
04/08/2020

O que é tule? Saiba mais sobre este tipo de tecido
Contents
Muito além das noivas e das bailarinas, o tecido tule alcançou o guarda-roupa casual, trazendo leveza e sensualidade ao look
Pare por um momento e pense: qual a imagem que lhe vem à cabeça quando o assunto é o tecido tule?
Se você logo pensou na figura de uma noiva ou de uma bailarina, não foi pura coincidência, afinal, a popularização do uso do tule se deu a partir da aparição pública de duas mulheres famosas: a Rainha Vitória, em seu casamento, e a bailarina italiana Marie Taglioni, que revolucionaria o ballet clássico vestindo justamente este tecido.
Ficou com curiosidade? Então continue a leitura e saiba mais sobre o tecido tule!
O que é o tecido tule?
Tule é um tecido leve, de fios de seda, algodão ou materiais sintéticos como o nylon, bastante finos e delicados. É um tecido que possui certa elasticidade e, dependendo de sua resistência, permite bordados delicados. O tule é muito usado em trajes de festa, de noivas e de balé, mas sua aplicação na moda é muito mais diversa.
Tipos de tule
São diversos os usos do tule e, por isso, são igualmente diversos seus tipos e características. Olha só:
Tule ilusão
É um tule super leve, de fios finos e bastante transparente. Tem um efeito iluminado por ser capaz de captar luz, revelando um brilho muito bonito. É a melhor opção de tule para segunda pele em decotes e outros recortes em roupas.
Tule francês
Um pouco menos iluminado, o tule francês permite dar volume à peça, com várias camadas, sem perder a leveza e a transparência. O tule feito de seda francesa é bastante macio e leve, por isso, é um dos mais usados como véu de noiva.
Tule americano
Conhecido também como tule inglês, este tipo de tule é similar ao tule ilusão, mas possui um pouco mais de resistência, permitindo bordados.
Microtule
Com pequenos furinhos, o microtule é feito de material sintético e usado em roupas femininas e em mosquiteiros.
Tule de seda
Confere maciez e leveza incomparáveis. É um dos tules mais requintados e é usado principalmente em trajes de noivas. Entre os tules de seda, há versões de diferentes nacionalidades, como a italiana e a francesa.
Tule sintético
Antes feito apenas de seda ou algodão, hoje o tule é encontrado nas versões sintéticas de nylon, poliamida, rayon (seda artificial) e acetato. São opções mais baratas, mas igualmente bonitas e elegantes.
Mais de 300 anos de história
Há registros de tecidos com efeitos similares ao do tule desde o Antigo Egito e a Grécia Antiga, mas o surgimento deste tecido data do século XVIII, na cidade francesa de Tulle, quando ainda era feito à mão. Inicialmente, era feito de seda, algodão ou lã, confeccionado em uma rede que formava pequenas colméias.
Apesar de sua origem francesa, foi com a criação de maquinários na Inglaterra que a produção do tule se popularizou. O objetivo, com o tear de tule, era imitar rendas e para isso o tecido ganhava bordados.
Mas foi com a invenção do tear de bobina, em 1808, que o tule que conhecemos hoje se tornou possível. A revolução na produção do tule de bobina também permitiu que este tecido se tornasse mais acessível, com o uso de fios sintéticos.
O tule, então, que era usado em acabamento de chapéus, saias e bolsas de mão, passou a ser protagonista em vestidos de noiva e de festa, principalmente nos séculos XIX e XX.
O tule nos trajes de noivas e de bailarinas
Quando Marie Taglioni apareceu no palco como uma Sílfide, um ser da floresta que desperta o amor de um camponês no balé La Sylphide, a plateia testemunhou, sem saber, dois marcos importantes: a sapatilha de ponta e o tutu romântico seriam usados, ali, pela primeira vez, em 1832.
À primeira vista escandaloso, por mostrar os pés e parte das pernas da bailarina, a saia usada por Marie precisava ser mais curta que o habitual, para mostrar os movimentos perfeitos dos pés em ponta, além de ser esvoaçante e dar a ideia de uma leveza celestial.
Por isso, o tecido escolhido para a saia foi o tule, dando origem ao tutu romântico. Desde então, outros tutus de bailarina surgiram e são usado até hoje, também feitos do mesmo tecido e em combinação com outros materiais.
Alguns anos mais tarde, o tule se tornaria um tecido ainda mais popular e desejável, dessa vez nos trajes de noiva. O motivo? A Rainha Vitória do Reino Unido casou-se de branco, algo nada comum para a época. Mas como a rainha era referência de elegância e costumes, o vestido branco virou tradição, assim como a leveza e a transparência do tule, usado em vestidos de casamento desde então.
Outro tecido muito comum em vestidos de noiva, de festa e em trajes de balé é o musseline e já tem post no blog sobre ele! Não deixe de conferir.
O tule na moda
Além dos tutus de bailarina e dos vestidos de noiva, o tule está presente em vestidos de festa, dando o efeito esvoaçante às saias ou em detalhes como mangas, babados, segundas peles e anáguas.
O tule é usado com frequência em lingeries, por proporcionar transparência e sensualidade. Tal transparência também é buscada em peças de roupas para a noite e para o dia, em mangas bufantes de blusas e saias midi, mostrando que, assim como tecidos como o lurex, o que antes era visto como sofisticado demais para o dia a dia, agora é super bem vindo ao look casual.
Por ter um ar de delicadeza, o tule é, muitas vezes, combinado com peças mais pesadas, como jaquetas de couro, tênis, jeans e meias arrastão, uma herança subversiva do punk e do feminismo.
Prova disso foi a estreia de Maria Grazia Chiuri, a primeira mulher no comando da direção criativa da Dior, em 2016. Chiuri trouxe os contrastes entre papéis de gênero, mesclando tule e peças esportivas, além de camisetas com frases de empoderamento feminino.

Tule em desfile Dior de 2016. Créditos de imagens: Francois Mori-AP e François Guillot-AFP
O tule é um tecido cheio de história e significado, com uso em diversos contextos de moda e decoração. Gostou de saber mais sobre ele e quer aprender mais sobre outros tipos de tecido? Então, não deixe de conferir mais sobre tipos de tecidos, de A a Z.. Ah! E continue acompanhando o Blog Audaces para mais conteúdos como este!
Agora que você sabe tudo sobre tule, que tal criar um look com este tecido? Experimente desenvolver seu modelo diretamente em um manequim tridimensional e visualize seu croqui de forma rápida e detalhada com o software Audaces 4D.
Deixe um Comentário