Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

02/06/2015

Layout da sala de corte de tecidos

Por Roberto Piancó
Consultor de empresas e especialista em CAD/CAM.

Vamos esmiuçar hoje estes quatros espaços que compõem o layout da sala de corte de tecidos:

•    Preparação de enfesto;
•    Enfesto;
•    Corte;
•    Descarte e amarração dos pacotes.

Na preparação de enfesto, recomendo que tenhamos pelo menos meio dia de preparação de enfesto adiantada, para que não falte serviço para as máquinas.

Quanto mais perto tivermos os rolos de tecido da enfestadeira, menor será o tempo de troca de rolo na mesma.

Seguindo nosso raciocínio sobre o layout da sala de corte de tecidos, vamos tratar na sequência do espaço de Enfesto. O comprimento máximo da mesa de enfesto é a extensão física total disponível de cada mesa de enfesto e corte que a empresa possui.

Quanto ao comprimento máximo permissível da mesa de enfesto, não é indicado utilizar o comprimento total da mesa para uma única operação. Deve-se buscar uma divisão como o exemplo dado na imagem anterior.

No layout da sala de corte de tecidos, o melhor planejamento para divisão da mesa deve prever espaço suficiente para acomodar três etapas: a área de enfesto, a área de balanceamento e a área de corte. Para obter este valor basta dividir por três o comprimento máximo da mesa que a empresa possui. Os riscos não poderão ultrapassar o valor encontrado como resultado dessa divisão.

Dica: se a empresa possui duas mesas curtas, em vez de uma comprida, pois o layout da sala de corte de tecidos não comporta, é possível dividir a sala em duas partes somente – enfesto e corte. Não podemos esquecer de que sempre devemos ter um corte em andamento, um enfesto esperando e um enfesto sendo realizado.

O espaço de corte está ligado a outros fatores do processo de produção. Conforme o tipo de modelo, da característica técnica do tecido e do método de enfestar, poderá haver influências diretamente no tempo de enfesto. Portanto, serão necessárias duas ou mais enfestadeiras trabalhando simultaneamente para abastecer uma máquina de corte automática. Nota: este dimensionamento precisa ser estudado a fundo por um especialista. 

A área de descarte e amarração dos pacotes é de suma importância para que possamos manter um fluxo contínuo dentro da sala de corte. Dependendo do tamanho dos moldes essa mesa de descarte nos pedirá um maior ou menor espaço; e quanto mais perto da máquina de corte ela estiver mais rápido será o descarte e menos fadiga terão os operadores(as).

Leia mais:
A importância do layout da sala de corte
Enfesto: apenas sobreposição de camadas de tecidos?
Audaces Neocut A20 se torna máquina de corte mais segura do mundo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces