Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/04/2013

A moda em quatro fases: Romantismo

Dando sequência aos posts relacionados à moda do século XIX, chega a vez do Romantismo. Alguns historiadores e pesquisadores não consideraram esta fase um movimento ou escola artística por se tratar de um período curto na história.

ROMANTISMO: O Dandismo

Aproximadamente esse período ocorreu no ano de 1820 a 1840. Paris e Londres eram as grandes capitais, enquanto uma se preocupava com a vida citadina, a outra valorizava a vida no campo.

Imagem: Livro: DADA Almanach – Editora Taschen, 2004.

O movimento do Romantismo dividiu uma época envolvida com duas realidades: o período Neoclássico e o Realismo. Momentos que deram forças ao crescente capitalismo e a evolução industrializada, fazendo a natureza humana buscar nos sentimentos e desejos algo além do real, um imaginário particular repleto de saudações nacionais, paixões e emoções da fragilidade.

O romantismo defendeu a liberação das emoções do homem em detrimento de todo o racionalismo iluminista que buscava a verdade através somente do intelecto.

Foi um período de transição entre as épocas e os anos sem grandes definições na roupa feminina, que estava se tornando mais cônica, escondendo a silhueta do corpo. As mangas estavam mais justas e compridas e os decotes subiram.

A grande inovação estava na moda masculina no estilo dandy. Foi o dandismo da Inglaterra em contra proposta ao estilo feminino francês. Distinguia-se pela sobriedade e requinte, dando inicio a cartola que simbolizava poder econômico.

George Bryan Brummel (1778-1840), chamado de “o belo Brummel”, introduziu o estilo dandy na época – uma maneira de ser, um modo de vida. Calça comprida, casaco, gravata plastron e cartola compunham o estilo. Brummel se vestia com requinte e classe e ditou a moda inglesa da época.


George Bryan Brummel

A moda feminina foi buscar referências no passado com a volta dos opulentos vestidos e seus corpetes modelando a cintura e o busto, e em 1835 surge a manga gigot – manga presunto, os ombros caídos ficam em evidência. O retorno da cintura marcada e a gola berta deram o aspecto romântico feminino.

Por Roberto Rubbo
Professor de Moda do Senac FAU

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Designers de moda analisando desenho técnico de moda

22/02/2021

O que é desenho técnico de moda e como fazer com perfeição

Escrito por Audaces

29 anos da Audaces

12/02/2021

29 anos de Audaces: do sonho à Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Profissional da Indústria 4.0 usando tablet para verificar e controlar a máquina de braços robóticos

10/02/2021

O que é Indústria 4.0 e como ela vai revolucionar sua confecção

Escrito por Audaces