Tem-se ouvido cada vez mais sobre o assunto tecnologia industrial, especialmente com o avanço da Indústria 4.0 no Brasil e no mundo. E não haveria de ser diferente, pois nunca se sentiu tanto o impacto e a influência das tecnologias, especialmente as digitais, sobre a nossa forma de viver, trabalhar e fazer negócios.
A pandemia impactou todos os setores da vida humana e o isolamento social trouxe à tona uma realidade completamente diferente da qual se vivenciava até então – como consequência, novas fontes tecnológicas ganharam mais espaços e se difundiram rapidamente, elevando ao máximo a necessidade de adaptar-se ao mundo digital.
O setor industrial foi um dos mais atingidos pela crise. Em entrevista, o diretor do IBGE, Eduardo Rios Neto afirmou que, segundo pesquisa do instituto, cerca de 73% das indústrias brasileiras relataram impacto negativo em relação à pandemia.
No entanto, graças ao investimento em tecnologias modernas, eficazes e eficientes, o setor vem se recuperando e trilhando seu caminho em direção ao futuro digital e à produção 4.0.
Quer saber quais são essas tecnologias e como elas funcionam? Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto:
O que é tecnologia industrial?
Tecnologia industrial é o conjunto de conhecimentos (princípios, ferramentas, dispositivos etc) de várias áreas aplicadas ao setor industrial com o intuito de tornar a produção mais efetiva, rápida, eficiente e produtiva.
Esses resultados são atingidos por meio da aplicação prática desses conhecimentos, muitas vezes sob a forma de softwares e hardwares que, juntos, trabalham para otimizar processos e maximizar seu potencial – processo conhecido como automação industrial.
Computadores, robôs, sistemas de gestão, ERPs e máquinas de corte são apenas alguns dos exemplos de tecnologia industrial aplicada. Hoje a presença da tecnologia é tão ampla que todos os segmentos industriais podem ser beneficiados pelo investimento nela.
Porém, um ponto de atenção é o grau tecnológico de cada uma dessas aplicações. Ao longo de seu desenvolvimento, a indústria passou por diversas fases e, em cada uma delas, a tecnologia industrial esteve presente à sua maneira.
Um breve histórico sobre o uso da tecnologia nas indústrias
Pensar sobre tecnologia e indústria nos leva a imaginar grandes máquinas robóticas, equipamentos super inteligentes, sensores e outros dispositivos que fazem parte da indústria como a conhecemos hoje.
No entanto, se pensarmos no conceito de tecnologia, como mencionado anteriormente, a conclusão que se chega é de que os primórdios de uma tecnologia industrial data da Primeira Revolução Industrial, no século XVIII.
Desde essa época, e sobretudo desde a invenção da máquina a vapor, a aplicação de conhecimentos para escalar a produtividade industrial já era uma realidade. Essa é o que chamamos de Indústria 1.0.
A partir daí, o desenvolvimento industrial passou por mais duas fases – a Indústria 2.0, que marcou a Segunda Revolução Industrial, no século XIX, e a Indústria 3.0, na qual foram introduzidos os primeiros computadores e dispositivos eletrônicos, na década de 1970.
Hoje a indústria se encontra em fase de transição. A Indústria 4.0 vem se expandindo e, com ela, seus princípios – integração, automatização, escalabilidade, tempo real etc. Ou seja, podemos dizer que estamos no auge do desenvolvimento industrial e suas tecnologias.
Um panorama sobre a tecnologia na indústria brasileira
No Brasil, o cenário tecnológico industrial é heterogêneo. Ao passo que o investimento em digitalização desponta nas indústrias do país, ainda há muita diferença no perfil e grau tecnológico entre os segmentos e portes das indústrias brasileiras.
De forma geral, a Indústria 4.0 avança a passos lentos por aqui, sendo que a maioria das indústrias ainda estão se adaptando ao novo modelo produtivo ou não tem tamanho, maturidade ou recursos para investir em automação 4.0.
Em nosso ebook Indústria 4.0: como a Audaces aplica as tecnologias do futuro nas confecções, explicamos mais detalhadamente sobre a situação industrial brasileira – preencha o formulário abaixo e baixe-o gratuitamente!
Quais são os benefícios de utilizar tecnologia industrial?
É inegável os efeitos positivos que a tecnologia tem agregado para as indústrias. Seja por seu objetivo básico, o de agregar valor à operação, seja pela aplicação prática dessas tecnologias no contexto industrial, listamos a seguir os principais benefícios da tecnologia industrial:
Redução de custos
Produzir mais com menos é o grande desafio das empresas que desejam expandir-se em seus negócios. Por meio das tecnologias, ou melhor, por meio da aplicação das tecnologias na operação, é possível alcançar esse objetivo de forma prática e eficiente.
Isso porque, ao automatizar tarefas, elimina-se retrabalhos, gargalos, desperdícios e outros custos invisíveis que aumentam o custo final dos produtos. Dessa forma, é possível baratear e expandir a produção, resultando em mais lucros.
Maior produtividade
Processos automáticos são, por essência, mais rápidos que processos manuais. Nas confecções, por exemplo, a etapa técnica (criação de moldes e fichas técnicas) costuma ser feita de forma manual nas indústrias mais tradicionais.
No entanto, ao tornar o processo automatizado, por meio de tecnologias industriais específicas, atinge-se um grau de digitalização que proporciona agilidade, praticidade e eficiência produtiva.
Mais precisão e qualidade nos processos
Graças à padronização, característica das fábricas inteligentes que, de certa forma, possuem processos tecnológicos automatizados, é possível ajustar qualquer processo para que ele seja o mais preciso possível – e replicar essa qualidade para toda a produção. O resultado são processos mais precisos e com maior qualidade.
Qual a importância da tecnologia nas indústrias de confecção?
Como dissemos anteriormente, as confecções possuem características muito específicas – além da linearidade na produção (isto é, cada processo é resultado do processo executado anteriormente), é muito comum que alguns processos ainda sejam executados manualmente.
No entanto, é preciso repensar a importância da tecnologia nesse contexto. Hoje já é possível automatizar todas as etapas da confecção – desde a etapa criativa, passando pela parte técnica, o corte dos tecidos e a confecção das peças.
E tudo isso graças à tecnologia industrial que, no modelo de produção 4.0, proporciona muitos benefícios às confecções que investem em soluções que automatizam esses processos.
O futuro é digital, e isso é uma certeza. Por isso, é indispensável que as confecções também se atualizem nesses processos para se beneficiarem dessa transformação digital.
Tecnologia industrial: conheça as principais inovações do mercado
Agora que você já sabe sobre as tecnologias industriais e como elas funcionam, listamos a seguir alguns exemplos delas e suas principais características:
Robotização
Influência direta da Indústria 4.0, a robotização é o processo de utilização de máquinas avançadas – ou superinteligentes – na linha de produção. Esses equipamentos são capazes de operacionalizar processos complexos e automatizá-los.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) é a ciência que objetiva o desenvolvimento de dispositivos que possuam capacidade de processamento similar à inteligência humana, isso é, a capacidade de coletar, analisar, interpretar e correlacionar informações complexas – e aprender com isso.
Machine Learning
Machine learning é justamente um resultado indireto da aplicação de IA em dispositivos, máquinas e robôs. Temos um artigo completo aqui no blog Audaces sobre o assunto – não deixe de conferir!
Manufatura avançada
Chamamos de manufatura avançada (ou manufatura inteligente), os produtos que passam por processos industriais avançados e são o resultado da integração dentro de uma fábrica inteligente.
Cloud computing
Cloud computing (computação na nuvem, em tradução livre), é o princípio de armazenamento de grande quantidade de dados na nuvem. Com isso, é possível acessar informações de qualquer lugar, a qualquer momento.
Esse banco de dados é acessado por pessoas e máquinas e serve como database para a análise e interpretação das informações.
Internet das Coisas
Também chamada de IoT (internet of things, no inglês), a internet das coisas é um conceito relacionado à integração de máquinas e dispositivos em uma grande rede de interatividade.
Essa rede permite que os equipamentos compartilhados troquem informações estratégicas entre si, tornando a produção muito mais eficiente e tecnológica.
Audaces 360
Para finalizar, o Audaces 360 é a tecnologia industrial mais completa do mundo para a Indústria da Moda e moveleiro. Unindo tecnologias como IA, Cloud Computing e outros princípios da Indústria 4.0, o conjunto de softwares permite uma gestão integrada, de ponta a ponta, para todos os processos da confecção.
Conheça todas as soluções Audaces e impulsione os resultados da sua indústria fashion! E para entender mais sobre Indústria 4.0 e suas tecnologias, acompanhe o blog Audaces e não perca nenhuma atualização de conteúdo.