Ícone de Pesquisa

12/12/2012

Qual a melhor linha de produção para sua indústria?

Vamos nos meter a fundo em um dos métodos mais eficientes para otimizar, desde o espaço onde ficam seus operários e o maquinário, a organização do estoque até o balance de matéria-prima, a linha de produção. Isso mesmo, uma linha de fabricação bem estruturada vai te ajudar a produzir mais e diminuir seus custos. Veja só! 

Linha de produção: o que é? 

O que é linha de produção?

O método que organiza o fluxo de produção é conhecido como linha de produção. A organização da sequência de etapas que compõem a fabricação de produtos representa um desafio cotidiano, pois cada uma delas precisa ser executada com eficiência máxima e seguindo um alto padrão.  

A automação das etapas de fabricação é uma das principais vantagens do sistema organizacional da linha de produção.  

Tipos de linhas de produção

Quais são os tipos de linhas de produção?

Existem várias formas de organizar uma linha de produção. Historicamente o primeiro tipo de linha de produção foi o Fordismo, porém hoje esse sistema já evoluiu e temos outras opções disponíveis.  

Com relação à indústria têxtil, o controle da linha de produção deve ser voltado aos processos que envolvem a estrutura fabril, o fluxograma do produto para desenhar o arranjo físico mais eficiente. A determinação do layout, por exemplo, é muito importante.   

Linha de produção fordista 

O Fordismo é um modo de produção em massa desenvolvido por Henry Ford. Esse sistema de produção se baseia no aumento da produção, possibilitando a diminuição dos preços, que gerariam o barateamento dos produtos, aumentando as vendas.   

Datado de 1920, o fordismo exigia grandes investimentos em máquinas e instalações, mas permitiu que a Ford produzisse mais de 2 milhões de carros por ano, entre eles, o mítico Ford Modelo T, conhecido no Brasil como “Ford Bigode”.  

Foi o fordismo quem criou a linha de produção, e mudou a forma de controlar o estoque das empresas.  

Linha de produção toyotista 

O sistema de produção que sucedeu o fordismo, foi o toyotismo, modelo com maior foco em qualidade do que em quantidade. Este sistema criou uma série de mecanismos de controle de qualidade para cada uma das etapas de produção. 

Sua principal característica é a flexibilização da produção, em oposição ao fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques. O toyotismo propõe que o estoque se alinhe à demanda. Desse modo, a produção só aumenta, quando a procura por uma determinada mercadoria também aumenta. 

Linha de produção automatizada 

A quarta revolução industrial representada pelo advento da indústria 4.0, está caracterizada pela possibilidade de automatização de todas as etapas do processo de produção.

As linhas de produção automatizadas são aquelas que possuem equipamentos automáticos, que proporcionam produção em quantidade sem perder a qualidade, já que todos os processos estão muito mais integrados. 

Um dos principais benefícios da linha de produção automatizada é a redução de custos diante de diminuição das perdas de matéria-prima. Porém a integração das linhas de produção pode trazer ainda mais vantagens à indústria. 

3 tipos de sistemas de produção  

O sistema de produção varia muito dentro de um processo produtivo. 

As principais classificações de sistemas de produção são: produção contínua, produção intermitente e a produção para grandes projetos. 

 1. Produção contínua 

Este é o sistema de produção mais facilmente encontrado na indústria. A produção contínua apresenta um fluxo em linha e seu objetivo é maximizar a produtividade no menor intervalo de tempo possível, sem pausas.  

Empresas com produção padronizada, como a indústria automotora, são as que mais utilizam esse sistema.  

2. Produção intermitente 

Nesse caso, o processo de produção é realizado por lotes, podendo ser executado sob encomenda ou seguindo a demanda do mercado.   

No caso da fabricação em lotes, após um produto ser finalizado na linha de produção, outro produto irá ser produzido nas mesmas máquinas que produziram o produto recém finalizado. Já no caso daqueles feitos por encomenda, a companhia produzirá seguindo o número de pedidos do cliente.  

3. Produção para grandes projetos 

Geralmente, utilizada em projetos de produto único. 

Por isso, todos os esforços se concentram nas técnicas de fabricação e montagem do projeto. Por conta dos padrões de qualidade, ausência de padronização e personalização esse sistema é dos mais custosos para a empresa.  

A fabricação de aviões e instrumentos elaborados são exemplos de produção para grandes projetos. 

De que maneira funciona uma linha de produção industrial? 

A linha de produção industrial possibilitada pelas soluções tecnológicas da indústria 4.0 representa o futuro do setor industrial. 

Esse modelo representa mais produtividade e qualidade nas entregas, assim como, mais segurança para os seus colaboradores, maior redução dos erros e diminuição das perdas durante o processo de produção.   

Como montar uma linha de produção pode ajudar a empresa? 

Como montar uma linha de produção?

A principal vantagem de planejar bem sua linha de produção é aumentar a produtividade da empresa e facilitar a fabricação, mas existem outras vantagens, como:  

  • Diminuir a possibilidade de falhas; 
  • Mais precisão e agilidade em tarefas especificas; 
  • Maior padronização dos processos; 
  • Um processo industrial mais organizado;  
  • Diminuição da necessidade de reconfiguração; 
  • Diminuição dos custos finais de produção que refletirá em seu preço no mercado. 

Como potencializar uma linha de produção? 

1. Desenvolva um layout adequado 

O layout é o “desenho” de onde cada operador e máquina irá ficar. Um layout adequado é muito importante para otimizar o processo de produção, por isso ele deve ser pensado de acordo com a demanda e a variedade das mercadorias.   

O layout de uma indústria pode ser do tipo linear, o celular, funcional ou posicional. Ele deve ser escolhido conforme o seu modelo de negócio. Um bom layout pode resultar em trabalho mais fluido e dinâmico.  

 2. Garanta equipamentos de qualidade 

 O maquinário da sua empresa deve estar sempre atualizado. Uma opção para estar sempre em dia com as condições do seu equipamento é aderir a um bom software de gestão integrada, ele pode ajudar a adotar novos processos com base em novas tecnologias para aprimorar a linha de produção e maximizar os resultados na fábrica.  

Assim, você impede que sua empresa pare no tempo e garante que ela sempre esteja em dia com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. 

3. Estabeleça um padrão de qualidade 

Estabelecer um padrão de qualidade pode ajudar a guiar a linha de produção na realização de cada uma das etapas de manufatura. Portanto, é importante estabelecer um nível de excelência e que toda sua equipe esteja ciente dele. 

Estes parâmetros de qualidade serão decisivos para o time que assumir a etapa seguinte da produção e para que eles possam dar o seu melhor para alcançá-lo. 

Como otimizar os resultados da linha de produção com os produtos Audaces?  

Quando pensamos em uma linha de produção dentro da perspectiva da indústria 4.0, o primeiro que temos que ter em mente é a necessidade de contar com ferramentas modernas, como as soluções oferecidas pela Audaces. 

Uma delas é Audaces Neocut Bravo, um equipamento inteligente que te ajudará a organizar sua linha de produção.   

Com ela, cada etapa da produção pode ser são cronometradas e alinhadas com os objetivos da sua empresa, fornecendo as informações necessárias para você tomar decisões com maior segurança.  

O monitoramento contínuo das condições de trabalho permite a manutenção remota, o telediagnóstico e a rápida resolução de qualquer situação. 

Além disso, a Neocut Bravo está integrada ao aplicativo Neocut Mobile para prevenir perdas e acelerar sua produção.  

Mantenha-se atualizado em tempo real para produzir mais!  

Conclusão 

Então, porque pensar que todas as empresas são iguais, se nem mesmo as pessoas o são? Existe uma fórmula adequada para dispor de seu maquinário, organizar seu estoque e orientar seu pessoal, chama-se linha de produção e ele apresenta formas variadas, certamente uma delas se encaixa em suas necessidades! 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Roupas virtuais são ótimas oportunidades de mercado

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces