Por Greice Verrone
Designer de Moda
Comprador de moda, ou Fashion Buyer como é chamado em geral, é considerado um dos trabalhos mais glamurosos dentro da indústria da moda. Trabalhar, viajar pesquisando tendências nas maiores capitais da moda, visitar show rooms, fazer compras e ainda ganhar por isso, parece o emprego dos sonhos. Mas essa profissão não é só luxo e diversão, é também uma profissão de grande responsabilidade.
Foto: Nova York – uma das capitais da moda.
O comprador deve conhecer e compreender as mais recentes tendências, as cores, os estilos, selecionar linhas que atrairão seu público consumidor e que, acima de tudo, serão vendidas rapidamente.
Foto: My American Life
A compra profissional de moda deve explorar o significado de comprar em termos de suas atividades, processos e das pessoas envolvidas, tudo a partir do ponto de vista do consumidor. São vários tipos de trabalhos dentro da área de compras de moda, variando desde aquela que desenvolve uma linha da própria marca ou compra para lojas de departamentos, multimarcas, outlets.
Cada tipo de profissional pede uma abordagem um pouco diferente e apresenta suas nuances próprias. Mas no geral demanda os mesmos processos, qualificações e conhecimento, sendo o consumidor uma variável no processo.
Com as rápidas mudanças da moda e com a intensa concorrência entre os produtos e marcas, o sucesso na colocação de produtos no mercado exige, além da criatividade e talento do comprador de moda, a administração de fornecedores com eficiência, controle das vendas, acompanhamento constante do ambiente e planejamento de merchandising.
Referência:
COSTA, Eduardo Ferreira. Comprador de Moda.