Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/09/2013

Escultura de tecido: têxteis aplicados às artes visuais

2 min

Neste texto, darei continuidade ao tema aplicação dos tecidos às artes visuais, trabalhado também nos posts anteriores – Tecidos aplicados às artes visuais e Arte contemporânea: outras aplicações para os tecidos, em função de algumas linguagens artísticas, sejam clássicas ou contemporâneas. Os tecidos utilizados por artistas plásticos renomados na arte serão apresentados neste post em seus processos de criação e implicações, suas necessidades de materiais e estruturas que comportem a materialidade dessas produções.

No campo das artes visuais o tecido pode ser aplicado de forma pictórica, escultural, objetual, de instalação e conceitual, em que cada artista possui um olhar pessoal, analítico e prático definindo suas apropriações e dimensões.

A este contexto, definem-se algumas das linguagens artísticas e interpretações poéticas da materialidade do tecido dentro da arte contemporânea, observando-o como fonte principal de suas criações.

Escultura de tecido
Em termos gerais, a escultura é uma das linguagens artísticas que representam imagens em relevo total ou parcial, bem como a modelagem, agregando-se materiais para a obtenção dos efeitos desejados.

Embora as esculturas possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente teve o objetivo maior de representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. Atualmente, esta é considerada a terceira das artes clássicas.

 

Escultura de tecido/

Através da maior parte da história desde a Era Clássica, os artistas utilizaram os mais perenes e duráveis materiais possíveis (pedra, mármore, granito, entre outros) nesta arte.

Modernamente novas técnicas têm sido usadas numa aglomeração de partículas e materiais para a criação de um objeto remetendo-se à escultura.

Para essa técnica moderna da tridimensionalidade, a escultura de tecido é como poética do artista e da obra e surge mais uma vez como material principal envolvendo o espectador através de produções que se erguem e expandem no espaço com formas resultantes ora retas ou arredondadas, híbridas numa figuração instável, em dimensões ampliadas em alusões de arquitetura.

Por Roberto Rubbo
Professor do SENAC Lapa Faustolo

Leia também…
– Tecidos aplicados às artes visuais

Arte contemporânea: outras aplicações para os tecidos

 

2 respostas para “Escultura de tecido: têxteis aplicados às artes visuais”

  1. Élcio Marinho disse:

    Obrigado

  2. Élcio Marinho disse:

    Obrigado!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces