Os forros e as entretelas são dois itens importantes e, em algumas roupas, essenciais para dar o melhor resultado às peças. Durante a confecção do traje, é necessário seguir uma sequência de produção para que as peças tenham bom acabamento e caimento. Neste post da série sobre o capítulo um do livro “A Bíblia da Costura” será abordado a importância e o uso dos forros e entretelas nas roupas.
A ordem mais utilizada para a aplicação dos forros e entretelas é: primeiro o forro de suporte, depois a entretela, o forro duplo e, por último o forro. Cada uma dessas etapas tem um aplicação específica na roupa e exigem tecidos com características específicas, que podem ser conferidas abaixo.
O forro de suporte tem a função de reforçar as costuras, tornar opaco o tecido principal a fim de ocultar os detalhes do avesso do modelo, evitar deformações e atuar como camada básica para prender bainhas, vistas e entretelas. Pode ser aplicado em toda a roupa ou em apenas algumas partes.
Site Chargeurs
Em geral, os tecidos que compõe esta etapa são de peso leve a médio e podem ser maleáveis, de flexibilidade média ou rígidos. Outra possibilidade é utilizar tecidos que não são aplicados comumente como forro, como seda chinesa, organdi, organza, musselina, cambraia e malha leve.
Já a entretela tem a função de dar sustentação e forma e de estabilizar áreas, extremidades e detalhes da peça. Também atua no sentido de reforçar e aumentar a vida útil da peça. As entretelas geralmente são utilizadas em partes inteiras como em golas, punhos e lapelas das roupas, bem como em áreas específicas da roupas, como bainhas, palas, cavas, bolsos, entre outras.
O forro duplo tem a função de proteger o corpo do frio e para isso, precisa ser confeccionado de um tecido de peso leve, que proporcione calor. Esta forração é utilizada principalmente no corpo de jaquetas ou casacos e, às vezes, nas mangas e podem ser produzidos com flanela, lã, algodão escovado.
Outro item importante na confecção de uma roupa é o forro. Este artigo tem a finalidade de ocultar os detalhes que não devem aparecer no interior da peça e permitir vestir e tirar a roupa com facilidade. São mais utilizados em jaquetas, casacos, vestidos, saias e calças e podem ser de tecido macios, leves e duráveis, como a seda, viscose, acetato ou poliéster.
A aplicação do forro e da entretela exigem alguns cuidados simples, como a escolha adequada do tecido e do modelo, pois quanto mais estruturado e detalhado for o modelo, maior será o número de entretelas. Caso o modelo seja complexo e o tecido seja muito leve, apesar da utilização das entretelas, talvez a combinação não dê sustentação suficiente à peça.
Leia mais:
Documento auxilia na escolha das entretelas para as roupas
Entretela: por que usar e quais são os tipos?