Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/05/2015

A construção da figura de moda

Por Gabriela Kuhnen
Estilista e professora do Departamento de Moda do Ceart (Udesc)

A construção da figura de moda começa pela capacidade e pelo conhecimento da representação de formas básicas tridimensionais no plano bidimensional. Isso possibilita que o ilustrador construa sua própria interpretação da realidade, ao combinar volumes e proporções. 

Toda e qualquer forma na natureza pode ser simplificada a formas básicas como cubos, cilindros e esferas. A partir da simplificação de formas mais complexas, pode-se construir a representação de qualquer objeto ou figura. 

Para a construção da figura humana, que é a base da figura de moda, deve-se levar em conta o ritmo para captar o movimento, a linha de equilíbrio e os volumes, sem esquecer da proporção. No desenho, a cabeça é uma unidade de medida e a figura humana tem o tamanho ou a proporção de 7 a 8 cabeças, já a figura de moda pode ser mais alongada com até 12 cabeças. A proporção varia de acordo com cada ilustrador, mas, ao se esticar a figura, alongam-se mais as pernas em relação ao tronco.

A linha de equilíbrio é a linha do centro de gravidade. No desenho é a linha que gera o senso de segurança, o balanceamento entre forças de oposição ou a neutralização. O centro de gravidade sai da cova do pescoço e passa entre os dois pés ou atravessa o pé que suporta o peso do corpo, como você pode observar na imagem a seguir.

O ritmo pode ser descrito como a ciência do movimento. Existem ritmos na natureza, por exemplo, no movimento das ondas, das estrelas e dos planetas, das árvores, das nuvens etc. Também podemos identificar ritmos no movimento das palavras pronunciadas, dos acentos das sílabas, das pausas ou da aceleração dos diálogos, dos sons e das músicas. Já no desenho, os ritmos estão nas formas, nas cores, na luz e na sombra. O ritmo é o que faz o olho seguir a sugestão de movimento que a figura proporciona, além de dar harmonia entre os elementos do desenho. 
Para iniciar o desenho é preciso ter em mente esses conceitos e captar ou imaginar o gesto. A figura de moda deverá ser representada primeiramente por cabeça, tronco e quadril por meio das formas básicas e de bases sólidas, que captem o movimento de acordo com articulações e flexibilidade do corpo humano. Vale lembrar que é a espinha dorsal que une essas três principais partes do corpo humano. 
A próxima etapa é concluir o desenho com o movimento dos membros, que podem ser representados por cilindros. Ao se fazer o primeiro sketch, seguem estudos da musculatura, rosto e luz e sombra para concluir a figura.

Leia mais:
O universo das ilustrações de moda
Processo da ilustração sob o olhar da designer Helena Dieb
Desenho de Moda Online

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces