Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/02/2016

Tudo o que você precisava saber sobre a vida de um estudante de moda

Olá, leitores do blog Falando de Criação.

Você já deve ter ouvido muita gente dizer “Quando eu crescer, quero ser estilista”, além de vários vestibulandos fazendo suas inscrições para o curso de Design de Moda, imaginando o belo e fantasioso glamour que ronda esta profissão. Não deixa de ter seus encantos, devemos admitir. Mas, vem cá, você já se perguntou como funciona a vida de um estudante de moda?

Pois é, neste post nós vamos falar um pouco sobre o que você precisa saber a respeito desta formação e a correria que é a vida de um estudante de moda.

  1. Paciência. E muita! Você precisará se desdobrar inúmeras vezes para dar conta dos muitos e intermináveis trabalhos que cada disciplina, por mais inofensiva que seja, irá te exigir. Refazer? Redesenhar? Descosturar e costurar de novo? Incontáveis vezes.

 

2) Unhas, pele e as suas próprias roupas? Eles estarão frequentemente acidentados ou manchados por corantes, tintas e outros materiais cuja fixação parece durar uma eternidade. Você precisará deixar de lado as neuras com a perfeição do seu visual e um tantinho da sua vaidade. Mas é divertido!

3) Acostume-se com os fiapos suspensos em sua roupa. Seja poeira dos tecidos cortados, pedaços de linha e até os alfinetes que você tirou dos seus projetos de criação e fixou na roupa provisoriamente. Aliás, pode se acostumar com as alfinetadas. Elas serão eternas em sua vida fashion.

 

 

 

4) Você descobrirá forças que nunca imaginou possuir. Arrastar malas e sacolas cheias de tecidos e materiais, além daqueles bustos super pesados de moulage, fará parte da sua rotina. No final do curso, você com certeza estará com o corpo em forma e talvez com alguns problemas de coluna. Mas isso não vem ao caso.

5) Você se tornará especialista na diferenciação de tecidos e malhas. Descontruindo paradigmas desde sempre.

6) Se você optou pelo curso de moda para fugir da matemática. Oops! Esta não foi a melhor escolha. A matemática é como aquela gordurinha abdominal que nunca mais saiu da sua vida. Ela vai te acompanhar para todo o sempre e é melhor você começar a se preocupar com ela. É claro que não tem nada ver com cálculos absurdos ou formulas indecifráveis. Mas você vai precisar daquelas equações básicas do ensino médio para calcular consumo de materiais, tempo de operação, medidas, e muitas outras coisinhas.

7) A reta final do curso é mais arrepiante que a alta voltagem do rock’n’roll. É um daqueles trabalhos intermináveis, somatizado, acumulado, e expandido, para tomar todos os segundos da sua vida, e talvez um pouco mais. Mas o que conta é o resultado, não é? Aqueles três minutos de passarela que você lembrará para o resto da vida. Juro, o processo pode ser desgastante, mas vale a pena o esforço.

 

 

8) Lembre-se! Os técnicos serão seus melhores amigos. Eles salvarão a sua vida incontáveis vezes, por isso, valorize-os, agrade-os, conquiste-os. Toda boa ajuda é uma luva Chanel. Perfeita!

9) No final, você estará completamente distante do que imaginou ao escolher este curso, mas como toda mudança de prumo traz novos horizontes, esta não será diferente. Por isso, corra até eles. Ahh.. E nunca pare de remar!

Você achava que a vida de um estudante de moda era só glamour, né? Espero que o post tenha servido para esclarecer as dúvidas de quem pretende entrar nesse ramo. Boa sorte a todos que decidirem encarar esta loucura e também para todos que nela já estão. As dificuldades são imensas, mas as vitórias também podem ser.  Você não está sozinho!

Saiba mais:

Projeto de produto: Metodologias também são aplicadas ao Design de moda

O criador de moda e os desafios do mercado

E-book gratuito da Audaces explica etapas de produção da peça de roupa

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces