Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

13/11/2013

Tipos de bainha utilizadas na indústria do vestuário

A bainha é o acabamento feito na extremidade de um tecido. Ela varia de acordo com o tecido ou o efeito que se deseja da peça. Abaixo são apresentados três tipos de bainhas mais comuns existentes e suas aplicações:

Bainha simples
Esta bainha é a mais comum, utilizada em diversos tipos de peças, geralmente mais esportivas ou quando o tecido é muito grosso para ser realizado uma bainha dupla. Para executá-la, primeiro faça o acabamento com a overloque e depois passe à ferro dobrando a medida desejada.
Se caso for fazer a bainha de uma peça que possua curvas em sua extremidade, como uma saia godê, nunca faça uma bainha muito larga, a sugestão é que execute qualquer uma das bainhas citadas aqui, desde que seja fina (máximo de um centímetro), pois assim facilita a costura. Fazer uma bainha larga em extremidades curvas faz com que o tecido fique torcido na parte interna.

Bainha dupla
Para executar este tipo de bainha, dobre duas vezes o tecido e aplique uma costura rente na parte superior da dobra. Nesta bainha não é necessário overlocar as extremidades. Geralmente é empregada na confecção de calças jeans.
 

Tipos de bainhas utilizados na confecção de roupas

Bainha de lenço
Diferente dos outros tipos de bainhas, essa geralmente é utilizada para finalizar tecidos leves como cetim, seda, e chiffon. Deve?se fazer uma bainha dupla, bem estreita, com largura de 0,3cm a 0,5cm e com pesponto bem na borda do tecido. É bastante utilizada em peças com acabamentos delicados e discretos, como lenços, bainhas de vestidos, golas e punhos.

 

 

 

 

Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces