Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/04/2014

Tipos de mangas usadas em peças de vestuário

Ao visitar o passado e conhecer melhor a história da moda, é possível identificar ao longo dos anos a presença de diferentes tipos de mangas, com recortes e modelagens bastante diferenciadas, tanto nas roupas masculinas quanto nas femininas. Se no passado elas fizeram grande sucesso, não se pode descartar a presença delas nas ruas ainda nos dias de hoje nas peças de vestuário como vestidos, camisetas, camisas, macacões, agregando valor às roupas.

Existem diferentes tipos de mangas usadas no vestuário e cada uma delas possui características e modelos específicos. Quer conhecer alguns principais tipos usados na confecção das roupas? Veja a lista abaixo:

Manga casquillo: também conhecida como manga japonesa, são curtas em um prolongamento do ombro, não possui cava e é usada com mais frequência nas roupas femininas.

Manga bufante: caracterizada por possuir um franzido na altura da cava, do punho ou em ambas as partes, criando um efeito de volume. Este modelo de manga é usada desde o século XV por homens e mulheres. Nos dias de hoje ainda está presente em algumas peças do vestuário feminino.
 

Alguns dos tipos mais comuns de mangas usadas nas peças de vestuário/ Reprodução

 

Manga morcego: geralmente inteiriça, lembra muito o formato da asa de um morcego. Esse modelo foi bastante utilizado nas décadas de 1930 e 1970. A manga reapareceu em criações de estilistas recentemente.

Manga presunto: possui grande volume na altura da cava – avolumando-se do cotovelo ao ombro -, e ajusta-se ao pulso. O nome origina-se pelo formato da manga, que dá a impressão de um “presunto com osso”. O modelo foi utilizado com frequência no final da década XIX e foi revivido nos anos 1960 e 1970.

Manga Raglã: sua inserção se dá logo na altura da gola da blusa ou do casaco, conferindo um visual menos estruturado às roupas. O modelo surgiu no século XIX e ainda é utilizado atualmente.

Manga Três-quartos: modelo de manga na qual a construção inicia no ombro e segue até a altura entre o cotovelo e o punho.

Manga balão: modelo bastante volumoso na parte superior do braço e colada ao braço do cotovelo até o pulso.

Manga de Aba: por ser pequena e em forma triangular, essa manga cria uma “abinha” sobre os ombros, protegendo minimamente os braços. Este modelo foi usado amplamente no século XX em vestidos e blusas.

Manga tipo quimono: esse modelo é bastante largo, preso a uma cava profunda que vai do ombro à cintura.

Ainda existem outros tipos de mangas como: sino, drapeada, dobrada, tulipa, anjo, borvoleta, asa franzida, camponesa, entre outros.

 

 

 

 

 

Tipos diferenciados de mangas usadas em roupas/ Reprodução

 

Fonte:
Apostila de desenho

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces