Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

6 min

O mundo da criação humana é tão vasto e infinito como o próprio tempo. E é nesse sentido que hoje queremos falar como os princípios do design contribuem com a moda de um modo mais específico.

Afinal, ambas disciplinas estão intrinsicamente ligadas na construção de sentido, e principalmente, na materialização da nossa cultura do vestir, da decoração e do embelezamento da vida.

Contudo, é a partir de ideias fundamentais do universo do design, que a moda estrutura-se na concepção e criação de roupas, acessórios, elementos, objetos, móveis, obras de arte e muito mais. Através do design, o profissional da moda traz para o corpo humano aquilo que antes eram apenas uma imagem mental ou um desejo advindo da estética. 

Neste sentido, os efeitos que os princípios do design contribuem para a moda partem de recursos básicos e que acabam sendo interdisciplinares, e que vão desde o desenho técnico, da geometria, da ergonomia, da física, química, das artes plásticas, por exemplo. A moda é uma junção de processos que termina no corpo, nas ruas, na vida social como um todo. 

Então, embarque conosco neste universo tão vasto e complexo que o design e a moda formam, e descubra os principais conceitos para enriquecer ainda mais as suas pesquisas e produções em moda e design.  

Além disso, se você quer saber ainda mais sobre como a Audaces oferece soluções digitais para potencializar ainda mais a indústria da moda, não deixe de acompanhar nossas redes socias.

No nosso InstagramFacebook e Youtube, disponibilizamos  conteúdos atualizadíssimos sobre as principais inovações, práticas e processos para toda a cadeia produtiva.

O mundo, o design e a moda

Atualmente, os profissionais do mundo da moda são nominados como designers de moda (fashion designers em inglês) e não apenas como estilistas, já que com a evolução do conhecimento e das ferramentas tecnológicas e gráficas, esses profissionais tornaram-se ainda mais multifacetados no mundo da criação de roupas e acessórios.

E ambos os mundos, o do design de superfície e o da moda enquanto confecção conversam cada vez mais e mais. 

Sendo assim, queremos trazer alguns dos princípios mais importantes que norteiam a produção da moda com foco no consumidor! Já que será ele quem aprovará ou não a utilização de uma peça, uma coleção um elemento do mundo fashion.  

Segundo os pesquisadores e profissionais do design ao redor do mundo, não há uma regra enquanto à utilização desses princípios, uma vez que todos podem ser utilizados no processo ou em qualquer tipo de projeto de produção em termos de moda: sapatos, bolsas, roupas, objetos, joias, móveis e muito mais. 

Entretanto, ter noções básicas e conceitos fundamentais para dar o primeiro passo na criação e produção do design de moda é fundamental.

E nesse sentido, a Audaces está diariamente produzindo conteúdos formativos e informativos totalmente exclusivos e alinhados com o universo da indústria da moda, desde o desenho da peça até a sua finalização, gestão e logística.  

Na Audaces Academy, você encontra artigos, vídeos, tutoriais e muito mais. Materiais que certamente irão enriquecer o oficio dos profissionais da moda, preparando-os a nível mundial. 

Que tal aprender um pouco de moda digital?

Quer saber como criar uma coleção de moda de modo totalmente digital?

Então, baixe agora mesmo e totalmente gratuito o e-book “Desenho de Moda Digital” e entenda como você pode criar looks incríveis com as soluções da Audaces no seu computador. Com este material você terá acesso aos temas: 

  • O que é e como funciona a tecnologia 4D na produção de moda digital; 
  •  Porque produzir peças piloto não é mais necessário; basta criá-las com o Audaces 4D
  • O passo a passo para criar um desenho com manequim tridimensional totalmente em 4D. 

Os 9 princípios do design que contribuem com a moda

9 princípios do design utilizados na produção de moda
Gradação, Equilíbrio e Repetição são alguns dos princípios mais utilizados no universo da criação entre design e moda.
Reprodução: themod.com.br

1. A repetição:

A repetição pode ser regular ou irregular, pode estar presente no look em detalhes como nas estampas, aviamentos e demais elementos de estilo. Ela pode estar aplicada em detalhes da gola, por exemplo, como os babados que  aumentam de maneira regular, assim como flores aplicadas em estampas.

2. O Ritmo: 

A repetição em padrão elaborado, o que confere ritmo e movimento às peças deve ser regular na estrutura do look ou na estampa. A repetição em ritmo podem ser criada através de listras de diferentes formas, por exemplo. 

3.  A Gradação: 

Um padrão que aumenta ou diminui em relação ao anterior sequencialmente. Pode ser visto em detalhes, aviamentos, estampas e bordados também. Os detalhes de gradação são dispostos do maior para o menor, como no caso de pétalas das flores e também aumentando tamanhos de formas e desenhos iguais.  

4.  A Radiação: 

Uso de linhas e formas em looping, princípios da radiação
Radiação em look da Viktor & Rolf Spring 2009 Ready-to-Wear Fashion Show.
Reprodução: themod.com.br

Já a radiação, traz um princípio onde o seu uso de linhas sai de um eixo ou ponto central para direções diferentes. Em looks que apresentam padrões com tipos de drapeados e franzidos, são exemplos claros de radiação entre o design e a produção de estilos de roupas como na imagem acima.

5. O Contraste:

Um dos mais utilizados princípios de criação onde o design contribui para a moda, faz com que o olhar humano reavalie a importância de uma área focal em relação a outra. Pode ser extremo ou sútil, em tecido (textura, opacidade) ou cores.  

6. A Harmonia: 

Outro princípio do design que contribui para a moda, diz respeito à disposição formal e ao mesmo tempo bem harmoniosa no conjunto como um todo, ou entre partes de um todo. Pela similaridade ou semelhança. Todo conjunto deve ter formas, cores e texturas que se relacionam e se interagem como justaposição, ton-sur-ton e texturas parecidas.

7. O Equilíbrio: 

equilíbrio em diferentes looks de Viktor & Rolf
Equilíbrio nos looks de Viktor & Rolf Spring RTW 2010 / Fashion Week Paris Spring Summer 2019.
Reprodução: themod.com.br

É a distribuição do peso e a importância visual dos elementos do design, resultando em equilíbrio visual, simetria, espelhamento. Equilíbrio, enquanto contribuição do design para a moda traz um sentido de igualdade visual numa forma, figura, valor, cor, etc.  

Sendo assim, o equilíbrio pode ser simétrico ou uniformemente equilibrado ou assimétrico ou não uniformemente equilibrado. Objetos, valores, cores, texturas, formas, figuras, etc., podem ser usados para criar um equilíbrio numa composição. 

8. A Proporção:

Este atributo do design enquanto recurso, diz respeito a maneira como comparamos cada uma das partes em relação ao todo no design de uma peça. Ex.: os aviamentos em relação ao look.  

Deste modo, a proporção em relação ao tamanho, posição ou quantidade de uma coisa comparada a outra, nos oferece um efeito onde conseguimos perceber o uso de tamanhos exagerados ou minimizados, ou seja, a desproporção nas peças é a busca deste efeito diferencial para a moda. 

9. A Sensação corporal: 

Texturas e outros elementos são muito utilizados para o efeito de proporção
Efeito de sensação corporal nos looks da Guo Pei Fall 2018 Couture Fashion Show.
Reprodução: themod.com.br

Finalmente, este princípio do design contribui para a moda no sentido de que a roupa não é apenas uma experiência visual, mas também tátil, sensorial e simbólica. O uso de diferentes texturas, como fios e tramas, laços, botões e camadas oferecem uma experiência de design em termos de sensação corporal de quem usa a roupa. 

Que tal usar esses princípios do design e contribuir para o sucesso da sua coleção de moda?

Baixe agora mesmo o infográfico SISTEMAS DE MODELAGEM, e entenda como alavancar as suas produções e vendas!

banner-sistemas-de-modelagem_Audaces
Faça agora mesmo o download gratuito, e receba um excelente material de apoio para alavancar suas vendas!

2 respostas para “Como os princípios do design contribuem com a moda?”

  1. Mariana Santos Lages disse:

    Muito bomm me ajudou bastante

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

gestão da confecção

14/06/2021

Dicas fundamentais para uma boa administração em confecções de roupas

Escrito por Audaces

Horst P Horst Lingerie 1939

11/06/2021

Lingerie: dos primórdios ao Espartilho

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces