Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/09/2013

Pixel: inspiração para objetos e coleções de moda

Saindo do campo digital e invadindo a dimensão real, o pixel – menor unidade de uma imagem digital – tem servido cada vez mais de inspiração para o design de objetos e acessórios e para a criação de estampas. Realidade que aponta que o pixel está na moda!

Tanto está na moda que aparece na coleção Verão 2014 da marca brasileira Club Noir. A grife se inspirou nesse elemento para a construção de objetos e estampas, abusando de cores fortes e efeitos digitais. Na estamparia, a marca mistura “pixel” branco, preto, vermelho, combina diferentes tons e cria um efeito interessante.

 

Club Noir se inspira no digital para criar coleção Verão 2014/ Reprodução

A estilista Flávia Azevedo se inspirou nesses elementos após uma viagem a Nova York, em que observou um modelo de óculos que possuía essas pequenas unidades que compõem uma imagem digital. A ideia agradou a designer, que aplicou a técnica ao processo criativo da nova coleção, importando para as peças assimétricas da marca parte do universo digital.

Outro designer que trouxe uma coleção inspirada no universo digital foi o japonês Kunihiko Morinaga, da grife An Real Age. Ele apresentou a coleção outono/inverno 2011/2012 com o tema “LOW” (baixa resolução), fazendo referência aos gráficos 8 bits vistos com frequência em videogames e computadores das décadas de 80 e 90. O estilista trouxe vestidos, ternos, casacos e acessórios inspirados no design pixelado.

Pixel
Os pixels são utilizados para compor diversos elementos do universo digital, como os games – campo que vem crescendo a cada ano. O avanço da tecnologia traz cada vez mais imagens em alta definição, com pixels cada vez menores, apresentando formas mais nítidas em oposição ao que era visto nas décadas passadas e possibilita aos games, vídeos, entre outros, uma imagem mais clara e próxima ao cotidiano das pessoas.

Por Isadora Guercovich
Estudante de Produção de Moda do Senai/SC

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces