
04/08/2020

Tecido de linho, o que é?
Aprenda o que é o tecido de linho, seus diferentes tipos, como usá-los e descubra todas as possibilidades de roupas que ele oferece.
O tecido linho é possivelmente um dos primeiros tecidos feitos pelo homem e uma parte fundamental da indústria da moda. Conhecido desde o Egito Antigo, em 7.000 A. C., esse tecido teve vários usos ao longo da história da humanidade, desde os rituais para mumificação, passando pelo uso na construção de velas de navios fenícios, até o uso em cortinas, móveis e roupas elegantes.
Continue lendo este post para saber mais detalhes sobre esse tecido à base de plantas e, se você quiser continuar descobrindo mais sobre os diferentes tipos de tecido, clique no botão abaixo e faça o download do nosso catálogo completo de A a Z, é grátis.
O tecido de linho se destaca por sua versatilidade, conforto, frescor e durabilidade. É um tecido de origem natural derivado da planta do linho ou da linhaça, tornando-o muito agradável ao toque. No entanto, é um material que enruga com muita facilidade, motivo pelo o qual durante toda a sua vida foi combinado com outras fibras, como algodão e poliéster para combater essa característica.
Tipos de tecido de linho
Damasco: é um tipo de linho reversível com desenho ornamental, cujo nome é dado por sua origem oriental na cidade de Damasco por volta do século XII. É um material muito brilhante e é usado principalmente para toalhas de mesa finas, cortinas ou estofados de luxo.
Linho áspero: é fabricado com fibras consideravelmente grossas, o que gera fios fortes. Isso confere a esse material sua característica de textura grossa. É ideal para confeccionar roupas de trabalho, pois é muito resistente ao desgaste.
Roupas: é um tecido simples e justo com um acabamento engomado. É muito absorvente, resistente, macio e confortável. É utilizado em shorts, ternos, saias, entre outros.
Roupa de cama: é um tipo de tecido pesado e durável, muito forte, mas ainda macio e fresco ao toque, sendo ideal para fazer lençóis.
Lenço de linho: é um tecido plano, fino, macio e leve, com brilho acetinado. Enruga como todos os tecidos de linho e apresenta a superfície irregular típica. É usado em vestidos, saias e blusas ou em camisas casuais masculinas.

Linho nas coleções de Handred (esq) Ronaldo Fraga e Aluf
Característica do tecido de linho
- Confortável de usar;
- Suave;
- Versátil;
- Elegante;
- 2-3 vezes mais forte que seda ou algodão;
- Brilho;
- Enruga facilmente;
- Legal;
- Forte;
- Durável.
Usos de tecido de linho
- Lençóis;
- Ternos;
- Calça;
- Blusas;
- Vestidos de verão;
- Toalhas de banho;
- Estofados;
- Toalhas de mesa.
Em suma, o tecido de linho é mostrado como um tecido totalmente versátil, com muitos usos e especialmente interessante para a frescura no verão e o conforto no inverno. A adição deste tipo de tecido às suas coleções dará um toque elegante e chique aos seus desenhos.
Conheça o Audaces 360 e dê vida às suas coleções economizando dinheiro, tecido e tempo, digital!
Deixe um Comentário