Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/05/2013

Estudo aponta importância da ergonomia na modelagem

1 min

Os consumidores estão ficando mais exigentes e buscam roupas que unam estética, bom caimento e ergonomia. Porém, a aplicabilidade desses conceitos na mesma modelagem é um desafio para os profissionais da moda. A fim de fazer uma análise sobre este aspecto, a doutora Marizilda Menezes e a mestre Patrícia Spaine desenvolveram um estudo com as empresas de confecção, docentes e discentes.

O estudo foi compilado no artigo “Modelagem Plana Industrial do Vestuário: diretrizes para a indústria do vestuário e o ensino?aprendizado” que pode ser acessada aqui.

As pesquisadoras optaram por estudar a aplicabilidade da ergonomia e antropometria na modelagem, porque esta é uma etapa que tem como objetivo adaptar a coleção à produção.

Ao analisar os dados do estudo, as pesquisadoras perceberam que no processo de ensino da modelagem, a ergonomia e a antropometria são levadas em consideração, mas nem sempre são aplicadas antes do traçado do molde.

Isso aponta que o ensino realizado – ou que ainda será aplicado – não oferece o suporte necessário ao processo de construção dos moldes com foco em ergonomia e antropometria.

O estudo possibilitou identificar que os conhecimentos aplicados por alunos e modelistas não são suficientes para a elaboração de moldes mais adequados à necessidade do consumidor.
– Para acessar a cartilha clique aqui.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces