Audaces - We are the industry 4.0

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

PLM, ou Product Lifecycle Management (Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, em tradução), é um conjunto de processos e soluções que têm por objetivo coordenar e conciliar os diversos setores envolvidos no ciclo de vida de qualquer produto.

Isso significa que o PLM é, na verdade, uma estratégia de gestão muito importante para manufaturas e empresas que possuem larga escala de produção e produtos complexos, que se desenvolvem por meio de inúmeros processos (e precisam trabalhar conjuntamente para assegurar a qualidade do produto final).

A Indústria da Moda, por exemplo, é um dos setores em que o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos é fundamental. Então, para que você tenha acesso a todas as informações necessárias para implementar essa ferramenta na gestão da sua produção, o blog Audaces preparou um conteúdo completo sobre o assunto.

Aqui você entende quais as ferramentas envolvidas no PLM, quais seus benefícios para os setores e como implementá-la na confecção e produção têxtil. Acompanhe:

O que é, de fato, PLM?

Como você já sabe, o PLM é composto por várias ferramentas e táticas cujo foco principal é coordenar os processos, as pessoas e as informações envolvidas no ciclo de vida de um produto – da concepção ao consumidor final.

O resultado é uma rede de informações que cria uma espécie de banco de dados colaborativo, em que informações referentes à concepção, desenvolvimento, produção e distribuição do produto são acessíveis pelos colaboradores e pelos gestores a qualquer momento.

Essa facilidade é a principal responsável pela agilidade no gerenciamento e pela conexão com os princípios da Indústria 4.0, que prevê o relacionamento das informações por meio do Big Data e do IoT (Internet of Things).

Por conta da quantidade de informações compartilháveis que gera, o Gerenciamento do Ciclo de Vidas do Produto engloba todos os setores da empresa/indústria, pois só assim é possível alcançar todos os objetivos da estratégia de gestão.

Além disso, do ponto de vista estratégico, o PLM dá a gestores e proprietários visão completa sobre as etapas de produção que até então eram separadas e geravam informações, dados e estatísticas de circulação restrita ao próprio setor. Ou seja, o grande propósito do PLM é unificar bancos de dados e integrar todos os aspectos da produção.

PLM e o ciclo de vida do produto 

Para entendermos a dimensão de atuação desse tipo de gerenciamento, é necessário entender, também, o que é o ciclo de vida do produto e as etapas que envolvem o processo. De forma geral, trata-se de outra ferramenta administrativa de controle — o conjunto de fases de desenvolvimento do produto (da ideia ao produto final) composto de 5 estágios:

1. Desenvolvimento 

Apesar do nome, a fase do desenvolvimento de um produto ainda é centrada nas ideias, ou seja, no estágio de concepção. É quando o estilista, por exemplo, coloca em prática suas ideias para uma coleção ou pensa em um conceito que unifique as peças.

Trata-se do período em que hipóteses são testadas, novas ideias são aglutinadas à original e o time de criação exercita toda a criatividade por meio de possibilidades de desenvolvimento.

O resultado da fase de desenvolvimento é um produto que está pronto para ser aprovado pelas instâncias superiores e introduzido no mercado. Nesse contexto, os softwares de PLM contribuem para a organização e o gerenciamento de todas as ideias em um único acervo, facilitando o intercâmbio de informações, acesso e introdução de novas perspectivas.

2. Introdução 

Aprovado na etapa de testes, chega a hora do produto ser introduzido no mercado. É nessa fase que se iniciam os esforços de venda e as estratégias de marketing, cujas informações podem ser repassadas ao time todo por meio das estratégias de PLM. Assim, é possível coordenar as atividades de marketing ao mesmo tempo em que se aumenta o grau de consciência dos outros setores sobre o assunto.

3. Crescimento

Como o nome sugere, a fase do crescimento representa a escala do produto em termos de vendas e reconhecimento, ou seja, é a etapa que mais exige envolvimento e liderança estratégica voltada ao produto em questão, de forma a evitar retrocessos ou que o produto não atinja a curva de crescimento projetada.

4. Maturidade

A maturidade, ou manutenção, é o momento do ciclo do produto em que ele atinge o máximo de seu potencial. Em outras palavras, tem-se um produto maduro, conhecido e que precisa de ações programadas e conjuntas – eis, então, a necessidade do PLM como ferramenta de integração – para que ele se mantenha no ápice pelo maior período de tempo possível, quando tem início a etapa final, o declínio.

5. Declínio

Por fim, encerrando, então, o ciclo de vida do produto, tem-se a fase final, em que o produto deixa gradativamente de ser relevante e precisa ser substituído, reiniciando o ciclo e, consequentemente, os processos de gerenciamento desse lifecycle.

Quais as vantagens do PLM para o seu negócio?

É possível notar que o PLM e os softwares de automação e integração apresentam muitos benefícios, especialmente para o time de gestão de segmentos complexos, como a aviação (origem do PLM) e a confecção, na qual vários setores precisam integrar-se para garantir um produto final coerente e de alto padrão.

Por isso, confira alguns dos benefícios do PLM para a sua empresa:

  • Integração e maior grau de conhecimento sobre o ciclo de produção;
  • Aumento do market share, por meio do conhecimento sobre os produtos e o mercado;
  • Redução de custos, tendo em vista a facilidade na detecção de pontos maléficos da escala produtiva;
  • Aumento na interatividade entre setores distintos;
  • Melhoria na visibilidade da marca, por meio da consciência de seus aspectos fundamentais e de perspectiva global;
  • Assertividade estratégica na tomada de decisões, tendo em vista a facilidade de acesso a dados estatísticos;
  • Possibilita o controle de gestão mais efetivo, visto que integra as diversas rotinas dos setores.
Gerenciador de coleções de moda Audaces ISA
Audaces Isa é uma solução para gerenciamento de coleções que integra as áreas de Criação, Desenvolvimento e Produção para o sucesso do produto de moda.

Fashion PLM: como aplicar à confecção de moda

É certo que a Indústria da Moda funciona sob seus próprios pilares – temos um post exclusivo sobre os pilares do setor de moda aqui no blog, confira – e essa complexidade é acompanhada de seus próprios desafios e necessidades.

O blog da Audaces é especialista no assunto e, por esse motivo, entende os benefícios da integração entre as etapas da confecção para a gestão de coleções e para a indústria têxtil e seus segmentos. De fato, o conceito de Fashion PLM (gerenciamento voltado à confecção) é especificamente aplicado a esse contexto e une todos os benefícios do PLM aliados ao segmento da moda.

Dessa forma, por meio de software específicos, como o Audaces ISA, é possível integrar os setores que partem desde a concepção estilística, passando pela modelagem e aprovação. até o lançamento. Isso significa que é possível ter total controle sobre a rede de informações e os bancos de dados de todas as etapas da produção, unificando e aproximando-as da Criação 4.0.

Gerenciar o ciclo de vida dos produtos pode parecer complexo, mas com as informações e as ferramentas necessárias, é possível transformar sua empresa e garantir resultados sólidos! Acompanhe o blog da Audaces para mais informações sobre gestão e as particularidades do universo da indústria da moda.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

febratex 2022

07/06/2022

Audaces presente na Febratex 2022, mostrando com tecnologia 4.0 como será a moda do futuro

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

04/02/2022

O que é e qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

31/05/2022

Guia prático sobre como criar uma marca de roupas – Audaces explica

Escrito por Audaces

27/05/2022

Conheça a técnica de estamparia digital e porque ela é benéfica para as confecções

Escrito por Audaces