Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
tendência de moda

07/07/2021

Tendência de moda: 5 motivos para usar essa poderosa ferramenta na confecção

7 min

Pelo menos duas vezes por ano, nossos olhos atentos se voltam para os desfiles das Semanas de Moda com um objetivo principal: conferir como cada designer interpretou e expressou as principais tendências de moda que, muito em breve, estarão nas vitrines, nas redes sociais e no nosso guarda-roupa. 

Mas o que muita gente não sabe é que, na verdade, os looks apresentados pelas principais marcas nas fashion weeks são confirmações de tendências já previstas anteriormente e que já estão, inclusive, movimentando o mundo da moda há muito mais tempo. 

Os estudos de tendências são uma parte muito importante do ciclo da moda. Entender o comportamento e o que almeja o consumidor permite prever o que moldará seu consumo no futuro, o que abre muitas oportunidades para a indústria da moda como um todo. 

Para entender melhor sobre como essa previsão de consumo influencia em toda a cadeia de produção de vestuário, criamos um post especial explicando o que são, de fato, as tendências de moda e as vantagens de utilizá-las como ferramenta na confecção de roupas. Acompanhe: 

O que é tendência de moda? 

Tendência de moda é a previsão do consumo de determinado conceito ou produto por um número significativo de pessoas, em um período de tempo que costuma ser curto. 

Estamos falando de cores que estarão em maior destaque, modelagens, tecidos, texturas, estampas que serão mais populares no verão, no inverno ou por mais temporadas, enfim, produtos de moda que tendemos a consumir, mesmo que de forma inconsciente. 

Quase tudo o que hoje está “em alta” no mundo da moda e entre os consumidores já foi previsto anteriormente como uma tendência de moda e consumo no geral. Mas como isso acontece? 

Como surgem as tendências de moda? 

Uma tendência de moda não nasce e nem morre do nada. O que vemos como tendência, na superfície, é justamente o seu auge e a confirmação de profundos estudos sobre o comportamento humano e o contexto social que deram origem à previsão daquela tendência. 

Para entender o surgimento de uma tendência até seu auge em forma de produto amplamente consumido, é importante saber diferenciar dois conceitos básicos: as macrotendências e as microtendências. Olha só: 

Macrotendências 

macrotendência, como o nome diz, é uma tendência mais ampla e global, fundamentada em posicionamentos, comportamentos e fenômenos socioculturais identificados ao longo do tempo na sociedade. 

Por influenciarem no futuro da sociedade como um todo e os rumos que ela tomará na economia, na cultura e na política, tais aspectos acabam impactando diretamente nos hábitos de consumo dos indivíduos, o que torna o estudo de macrotendências algo extremamente relevante para qualquer negócio. 

A macrotendência funciona como uma espécie de guarda-chuva de tendências de consumo que, por sua vez, são canalizadas por diversos segmentos como moda, design, decoração e transformadas em produtos. As macrotendências costumam durar anos e até mesmo décadas e, no caso da moda, é nela também que identificamos clássicos como vestido preto, calça jeans, entre outros.

Microtendências 

A microtendência é a materialização de macrotendências, segmentada em sua forma mais perceptível e comercial. É o que chamamos simplesmente de tendência quando nos referimos a algum tipo de produto em alta entre os consumidores. 

Ao contrário da macrotendência, a microtendência tem duração mais curta e tem influência de movimentos mais pontuais, como séries de TV e redes sociais, ou seja, tem começo, meio e fim mais “relâmpagos”.

Uma tendência de moda, como conhecemos, é uma microtendência, o desdobramento de uma macrotendência em um produto ou um conceito aplicável à moda, baseada em modismos passageiros.

Quer um exemplo? 

Não é de hoje que as pessoas estão vendo os impactos que a mão humana tem causado no mundo e querem fazer algo a respeito, fazer parte da mudança. Desse impulso, vem a macrotendência da sustentabilidade, que por sua vez será materializada em microtendências como: 

  • Roupas de produções sustentáveis
  • Tecidos orgânicos e tramas naturais 
  • Handmade 
  • Cores terrosas e diversos tons de verde 
  • Roupas e acessórios que passam a sensação de atemporalidade 
  • Roupas e acessórios com cara de vintage
Marca Ronaldo Silvestre em desfile na Brasil Eco Fashion Week
Marca Ronaldo Silvestre em desfile na Brasil Eco Fashion Week. Créditos de imagem: Marcelo Soubhia / Fotosite

Outro exemplo é a tendência das mangas bufantes que tem influencia da macrotendência de Romantismo Rebelde, de meados de 2019. Com as novas tendências de cottagecore, vindas de uma demanda por uma vida mais bucólica, simples e tranquila, e a volta de modelagens vintage oitentistas, a manga bufante parece ter se fixado no gosto das consumidoras.

Com a pandemia do coronavírus, os looks de home office que iniciaram prezando conforto máximo através da homewear, mas as mangas extravagantes e volumosas, outra tendência de glamour e esperança festiva para o pós-pandemia, vêm ganhando espaço nas telas de reuniões e happy hours por videoconferência. Mangas bufantes são tendências de moda que vieram para ficar!

Ou seja, não é “do nada” que algo se torna tendência de moda. O tempo todo somos guiados por nuvens de influência e de sentimentos coletivos sobre algum fato que interfere diretamente em nossas escolhas. 

tendência de moda manga bufante miu miu 2020
Mangas bufantes em desfile de outono da Miu Miu, em 2020. Imagem: Filippo Fior / Gorunway.com
Mangas bufantes em desfile de primavera 2021 de Alberta Ferretti.
Mangas bufantes em desfile de primavera 2021 de Alberta Ferretti. Imagem: Filippo Fior / Gorunway.com
tendência de moda cottagecore
A tendência de moda do cottagecore traz a já conhecida manga bufante, em looks florais e com ares bucólicos. Imagem: sarahstylesseattle.com / Reprodução

Qual a importância do estudo de tendências para a moda? 

Faz parte do dia a dia da moda ler os pensamentos de seus consumidores e saber o que eles desejam, quando e por que desejam. E na falta de uma bola de cristal, é justamente a previsão de macro e microtendências que torna possível a criação e o lançamento de produtos no momento certo em que serão procurados pelos consumidores. 

Indo além, a previsão de tendências possibilitam que as marcas se mantenham alinhadas com o posicionamento de seus consumidores, crescendo, evoluindo e preenchendo lacunas importantes na sociedade junto com eles, a exemplo de causas sociais como feminismo, direitos de pessoas LGBTQIA+ e a sustentabilidade, citada anteriormente. 

Consumo de moda ou de qualquer outro produto está intimamente ligado às emoções e desejos dos indivíduos. Portanto, é muito importante que todos os profissionais da moda, principalmente das áreas criativas, se atualizem constantemente sobre as macro e microtendências como forma de antecipar o que irá impulsionar o consumo de certos produtos e quais produtos serão desejados no futuro. 

Confira 5 benefícios do uso dos estudos de tendências como ferramenta na confecção de moda: 

Coleções certas, no tempo certo 

Um dos maiores desafios das marcas é criar coleções de sucesso e que tenham boa aceitação entre o público-alvo. Por isso, além de caprichar na criação, é preciso lançá-las no timing correto e prevendo desejos de consumidores cada vez mais exigentes. Afinal, nenhuma marca quer lançar um produto que tenha baixa procura. 

Novidades e relevância de marca 

Uma marca que quer se manter relevante no mercado precisa ofertar novidades o tempo todo para manter o consumidor interessado. As tendências são ótimas ferramentas nesse sentido porque ampliam o repertório criativo e impedem que a marca se torne antiquada em relação ao que deseja o consumidor. 

Olho nas tendências e em tudo o que possa ser referência ou fonte de novas ideias! 

Criações originais, baseadas em tendências 

Acompanhar tendências não significa reproduzir cópias e lançar mais do mesmo no mercado. A criação baseada em tendências vai muito além disso. É possível criar coleções com peças originais, autorais ou mesmo atemporais através das previsões de tendências de moda. 

O segredo aqui é que as tendências dizem o que esperar do comportamento de compra das pessoas e, com isso, permitem aplicar as macro e microtendências de acordo com a proposta da marca e da demanda do público-alvo. 

Menor número de peças em liquidação 

Pesquisar e estudar tendências permite aproveitá-las em seu auge, antes que esfriem e resultem em produtos sobrando nos estoque das lojas. É possível também analisar o mix dentro do orçamento, e estabelecer melhor o volume de peças de cada modelo, cor ou estampa, por exemplo, prevendo o que terá mais saída e os básicos que terão continuidade nas novas coleções. 

Possibilidade de trabalhar com coleções-cápsula 

A alta demanda por novidades, impulsionada pelo imediatismo das redes sociais e das compras online fez das coleções-cápsula uma oportunidade de lançamentos fora das tradicionais temporadas de primavera-verão e outono-inverno. 

Com coleções-cápsulas é possível aproveitar melhor as tendências do momento sem interferir nos principais calendários de lançamento do ano. Também é interessante usar o poder da coleção-cápsula e das tendências de moda para testar novos produtos e ampliar o público-alvo, ou ainda aproveitar tendências de duração mais curta.

As tendências de moda são aliadas das marcas na criação de coleções de sucesso, mas também ajudam a mantê-las competitivas e com alta lucratividade, a partir de produtos muito bem desenvolvidos e focados em seu público-alvo.  

Aqui no Blog Audaces você vai encontrar muito mais conteúdos que vão contribuir com os conhecimentos necessários para fazer seu negócio de moda decolar. Para receber todas as novidades em primeira mão, assine nossa newsletter e receba a nossa curadoria direto na sua caixa de e-mails. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Arara de Roupas

21/07/2021

Prêt-à-porter: das origens aos dias atuais – Audaces explica

Escrito por Audaces

Parceria 2Rios

17/07/2021

Audaces e 2 Rios: conheça essa parceria de sucesso

Escrito por Audaces

tipos de modelagem

15/07/2021

Conheça as técnicas de modelagem plana, tridimensional e vetorizada

Escrito por Audaces