Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/12/2014

E a moda hoje? Como podemos definir? – Parte 6

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

 

 

Na nova realidade de difusão de moda, designada como trickle across effect ou bubble up, as tendências se propagam como contágio e não hierarquicamente de cima para baixo como no começo, mas horizontalmente e em sentido de leque. Hoje as tendências podem surgir de qualquer classe socioeconômica. Agora a moda não é criada pela burguesia, nem apenas na rua, por um grupo. O bubble up effect descreve de que modo as atividades, interesses especiais e subgrupos culturais influenciam a corrente geral e é considerado como uma fonte de novas direções da moda atual.

A moda difunde-se hoje através de todas as nações civilizadas por contágio e por contato. Ou seja, nesse sistema de propagação a moda se difunde transversalmente e em todas direções. Os consumidores tendem a ser mais influenciados pela opinião de líderes que são seus similares. Com todas essas ideias expostas podemos tentar responder as nossas perguntas. E a moda hoje? Como podemos definir?

Se um dia você se depara com um desenho piramidal para simbolizar o funcionamento da moda… mesmo a pirâmide invertida, que privilegiou o nascimento das tendências nas ruas…se pensarmos bem, são ultrapassadas. Portanto, a partir de 1990 é interessante visualizar esse funcionamento como uma rede de conexões. Ou seja, hoje as tendências são descobertas nessa rede de conexões, onde qualquer um pode lançar uma tendência e não uma classe apenas. Elas vêm de todas as direções.

Afinal de contas, moda não é apenas vestir, é um conjunto de informações que orientam costumes e comportamentos e varia no tempo e na sociedade. Aí estão incluídos, além de roupas e adornos, a música, a literatura, a arquitetura, os hábitos, enfim, tudo o que pode mudar com o tempo e que, a cada época, é ditado por determinada tendência. A moda hoje representa uma nova categoria cultural, uma nova maneira de entender a evolução da sociedade e uma forma de intervenção na realidade cultural atual.

O mercado da moda é um segmento que está sempre cercado por mudanças e novidades, independente de época ou lugar.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces