Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

09/05/2013

Equipamentos de costura: conhecendo as ferramentas de produção

Neste primeiro post da série sobre o livro “A Bíblia da Costura” serão abordados os equipamentos de costura. Conhecer cada utensílio e saber como usá-lo corretamente é essencial para realizar o trabalho com qualidade. Além disso, explorar as ferramentas adequadas a cada atividade torna a costura mais produtiva e agradável. Segue abaixo uma lista de equipamentos de costura empregadas na confecção de roupas.

Base para corte: este equipamento de costura é utilizado para realizar o talhe nos tecidos em conjunto com o cortador rotativo – que pode ser usado com vários tipos de lâminas. Aliado a esta peça, pode-se empregar o esquadro – disponível em diversos tamanhos -, comum para o corte rotativo, patchwork e trabalhos manuais.

 

Scrapco.com

Fita métrica: no mercado existem três tipos de fitas de medida e cada uma delas pode ser utilizada de uma forma diferente. A fita métrica tradicional é flexível e essencial para a atividade de costura. Já a adesiva pode ser fixada permanentemente na mesa de trabalho e utilizada para medições horizontais, por exemplo. O último tipo é a retrátil que fica acondicionada dentro de uma caixinha metálica (parecida com uma trena) e pode ser encontrada em diferentes comprimentos e larguras.

 

 

 

Marcos Santos/ USP Imagens 

Carretilha: o modelo simples e a carretilha dupla são empregadas para transferir as marcações do papel de molde para o avesso do tecido. O primeiro deve ser utilizado com cuidado em tecidos finos e o modelo duplo também serve para marcar as costuras nas fibras.

Marcador de tecido: existem alguns equipamentos de costura que são utilizados com a finalidade de fazer indicações de modelagem nos tecidos, como o giz de alfaiate. Já o Lápis giz é bastante utilizado para traçar linhas finas e precisas nos panos. A caneta marcadora de tecido é empregada para marcar o tecido, com a vantagem de que desaparecem em poucos dias ou podem ser lavados com água.

 

 

 

 

Site papelaria Jussara

Passador de linha: ferramenta prática utilizada para colocar a linha na agulha.

Dedal: o modelo de couro é utilizado para costurar peças mais leves, já o de metal – existente em vários tamanhos -, geralmente é utilizado para proteger o dedo médio e pode ser empregado para um número maior de costuras.

Descosturador: também conhecido como abre casas, possui uma ponta curva afiada para facilitar o trabalho de desmanchar as costuras.

Corta fio: essa ferramenta, com encaixe perfeito às mãos, é útil para cortar fios soltos das roupas.

 

 

 

Site Dia Silva

Alfinetes: os alfinetes de segurança são bastante utilizados para fazer patchwork ou colcha e para unir pedaços de tecidos.

Alfineteiro: é empregado para guardar alfinetes retos e evita que eles se percam. Existem vários tipos, como o alfineteiro magnético, que prende os alfinetes em um imã e o tradicional, com almofadinha, que pode ser usado no pulso. Quando acontece de perder alfinetes e agulhas, um imã pode ser útil para recolhê-los da superfície de trabalho.

Vira Fita: Com uma pontinha em forma de gancho, esta ferramenta é utilizada para virar as costuras tubulares para o lado certo.   

 

Leia mais:

Máquinas de costura: história e função

Ofício da costura é essencial na concepção da peça de moda

História da máquina de costura: inovação e polêmica

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces