Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

08/01/2014

Moda e arquitetura: semelhanças e inspirações

A moda e a arquitetura possuem diversas semelhanças que as aproximam uma da outra, caraterísticas como o fato de ambas se basearem em formas, por buscarem constantemente novidade e por terem como referência, apesar de processos de construção distintos, princípios e significados dentro de um mesmo contexto histórico. A relação entre essas duas áreas pode ser percebida mais claramente a partir doModernismo, com o movimento francês “Art Noveau”.

O artigo Moda e Arquitetura – Conexões Possíveis aponta conexões entre a moda e a arquitetura Moderna e Contemporânea. Para Adolfo (2003) começou em 1960 a “fusão” entre moda e arquitetura e essa relação estaria ligada ao uso de tecidos de decoração nas criações de moda (ou o contrário), bem como o aparecimento de novos comportamentos e conceitos de design.

Já no começo da década de 90 uma tendência que marcou tanto no “vestir” quanto no “morar” foi o minimalismo, que trazia como característica a simplicidade dos traços e a sobriedade das cores. O minimalismo é visto por Adolfo (2003) como uma primeira “manifestação contemporânea de um novo conceito surgido a partir da união da arquitetura e da moda”, relacionados a linhas de formas e silhuetas.

Pode-se citar dois exemplos que comprovam essa relação entre moda e arquitetura e projetadas para servir aos dois casos concomitantemente. A primeira é o “casaco lounge chair” da coleção de Moreno Ferrari, que ao ser inflada vira uma poltrona. O segundo refere-se às peças da coleção Primavera/2000 de Hussein Chalayan, em que mesas de madeira se moldavam ao corpo das modelos como saia.

 

 

 

 

 

Na Imagem alguns Exemplos da Relação Entre moda e Arquitetura / Reprodução

Em todo o processo, da criação à exposição das peças de moda, a arquitetura se faz presente. Seja na construção dos cenários dos desfiles ou na própria estrutura – atrativa – das lojas, essas duas áreas estão constantemente relacionadas. Outro ponto no qual pode-se verificar essa ligação entre ambas é no trabalho do estilista, o qual depara-se – da mesma forma que o arquiteto – com limites: de corpo, de recurso, de modelagem e de criação. Ficando o profissional subordinado às tendências, ao mercado, ao desejo do público, entre outras, situações delimitam as opções e possibilidades do criador.

E quando essas duas áreas são aliadas com a tecnologia, existem diversas vantagens que podem ser conquistadas pelas duas com a utilização de novos recursos. Os tecidos térmicos, por exemplo, podem ser utilizados na moda para proteger os corpos do frio, bem como utilizado na construção, no revestimento do piso de certos ambientes.

Arquitetura x moda
O mercado preconiza que as áreas caminhem juntas, agrupando especificidades de cada uma das profissões a fim de atender os desejos do público consumidor. Neste contexto é que o estilista conta com o apoio do arquiteto no desfile; e o estilista desenvolve novos conceitos para as peças arquitetônicas, como estampas para mobiliário.

Quanto as diversas influências entre estas duas áreas, destaca-se o fato de que o corpo feminino idealizado foi amplamente usado como inspiração pela moda e pela arquitetura (embora de forma menos visível). Esse fascínio pelo corpo levou a moda a “construí-lo” por meio de espartilhos, acolchoados, entre outros, fazendo uma ponte entre a construção do corpo com a moda e redefinindo o corpo de acordo com identidade de cada época.

Apesar de não construir o corpo, a arquitetura se inspira em projetos de moda para suas criações. Exemplo dessa relação, é o estilista John Galliano que teria inspirado projetos como o museu “Guggenheim na Espanha, podendo-se analisar que os trabalhos de moda inspiram a arquitetura e, da mesma forma, as obras arquitetônicas influenciam na criação das roupas.

Fonte
Artigo  Moda e Arquitetura – Conexões Possíveis

Leia mais …
–  Moda si inspiração na Arquitetura Coleções CRIAR parágrafos
–  Thierry Mugler cria Coleção Inspirada na Arquitetura
Antoni Gaudí: hum Gênio das Artes e Fonte de Inspiração 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces