Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/12/2013

Elementos básicos visuais do design de moda (parte II)

No artigo anterior, Elementos de comunicação visual no design de moda (parte I), citamos o capítulo do livro Sintaxe da Linguagem Visual que trata dos elementos básicos visuais do design de moda, que representa seus projetos bi e tridimensionalmente por meio dessa comunicação visual.

Como dissemos anteriormente, são dez os elementos básicos da comunicação visual apresentados pelo livro: ponto, linha, forma, cor, direção, tom, textura, escala, movimento e forma. Apresentamos mais alguns a seguir:

Forma
A forma é representada pela junção das linhas e existem três formas básicas: o quadrado, o circulo e o triangulo equilátero, sendo que cada forma tem suas características especificas e seus significados. Com a combinação e variações desses três tipos, dá-se origem às formas físicas da natureza, bem como as produzidas pela imaginação do homem.

As roupas e acessórios partem sempre de formas, sem as quais suas criações não seriam possíveis. Utilizam-nas tanto na modelagem das peças quanto no design de suas superfícies.

Direção
As formas expressam três direções básicas: no quadrado, a horizontal e a vertical; no círculo, a curva; e no triângulo, a diagonal. Cada uma dessas direções oferecem significados nas construções das mensagens visuais, como por exemplo, a referência horizontal-vertical representam a estabilidade, dando a sensação de equilíbrio. Já a diagonal é oposta, dando sensação de provocação e instabilidade. As formas curvas dão sensação de repetição e fluidez.

Na moda, a direção e as formas andam de mãos dadas, determinando modelagens e padronagens e enfatizando aspectos importantes da construção de produtos que podem ressaltar ou disfarçar atributos e defeitos. Uma linha horizontal, por exemplo, tem a tendência de criar uma ilusão de largura, pois os olhos tendem a fixar-se nas laterais.

Já a linha vertical cria a sensação de altura e magreza pois as linhas fixadas na altura tendem a guiar os olhos de baixo para cima, concentrado-os no meio do corpo e nas pontos superiores e inferiores. É importante conhecer a importância da direção tanto na profissão de designer de moda, quanto nas de designer de superfície e produtor de moda, pois todas utilizam muito esse elemento.

Elementos básicos visuais do design de moda/ Reprodução

Cor
A cor está ligada as emoções. Ao contrário do tom, necessário para a sobrevivência porque é o que determina o que vemos e onde andamos, a cor tem significados mais simbólicos e se torna extremamente importante para a comunicação visual. Na moda é item imprescindível.
A cor tem três dimensões que podem ser definidas e medidas.

A primeira que é matiz ou croma, que é a cor em si e se dividem em primárias: amarelo, vermelho e azul, que representam qualidades fundamentais. É possível obter-se muitas variações por meio destas matizes.

A segunda dimensão é a saturação, que é a pureza de uma cor, do matiz ao cinza.
A terceira dimensão da cor é a acromática. É o brilho relativo do claro ao escuro das gradações tonais.

O que seria da moda sem as cores? Talvez o elemento mais perceptível de todos e que torna a moda tão dinâmica, a cor é uma das maiores ditadoras das tendências.
No próximo artigo iremos concluir a descrição dos elementos apresentando a textura, a escala, a dimensão e o movimento.

Por Gabriela Maroja
Professora e Coordenadora da Graduação e Pós-Graduação em Moda no Unipê/JP

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

o lado certo do tecido

21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo

Escrito por Audaces

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces