Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

05/07/2013

Métodos para enfestar diferentes tecidos

Os métodos para enfestar diferentes tecidos são: manual, com suporte manual, carro manual com alinhador de ourelas e carro automático. Mas antes de explicar como funciona cada um desses métodos, é importante enfatizar que a ação de enfestar não é meramente um ato de sobrepor tecidos. O profissional precisa dominar todas as técnicas envolvidas neste processo: métodos de enfesto, tipos de enfesto, quais as necessidades da produção, quais os equipamentos disponíveis, entre outros.

Cada um dos métodos para enfestar diferentes tecidos possuem características peculiares que precisam ser levadas em conta na hora do enfesto. Para entender cada um desses métodos, acompanhe abaixo a descrição de cada uma das formas de enfestar:

Enfesto Manual
Este é um dos métodos para enfestar diferentes tecidos que é realizado sem o auxílio de equipamentos especiais. O rolo de tecido é transportado de um lado ao outro da mesa do enfesto e os tecidos sobrepostos são alinhados – folha por folha – de forma manual. Segundo o texto Tecnologia da Confecção, este método envolve mais pessoas para realização e é de qualidade geralmente baixa.

Enfesto com suporte Manual
Para desenrolar os tecidos sobre a mesa de enfesto é utilizado um desenrolador, ou seja, um suporte fixo que auxilia os trabalhadores a realizar o enfesto. Esta forma não possui grandes vantagens se comparado ao enfesto manual. O principal benefício é a redução da mão de obra.

Enfesto com carro manual com alinhador de ourelas

Neste sistema, o rolo de tecido é colocado em uma plataforma que tem a possibilidade de se mover sobre o enfesto. Segundo o texto Tecnologia da Confecção, este método é muito melhor do que o anterior, pois reduz o problema de estiramento do tecido, frequente nas formas anteriores.

 

Um dos equipamentos que realiza o enfesto automático em diferentes tipos de tecidos é a enfestadeira Audaces Linea/ Divulgação

 

Carro automático

Este sistema é bastante utilizado em confecções que trabalham com grandes quantidades de produção, ou seja, com enfesto comprido e com diversas camadas. Segundo dados do texto Tecnologia da Confecção, a velocidade de enfesto deste tipo de equipamento varia de 20 a 60 minutos e tem a vantagem de reduzir o desperdício nas pontas, em relação aos métodos anteriores.

Enfestar não é apenas sobrepor camadas de tecidos! Este profissional também deve estar atento para minimizar os erros neste processo e estar sempre atento a atividade. Algumas ações simples podem reduzir a probabilidade de algo dar errado: 

– verificar os desvios de trama;
– orientar corretamente o tecido;
– não permitir a formação de dobras no tecido;
– reconhecer que é melhor repetir o processo do que tentar acertar com “jeitinhos” pouco técnicos que só podem piorar a situação;
– marcar o enfesto utilizando esquadro.
 

Leia mais:

Enfesto manual pode ser feito de diferentes formas

Lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo do avesso

Definindo o tipo de enfesto: características do tecido

Enfesto: apenas sobreposição de camadas de tecidos?

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces