Audaces - We are the industry 4.0

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/02/2022

O que é e qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

O controle sobre a produção é uma das formas mais efetivas de gestão de recursos e garante o entendimento global sobre os produtos, serviços e mercadorias de uma empresa, indústria ou confecção.

No entanto, controlar de forma eficiente os diversos processos de uma cadeia produtiva envolve o desenvolvimento de estratégias e táticas eficientes, ágeis e que funcionam para o contexto específico de cada negócio.

Nesse contexto, o PCP (planejamento e controle da produção) se apresenta como uma das soluções para esse problema, já que é uma ferramenta especificamente voltada para o controle e planejamento na cadeia produtiva.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o conceito de PCP, suas funções e benefícios e como aplicá-lo nas confecções de forma prática e eficiente.

O que é PCP (Planejamento e Controle da Produção)?

O PCP é uma sigla utilizada para denominar o Planejamento e Controle da Produção, um conjunto de ferramentas, sistemas e instruções utilizadas para coordenar as operações produtivas nas indústrias.

Esse sistema de planejamento envolve vários setores de uma indústria – desde a área financeira, logística, planejamento, produção, distribuição etc. Isso porque, para que haja o controle sobre a produção, é necessário que todas as áreas produtivas estejam envolvidas no processo.

Qual é a função do PCP?

A função primordial do PCP é garantir o fluxo adequado dos processos produtivos por meio do gerenciamento, monitoramento e controle dos procedimentos, pessoas, máquinas e tecnologias envolvidas neles.

Na confecção de moda, o PCP garante que o setor e seus estilistas criem de maneira muito bem definida uma gama nova de produtos e estabeleçam exatamente o volume de tecidos e aviamentos que serão utilizados no processo produtivo, além do tempo que será gasto em cada etapa.

Muitas empresas utilizam a estratégia de PCP. As de médio e grande porte estruturam um setor responsável pelo planejamento e controle de produção por causa do grande volume a ser produzido e também em função dos prazos, normalmente apertados.

É importante entender que, assim como em qualquer tipo de indústria, na confecção de moda, o PCP abrange todo o processo produtivo, da criação ao desenvolvimento de novas coleções, até a expedição dos produtos.

Quais são os objetivos do PCP?

Como processo de gerenciamento que envolve toda a cadeia produtiva, o PCP possui alguns objetivos muito bem definidos, o principal deles, naturalmente, é certificar-se de que o fluxo operacional está de acordo com o programado. Além disso, outros objetivos incluem:

Programar a produção

Esse objetivo responde à pergunta “quando produzir?” e envolve a avaliação da demanda de produção e a determinação de quando cada um dos produtos envolvidos na demanda serão produzidos.

Nas confecções, isso significa avaliar quais as peças totais de uma coleção e quando cada uma delas passará pela etapa técnica, de corte, confecção e distribuição.

Determinar os recursos a serem produzidos

Da mesma forma que o primeiro objetivo responde à uma questão fundamental da produção, o segundo objetivo do PCP responde à questão “quanto e onde produzir?”. Nas indústrias, esse controle é importante porque determina a alocação de insumos, a capacidade produtiva de cada máquina e a quantidade de funcionários envolvidos no processo.

Organizar a ordem de produção

A ordem de produção, isso é, “em que ordem produzir?” também é um dos objetivos e funções do controle e planejamento da produção. Esse tipo de controle é essencial porque, em se tratando de indústrias e confecções, a ordem dos fatores altera significativamente o resultado final.

Monitorar a produção

Por fim, o PCP também busca esclarecer a questão “a execução está seguindo o planejamento inicial?”, afinal, tão importante quanto determinar qual será o fluxo produtivo é certificar-se de que ele esteja de acordo com o planejamento.

Assim é possível tomar decisões de última hora de forma clara e assertiva, além de identificar gargalos e empecilhos na produção.

Quais são os benefícios de adotar o PCP?

Como uma metodologia e uma ferramenta especificamente voltada para o controle e o gerenciamento da produção, o PCP proporciona diversas vantagens para o segmento industrial e para a indústria da moda. Confira os principais:

  • Planejamento e controle efetivos da produção;
  • Controle e organização do fluxo de produção na cadeia produtiva;
  • Organização das matérias-primas e insumos necessários à produção;
  • Contribui para a tomada de decisões, especialmente as de última hora;
  • Reduz os gastos com erros de processos e retrabalhos;
  • Acelera a produção e a assertividade da operação;
  • Fornece métricas e índices sobre a produtividade;
  • Otimiza os processos de gestão de forma geral.

Conheça as etapas do PCP

Por ser uma metodologia complexa e abrangente, o controle e o planejamento da produção acontece em várias etapas. Você sabe quais são? Para te ajudar a entender exatamente o funcionamento do PCP, sintetizamos todas elas a seguir:

Previsão da demanda

Como o próprio nome sugere, a primeira etapa do PCP pressupõe criar uma estimativa de produção com base em dados anteriores advindos dos setores de vendas e logísticas e também no comportamento de compra dos clientes.

Com base nisso, tem-se a primeira etapa de um PCP bem estruturado, pois, a partir daí, já é possível organizar-se com base na capacidade produtiva.

Definição da capacidade produtiva

A definição da capacidade produtiva é importante para o PCP porque é justamente a relação dela com  a previsão de demanda que influencia na ordem, na sequência e no volume de produção, um dos objetivos do PCP.

Por isso, a segunda etapa consiste em definir qual a capacidade produtiva da indústria/confecção para que haja o controle sobre a quantidade de matéria-prima, insumos, operação, tempo, pessoas e outros fatores envolvidos na linha produtiva.

Planejamento agregado da produção (PAP)

Essa é uma etapa mais técnica, que envolve a definição das estratégias de produção para um determinado período de tempo. O PAP é um documento que contém informações como:

  • volume de estoque e produção mensal;
  • capacidade produtiva do período;
  • processos com base na cadeia produtiva da indústria;
  • informações financeiras (valor unitário, contratos com fornecedores e logística).

Plano mestre de produção (PMP)

O PMP é um outro documento estratégico, mas sua função é organizar a produção a curto prazo. É por meio dele que a confecção analisa e direciona seus recursos para atender a demanda do período, com ênfase nas demandas prioritárias.

Programação detalhada de produção (PDP)

Essa é a etapa de controle e gestão das produção propriamente dita, o chão de fábrica. Nessa etapa, devem ser observados fatores como:

  • os materiais necessários;
  • a organização do estoque;
  • definir a sequência e ordem de produção;
  • liberação de recursos quando disponíveis.

Controle da produção

Por fim, uma vez que todo o planejamento estiver completo é hora de controlar a produção, verificando se tudo está de acordo com o que foi planejado. Análises de eficiência também são primordiais nessa etapa, uma vez que a análise dos dados gerados podem apontar para tomadas de decisões importantes para a produção.

Como funciona o PCP na Confecção de modas

Muitos acreditam que PCP na moda significa apenas anotar tudo o que acontece com a produção de cada produto e, depois, transmitir esses dados para uma planilha de consulta. 

PCP é bem mais do que isso! Planejar e controlar a produção na confecção de modas é projetar, organizar e ordenar todos os recursos, máquinas, ferramentas e produtos envolvidos no processo produtivo.

A partir do momento em que um pedido é feito, uma data de entrega é definida. Então, a análise dos requisitos é feita de acordo com o checklist abaixo:

  1. Qual o projeto para esta demanda? Existe algum definido?
  2. Que tipo de matéria-prima será necessária para a confecção dos produtos? Qual o prazo de entrega?
  3. Será necessária mão de obra terceirizada? Corte? Ajustes? Qual o prazo de entrega desses fornecedores?
  4. Quais serão os responsáveis por cada estágio?
  5. Qual máquina/ferramenta será usada em cada estágio?
  6. Qual o tempo que o produto passará em cada um desses equipamentos?
  7. Existem processos pré-finalização? Revestimento? Impermeabilização? Etiquetagem?
  8. Esses processos serão feitos dentro ou fora da empresa? Quanto tempo leva esse procedimento?
  9. Após a confecção do produto e a conclusão dos serviços, como isso será embalado e expedido?

É sempre importante levar em consideração na definição de tempo de cada etapa do processo, um tempo extra de tolerância. Esse período nada mais é do que uma zona de segurança para corrigir possíveis erros de produção.

Toda e qualquer etapa do processo necessita indispensavelmente de uma projeção de tempo. Somente assim será possível transmitir um prazo de entrega realista e que esteja livre de imprevistos.

Resumindo, o PCP na confecção de moda, projeta, organiza e ordena todos os processos, recursos, máquinas e pessoas envolvidas na produção de suas coleções.

Como a tecnologia pode auxiliar no planejamento e controle da produção?

O volume de informações relacionadas ao processo produtivo que são trabalhadas no PCP é enorme. É praticamente impossível gerir a produção sem o auxílio de softwares e aplicativos inteligentes.

Essas ferramentas são indispensáveis para manter uma organização efetiva, simplificada e ágil. Os prazos estão cada dia mais apertados. Não se pode mais perder tempo com erros e, por isso, é vital planejar e gerenciar sua confecção com assertividade.

Para garantir um bom desempenho em todo processo de criação e desenvolvimento, a multissolução Audaces 360 é indicada, pois apresenta soluções exatas para o profissional de moda. 

Além de auxiliar na criação de roupas em 4D,  o Audaces 360 possibilita o desenvolvimento de moldes de alta qualidade e extrema precisão e encaixes com rendimento surpreendente de tecidos

Conheça a multissolução Audaces 360:

  • Audaces Idea

O Idea permite que você desenhe com recursos específicos ou crie diretamente sobre um manequim 3D. Desta maneira, em instantes é possível materializar suas criações com uma impressora tridimensional.

  • Audaces 4D

Ferramenta usada na fase inicial, ou seja, na criação. O 4D é responsável pela aprovação de modelos para as próximas etapas de produção, criação de ficha técnica, desenvolvimento da modelagem e peça piloto. Além disso, também simula as peças em um ambiente 3D.

  • Audaces Moldes:

Outra ferramenta da etapa de criação. O Moldes desenvolve de forma dinâmica moldes de alta qualidade e extrema precisão. Este software também digitaliza e extrai a pré-modelagem feita na ferramenta 4D.

  • Audaces Encaixe

O Encaixe é usado para aumentar a rentabilidade, otimizando o uso da matéria-prima, item de peso relevante no custo das peças. Por meio dele também é possível gerar relatório de ordem de corte e calcular o consumo de tecido por cor, facilitando o processo de separação de material para o corte. Nele também estão inclusos ferramentas de detalhes de corte, supressão de linhas e configuração de estampa digital.

  • Audaces Supera

Uma ferramenta de gerenciamento de processamento de filas de encaixe enviadas por um ou mais computadores em toda empresa, permitindo que o sistema e o operador fiquem livres para executar outros processos. Esse controle preciso aumenta o aproveitamento de tecido, economiza tempo nos processos e dispara a produtividade do negócio.

  • Audaces Isa

Plataforma que permite o gerenciamento de cada uma de suas coleções, etapa por etapa, da produção. Essa facilidade conecta toda a empresa e permite que suas equipes de estilo trabalhem focadas no processo de desenvolvimento para alcançar maior assertividade e aumentar os lucros da marca.

Conclusão

Planejar e controlar a produção é um processo complexo e que envolve diversas etapas, mas que, no final, garante uma produção mais eficiente, assertiva e lucrativa. Para que isso se desenvolva com eficiência, é essencial trabalhar com ferramentas inteligentes e adaptadas a cada realidade.

Trabalhar com o Audaces 360 é ter a certeza de contar com um ERP completo para o planejamento e controle de todos seus recursos e processos. Para todas as etapas e todos os processos da cadeia produtiva.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog Audaces e não perca nenhuma atualização de conteúdo. Até a próxima!

2 respostas para “O que é e qual a importância de um PCP na confecção de Moda?”

  1. Rosa Oliveira disse:

    Sonho de consumo.Excelente

  2. sonia lima disse:

    Como faço. Para a adquirir a audaces 360

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

homem segurando tablet com ambas as mãos

09/02/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

04/02/2022

O que é e qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

tecnologia industrial benefícios e inovações

06/05/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces