Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/10/2014

Moda Conceitual x Moda Comercial

Por Greice Verrone
Designer de Moda

A Moda Conceitual surgiu na década de 60 com inspiração na Arte Conceitual, que considerava a idéia, a história e o conceito como os aspectos mais importantes por trás de uma obra artística. A moda também usou dessa estratégia para a elaboração (de algumas) de suas criações. A moda conceitual é utilizada pelos estilistas para comunicar e expressar suas idéias, conceitos e criatividade, é para pensar e refletir, ela não está pronta para ser consumida, mas sim para inspirar, criar tendências.

 

 

 

 

Fonte: www.ocafe.com.br

Porém, a moda é feita para vender, e aí entra a moda comercial, que é com o que a maioria dos estilistas e empresários se preocupam. Como o próprio nome já diz, ela é feita para o comércio, para vender e gerar lucro, então os profissionais de moda devem “usar” os desfiles conceituais dos grandes estilistas para criar suas coleções comerciais.

 

 

 

 

Fonte: site:www.andrelima.com.br

 

Nas imagens acima, cujas peças são do estilista brasileiro André Lima, fica explícita a diferença entre a moda conceitual e a comercial. É clara a referência do conceito usado pelo estilista; o ombro marcado, o decote, que na primeira imagem está bem mais teatral, já na segunda, entraria normalmente numa vitrine de loja.

 

 

 

 

 

Foto: Desfile de Alexander McQueen

Uma frase dos principais seguidores da moda conceitual, o inglês Alexander McQueen (falecido em 2010): “Meus desfiles eram provocantes por uma razão: a necessidade de se fazer notar. Eu não preciso mais fazer isso, mas ainda acredito que tenho os meus 20 minutos para chamar a atenção das pessoas. Você pode não gostar do que faço, mas ao menos o que faço leva você a pensar.”
 

2 respostas para “Moda Conceitual x Moda Comercial”

  1. Abraao de Moura disse:

    Bom dia
    Eu gostaria de fazer uma sitação vinda dessa leitura escrita por Greice Verrone, porem preciso de dados sobre essa postagem

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces