
04/11/2020

Croqui de moda: saiba tudo antes de iniciar sua coleção
Com toda a certeza. dos processos criativos que envolvem a criação de uma coleção, um dos que mais desperta curiosidade e encantamento é o do croqui de moda. E não é para menos: é no croqui que começa a nascer uma coleção ou uma roupa. Muitas coleções se tornam icônicas para o público da marca e representam muito da essência do estilista criador.
Nesse sentido, se você busca inspiração ou conhecer mais sobre este tipo de desenho de moda, boa leitura!
O que é croqui de moda?
Croqui de moda, também chamado de desenho artístico ou croqui de estilo, é um tipo de desenho de moda capaz de expressar as ideias principais do estilista para a peça ou a coleção. A partir de um primeiro esboço, o designer de moda desenvolve o croqui. Só então passa a inserir detalhes que começam a dar forma ao que será, mais tarde, a peça finalizada.
Ainda que no croqui haja detalhes como cores, caimento, acabamento e texturas, o objetivo não é atingir o realismo. As proporções do corpo humano, aqui, cedem espaço para a representação conceitos e emoções pensadas pelo criador da coleção.
Em resumo, croqui de moda é uma representação de emoções, conceitos, referências e experiências, através de roupas ou uma coleção.
- Créditos: Croqui de moda Elie Saab cedido como cortesia ao site Women’s Wear Daily (wwd.com)
- Creditos: Filippo Fior / Gorunway.com
Croqui de moda e look Elie Saab na Semana de Alta Costura, primavera-verão 2020.
Croqui como manequim
Entende-se também por “croqui de moda” o desenho da forma humana sobre a qual o designer de moda ou estilista criará a roupa. Isto ocorre porque há uma complexidade envolvendo a palavra francesa “croquis” e suas traduções e interpretações em outros idiomas. Portanto, é considerado croqui tanto o manequim que servirá como base para o desenho quanto o conjunto “manequim e vestimenta”.
Da mesma forma que o croqui das roupas, as figuras que “vestem” a roupa no desenho não precisam ser fiéis às medidas e proporções do corpo humano. Contudo, há técnicas que auxiliam na criação de manequins ou “croquis”, para que se dedique mais tempo ao desenho da vestimenta.
Croqui de moda em forma de bonecas de papel, de Yves Saint-Laurent. Créditos: Musée Yves Saint Laurent Paris.
Além disso, é comum que se desenhe modelos em diversas poses para uma coleção, sendo criadas sobre eles, então, as roupas vistas sobre diversos ângulos. Outra alternativa é a confecção de croquis em forma de bonecas de papel.
Da mesma forma que nas brincadeiras de infância de muitas pessoas, aqui as bonecas de papel são criadas em inúmeras poses, de frente e de costas. Os desenhos das peças, recortados, são encaixados nas bonecas para dar uma visão completa de todos os looks da coleção.
- Créditos: Croqui de moda Dior, cortesia para o site Women’s Wear Daily (wwd.com)
- Créditos: Alessandro Lucioni / Gorunway.com
Croqui de moda e look Dior na Semana de Alta Costura, primavera-verão 2020.
Qual a diferença entre o croqui, o esboço e o desenho técnico?
O desenho de moda é uma etapa de criação e desenvolvimento de uma coleção. Esta etapa pode possuir inúmeras fases, incluindo tipos diferentes de representação gráfica de uma mesma peça. Enquanto o esboço e o croqui são mais criativos, o desenho técnico vai mais além. Antes de tudo, vale a pena entender a diferença entre cada um deles.
Esboço
São os primeiros traços que antecipam o croqui de moda, sendo a expressão de um “desenho mental” do designer de moda. É como se fosse um rascunho do que mais tarde será um desenho mais elaborado e, por último, a concretização da criação, ou seja, a vestimenta pronta. Nem sempre a criação de uma coleção passa por um esboço. Ou seja, não é raro que esta fase seja substituída pelo croqui.
Um esboço pode nascer em qualquer momento ou lugar, vindo de uma inspiração que surge de repente. Trata-se do início de uma ideia que será maturada. Além disso, é comum que o esboço ainda não apresente formas humanas completas.
Croqui
Em contrapartida, como você já sabe, o croqui de moda apresenta maior riqueza de detalhes, com aplicação de cores, texturas e caimentos, por exemplo, vestindo uma figura humana ou, pelo menos, algo similar a isso, dependendo da imaginação e do conceito do estilista.
Aliás, é este caráter criativo que dá ao croqui ares de obra de arte, tornando os traços e o estilo do desenho a marca registrada ou a assinatura do estilista. O estilo dos traços do croqui também pode mudar de acordo com o conceito da coleção. Assim, é possível reconhecer que se trata de croquis de um mesmo designer, mas de coleções e temáticas diferentes.
- Créditos: Croqui de moda Iris van Herpen, cortesia para o site Women’s Wear Daily (wwd.com)
- Créditos: Alessandro Lucioni / Gorunway.com
Croqui de moda e look Iris van Herpen na Semana de Alta Costura, primavera-verão 2020.
Desenho técnico
Por analogia, o desenho técnico é o que trará os detalhamentos necessários para a confecção da peça, de fato. Se antes o croqui apresentava detalhes mais subjetivos, no desenho técnico haverá mais informações e características da peça. Ou seja, franzidos, recortes, tecidos, bordados, estampas, bainhas, circunferências, enfim, tudo o que é necessário para a confecção da roupa.
O desenho técnico é uma parte muito importante da ficha-técnica, por representar graficamente as informações contidas nela.
Como fazer um croqui de moda
Criar os primeiros croquis não depende apenas de inspiração, mas não é necessariamente um dom de quem já sabe desenhar. Aliás, no início é muito mais questão de técnica e prática do que de talento como desenhista. Com o tempo, fica cada vez mais fácil desenhar croquis e até desenvolver um estilo próprio.
Como você já sabe, croqui também é o nome dado aos manequins que servem como base para desenhar roupas. Mesmo não havendo padrão para croquis, o mercado de vestuário utiliza medidas que auxiliam na criação e interpretação deles. A forma mais comum de desenhá-los é usando a técnica do croqui de 9 cabeças.
O croqui de 9 cabeças é uma forma simples e rápida de representar o corpo humano. É baseado na medida proporcional do corpo humano de 7 ½ cabeças, ou seja, a altura de uma pessoa tem a medida comparativa de sete cabeças e meia. No entanto, para o croqui de moda usa-se a medida de nove cabeças, deixando o manequim mais alongado e mostrando a roupa em mais detalhes.
Croqui de moda feminino
Para o desenho de um croqui de moda feminino que será a base para suas criações, é só seguir o passo a passo:
- Com um lápis, trace uma reta vertical em uma folha de papel sulfite
- Trace 8 retas horizontalmente, dividindo a primeira reta vertical em 9 partes iguais. Cada parte representa a medida de uma cabeça.
- A partir das medidas em cabeças, desenhe as formas do corpo feminino, seguindo as seguintes referências:
- O queixo do manequim deve encostar na 1ª reta horizontal;
- Na medida de 1/3 entre a 1ª e a segunda reta, fica a linha dos ombros;
- A 2ª reta horizontal marca a linha dos mamilos, para o traçado dos seios;
- Na 3ª reta, deve ficar a linha da cintura e também a altura onde chegam os cotovelos;
- Na 4ª reta, fica a linha do quadril e dos punhos;
- A metade das coxas ficará sobre a 5ª reta horizontal;
- Já a 6ª reta é a delimitação da linha dos joelhos;
- Para finalizar, a 7ª reta ficará na linha das canelas, seguida da linha dos tornozelos na 8ª reta e da ponta dos pés terminando no fim da linha vertical.
- Arredonde formas e siga a silhueta feminina para este croqui.
Por fim, para facilitar a criação de vários croquis, use um primeiro manequim como modelo e trace novamente com outras folhas mais transparentes por cima. Agora, é só se inspirar e criar suas coleções!
Para um croqui de moda masculino, as referências de medidas são as mesmas, ou seja, o que muda de fato é a silhueta masculina, que tem formas diferentes.
Croqui de moda direto no computador
Outra maneira de dar forma às suas coleções é utilizando a tecnologia para otimizar processos, de forma que sobre muito mais tempo para inspiração e criação e ainda elimine a possibilidade de erros ou retrabalhos.
A tecnologia se desenvolve dia após dia. Nesse sentido, quando o assunto é moda, o foco deve ser em automatização de processos, economia de tempo e recursos, além da valorização do processo criativo e produtivo.
Dessa forma, é possível aproveitar as vantagens dessa evolução tecnológica para aprimorar suas criações até mesmo no desenho de coleções, superando os limites de um croqui feito à mão ou mesmo a falta de tempo e a dificuldade em desenhá-lo.
Sim! É possível criar belíssimos croquis diretamente do computador de forma ágil e intuitiva. Com Audaces Idea, você desenvolve sua coleção desde o manequim, sendo possível montá-lo em diferentes poses, até a criação das vestimentas, a criação do desenho técnico, geração de ficha técnica e muitas outras vantagens.
Porém, as possibilidades da criação de moda no digital com as soluções Audaces não param por aí! Aliás, alguma vez você já imaginou criar seus looks em um manequim tridimensional? E que tal visualizá-lo com mais detalhes sem a necessidade de confecção de uma peça-piloto? Tudo isso, e muito mais, é possível com Audaces 4D.
Por último, para mostrar todo o potencial de uma criação em três dimensões, preparamos um ebook especial para um design de sucesso! Baixe o ebook gratuitamente e saiba mais sobre como a tecnologia pode aprimorar seu processo criativo!
Deixe um Comentário