localizado em Madri, na Espanha, possui uma coleção com peças que datam do século XVI até os dias de hoje. Possui itens do vestuário masculino, feminino e da alta-costura. Entre os mais de dez mil trajes, constam algumas roupas assinadas por estilistas famosos. O conhecido vestido “Delphos”, de Mariano Fortuny, também está nesta coleção.

 

 

 

Imagem: Artigo do século XVIII do Kyoto Costume Institute/ Fonte: Site Hildegard Angel

 

– Kyoto Costume Institute: localizado em Kyoto, no Japão, o museu possui um acervo que vai do século XVII até os dias atuais e preserva na coleção peças de estilistas japoneses consagrados, como Yohji Yamamoto, Issey Miyake, Kenzo e Rei Kawakubo. Além destes, também possui trajes desenhados por designers de moda, como Coco Chanel.

– MUM: o Museu da Moda de Canela, localizado no Rio Grande do Sul, conta com mais de 150 peças de diferentes épocas da história do mundo. Entre os itens da coleção, podem ser observados artigos que retratam a moda nos períodos da Idade Média, Renascimento, Belle Époque, entre outros.
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

Escrito por Audaces

Digitalização de moldes

13/05/2021

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Escrito por Audaces

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces