
21/07/2020

Tecido crepe, o que é?
Saiba o que é o tecido crepe, seus tipos, como utilizá-lo, e descubra todas as possibilidades de confecções que ele oferece.
O tecido crepe é um dos tecidos mais usados para a confecção de vestidos e moda para festa e também de moda casual, por seu caimento perfeito e grande variação nas texturas e espessuras. Lisos ou estampados, existem vários tipos de crepe como o Crepe Bubble, Crepe Dior, Crepe Nuage, Crepe Lorraine, Crepe Pasquale, sendo produzidos com diferentes tipos de fibra e fios altamente torcidos, como a seda ou a lã (orgânicas e sintéticas). Mas afinal de contas, o que é o crepe?
O crepe é um tipo de tecido para todos os tipos de criações
O termo Crepe vem do francês “crêpe”, que significa “crespo”. Sendo um tecido leve e granulado, isto é, com pequenas ondulações, possui ao mesmo tempo uma grande diversidade de espessuras e texturas, dos mais crespos, texturizados, até os mais lisos, uniformes.
Por sua grande variedade, acaba sendo um excelente tecido para se trabalhar, tanto na criação e confecção de roupas simples ou mais rebuscadas, como na criação de peças para cortinas, sofás, estofados, etc. Dentro desta vasta gama de tipos e nomenclaturas de crepes, há duas categorias principais: o crepe leve e o crepe encorpado.
O crepe leve:
Nesta categoria, estão os tecidos com caimentos fluidos, leves e mais delicados, como os tipos Bubble (“bolha” em português), que têm em sua textura pequenas bolinhas, sendo encontrados em versões foscas, com tons secos, ou acetinados, como por exemplo o crepe Bubble Satin, que é mais sedoso e brilhante. Já o Nuage, apesar de ser bem mais leve, tem toques mais texturizados, por possuir micro-fissuras que lhe dão um aspecto mais estiloso e brilhante.
E finalmente, o crepe Lorraine, que é uma versão sintética do tipo seda, sendo absolutamente liso e com brilho discretamente acetinado. Esses são apenas alguns exemplo de crepes leves que podem ser usados para as suas criações! Quer aprender a digitalizar moldes utilizando o crepe e outros tecidos? Clique aqui!
O crepe encorpado:
Esse tipo de tecido é o queridinho dos estilistas, na hora de criar peças diferenciadas para a moda casual chic e moda festa, por ser bem encorpado e possuir variações em suas tramas, como o poliéster, elastano e misturas de fios orgânicos e sintéticos. Podemos citar os tipos Crepe Dior, Crepe Vogue, Crepe Pasquale e o Crepe Valentino.
Tanto o Vogue como o Dior possuem um preço um pouco mais valorizado, por serem avaliados no mercado têxtil como a categoria mais nobre dentro dos tecidos sintéticos. Tanto o Dior como o Vogue possuem maleabilidade e movimento com opções tanto brilhantes, mais cintilantes, como mais acetinados, sendo mais sedosos e com uma gramatura que proporciona caimentos impecáveis no corpo.
Já o Crepe Valentino não possui brilho, sendo mais fosco e mais texturizado que os outros tecidos encorpados de sua categoria. Quer saber mais sobre este e outros tecidos? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book sobre tipos de tecido e mergulhe neste universo de conhecimento, beleza e inspiração.
Vista-se e faça do seu corpo uma festa com inspiração e beleza:
Agora que você já sabe o que é o tecido crepe, seus tipos e possibilidades, fica aqui o convite para conhecer mais sobre nossas soluções Audaces. Afinal, agora é o momento exato para você aprender a digitalizar, cortar, modelar e criar seus vestidos e peças com todos os tipos de crepe possíveis.
E se você quer saber mais sobre outros tipos de tecido, fica a nossa dica: a partir de agora, semanalmente, estaremos sempre publicando conteúdo novo e repleto de informações sobre esse e outros tipos de tecidos, tendências, dicas de confecção, o atual estado do mercado da moda e da tecnologia. Design de moda, ideias, criatividade e muito mais!
Leia Mais:
Deixe um Comentário