Ícone de Pesquisa
Entenda o que é e como fazer corretamente o enfesto de tecido

25/01/2023

Entenda o que é e como fazer corretamente o enfesto de tecido

Resumo:  

  • O enfesto de tecido demanda muita atenção e preparação para realizá-lo; 
  • Existem alguns tipos de enfesto. Por isso, quem realiza essa atividade precisa saber como fazê-los de maneira adequada; 
  • Conte com a ajuda da tecnologia para turbinar a sua confecção. Teste grátis a multissolução Audaces360 e descubra como! 
Trial 7 Dias Grátis

Colocar o tecido em camadas e, assim, realizar o corte. Essa parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Porém, o enfesto de tecido precisa de muita atenção.  

A preparação do enfesto é importante, porque é através dela que se pode garantir que o corte e a costura de uma peça serão realizados da forma correta.  

Feito isso, seu negócio de moda tende a ter mais agilidade e otimização de tempo nos processos.

Quer entender como o enfesto de tecido pode afetar diretamente sua produção – e de que maneira é possível melhorar o seu desempenho?

Continue a leitura!

O que é enfesto de tecido? 

O enfesto de tecido é o ato de dobrar o tecido ao meio para que, assim, ele passe pelo processo de corte.  

Na prática, um profissional coloca o tecido em camadas e o passa pelo enfesto para ser cortado de forma simultânea, otimizando tempo na parte da costura.  

Uma dica muito importante sobre o enfesto é que as camadas fiquem alinhadas e de forma plana.  

Além disso, é preciso saber também quais tipos de tecido serão enfestados. Isso porque existem orientações para fios específicos, a fim de ter um melhor aproveitamento do material.  

Baixe nosso e-book gratuitamente e saiba mais sobre cada um deles:

Quais são os tipos de enfesto de tecido? 

“Então, apenas devo colocar os tecidos posicionados um em cima do outro e fazer o corte?”. A resposta é não!

Existem diferentes tipos de enfesto, escolhidos de acordo com a necessidade da sua empresa.  

Conheça os tipos de enfesto mais utilizados nas confecções:  

Enfesto par 

O enfesto par é o responsável por entregar duas partes da peça, a esquerda e a direita, sendo mais rápido que os demais.  

Neste tipo de enfesto, que também é conhecido com zigue-zague, o tecido é colocado no enfesto da seguinte forma: direito com direito e avesso com avesso.  

Enfesto ímpar 

Já o enfesto ímpar é usado para cortes assimétricos.

Ao utilizá-lo, é necessário estender a primeira folha e, depois, a folha seguinte novamente ao início da mesa. Por este motivo, o enfesto ímpar rende uma parte de cada vez.  

Enfesto em sentidos opostos 

Alguns tecidos que são mais lisos e acabam deslizando com maior facilidade. Por isso, eles precisam ser organizados de uma forma diferente, sendo colocados com os sentidos em direções opostas.

Assim, eles iniciam sempre na extremidade da mesa.  

Leia mais: Tudo sobre enfestos: confira os tipos mais comuns e entenda melhor o enfesto por escada

Qual é a importância de um bom enfesto? 

Qual é a importância de um bom enfesto? 

Um bom enfesto é feito com uma boa preparação. Por este motivo, é necessário que todo o processo seja feito com cuidado e foco.  

É necessário que o responsável pelo enfesto saiba as necessidades de cada tipo de tecido usado, além de seguir as orientações do fabricante de modo correto.  

Durante o enfesto, é preciso identificar a orientação do fio e o alinhamento de ourelas. Assim, é possível observar com antecedência possíveis defeitos no tecido e evitar que cheguem ao corte e costura.  

Quais são os cuidados necessários para enfestar um tecido? 

Quando o enfesto de tecido é feito sobre uma mesa de corte, ela deve ser perfeitamente horizontal e ter 10% a mais de espaço para o manejo das máquinas de corte.  

Se ocorrer uma falha neste processo, as peças poderão ser cortadas de forma errada, gerando problemas para a sequência da produção. Por isso, evite erros!

Confira, a seguir, algumas questões a serem observadas para um correto enfestamento de tecido: 

Alinhe o tecido corretamente 

O tecido deve estar alinhado, preferencialmente, nas duas bordas. Caso não seja possível, alinhe pelo menos um dos lados da ourela. 

Evite o estiramento excessivo 

É necessário ajustar o tecido no topo das camadas. Caso contrário, podem surgir bolhas de ar dentro do enfesto, ocasionando distorções no corte. 

Corte somente o necessário  

Isso evita um maior – e desnecessário – consumo de tecido, controlando o desperdício nas extremidades e otimizando matéria-prima. 

Deixe o tecido descansar após o enfesto 

Após o tecido passar pelo enfesto, é preciso deixá-lo descansando por algumas horas. Assim, as peças que já foram cortadas não encolhem e o tecido não fica menor que a modelagem.  

Marque eventuais defeitos no tecido 

Através do enfesto, ao estender o tecido, é possível observar se ele possui falhas ou qualquer tipo de defeito. Caso exista, identifique esses pontos para reconhecê-los facilmente na hora do corte.

Principais métodos de risco no enfesto de tecido 

tecido sendo riscado para corte

Os métodos de risco também interferem no processo. Eles são divididos da seguinte forma:

Risco manual

Este tipo de risco é executado diretamente sobre a última folha do tecido, contornando os moldes por meio de giz especial, lápis ou caneta. É um método pouco usado atualmente. 

Algumas das suas principais desvantagens são: 

  • Lentidão na execução;
  • Pouca permanência da marca do giz;
  • Tecidos com elastano deformam o risco;
  • Não permite cópias.

Risco automatizado 

Neste processo, após concluir o encaixe no monitor, o operador instrui o sistema para traçar o risco em tamanho normal, sobre papel especial, com o auxílio de uma máquina de plotter. Este é o sistema mais utilizado hoje. 

Realizando o encaixe com maior agilidade e precisão, além de garantir um melhor aproveitamento de tecido, o processo resulta em economia e qualidade na peça final. 

Leia mais: Enfestos: 3 tecnologias para obter alto desempenho e qualidade

Métodos de enfesto de tecido mais conhecidos

Existem algumas formas de de enfestar o tecido, e a sua confecção pode escolher a que mais se adequar ao seu processo produtivo.  

Nesse sentido, vale lembrar que o apoio da tecnologia pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, como otimização de tempo e agilidade nas entregas.  

Saiba quais são os principais métodos de enfesto de tecido e veja qual é o melhor para seu negócio:  

Manual 

Feito sem nenhum equipamento especial, dois profissionais puxam o tecido folha por folha e o dispõem sobre a mesa de corte.

É um trabalho exaustivo e de qualidade baixa especialmente para as malharias, onde se vê grandes problemas de estiramento. 

Suporte manual 

O desenrolador é um suporte fixo na mesa que tem poucas vantagens em relação ao primeiro processo, a não ser pela redução de mão de obra. 

Carro manual com alinhador de ourelas  

Neste sistema, coloca-se o rolo de tecido sobre uma plataforma que percorre o enfesto. É muito melhor que o anterior, reduzindo gargalos no esticamento do material. 

Carro automático com cortador de peças e alinhador de ourelas  

Usado para enfestos altos e compridos, sua velocidade varia entre 20 a 60 minutos. Leva ainda sobre o método anterior a vantagem de reduzir o desperdício nas pontas, economizando tecido.

Como preparar o enfesto de tecido com a ajuda da Audaces? 

Como preparar o enfesto de tecido com a ajuda da Audaces? 

Empresas de moda que estão de olho no futuro, sabem que a busca por tecnologia é essencial para se manterem competitivas no mercado.  

A Audaces trabalha com softwares e equipamentos que auxiliam seu negócio para um enfesto mais tecnológico, melhorar – e muito – a capacidade da sua produção.  

Veja como a Audaces pode ajudar a trazer sua confecção para a Indústria 4.0:

Sala de Corte  

A Sala de Corte 4.0 junta um maquinário promissor com softwares inteligentes. Eles trabalham em conjunto para executar os processos do seu negócio de uma forma ágil, precisa e eficiente.  

As tecnologias aplicadas na Indústria 4.0 garantem autonomia para executar as tarefas com precisão, mas também somam esforços com os profissionais da confecção para máxima eficiência produtiva. 

A Sala de Corte funciona com quatro espaços, sendo eles: 

  1. Preparação de enfesto: etapa em que se prepara o tecido para ser enfestado; 
  2. Enfesto: é feita a disposição do tecido sobre a mesa de enfesto e o alinhamento necessário para execução do corte; 
  3. Corte: quando o tecido é cortado conforme a preparação de moldes e encaixes; 
  4. Descarte e amarração dos pacotes: processo que dá sequência à produção. 

Audaces Linea 

O Audaces Linea é a enfestadeira automática que faz parte da Sala de Corte Audaces. Ela entrega mais, melhor e em menos tempo que outros equipamentos similares. 

Devido à todas as suas características, o Audaces Linea otimiza o trabalho do enfesto e aumenta a produtividade das confecções. 

Essa máquina conta com uma tecnologia inovadora, que permite que se programem diversos enfestos para o mesmo dia em apenas alguns cliques.  

Assim, sua empresa pode ter uma produção mais dinâmica, autônoma e com alto padrão de qualidade. 

Alguns diferenciais do Audaces Linea são:  

  • Controle de tensionamento parametrizado; 
  • Qualidade de enfesto garantida por Inteligência Artificial; 
  • Alto desempenho em diversos tipos de enfesto; 
  • Baixo custo de manutenção e assistência técnica especializada. 

Além da Sala de Corte e do Audaces Linea, você pode contar com outras soluções Audaces, podendo integrá-las para automatizar toda a linha de produção da sua empresa.  

Gostou de saber mais sobre as vantagens que uma enfestadeira automática pode oferecer para o seu negocio? Tire todas as suas dúvidas sobre o Audaces Linea com um consultor

Baixe agora nosso e-book gratuitamente e conheça todos os ganhos que uma sala de corte automatizada pode gerar para a sua confecção!

FAQ  

O que é enfesto de tecido?  

O enfesto de tecido é o ato de dobrar o tecido ao meio para que, assim, ele passe pelo processo de corte.   

Quais os principais tipos de enfesto?  

Enfesto par, enfesto ímpar e enfesto em sentidos opostos.  

Quais são os cuidados necessários para enfestar um tecido? 

Alinhe o tecido corretamente, evite o estiramento excessivo, corte somente o necessário, deixe o tecido descansar após o enfesto e marque eventuais defeitos no tecido.  

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Entenda o que é e como fazer corretamente o enfesto de tecido

25/01/2023

Entenda o que é e como fazer corretamente o enfesto de tecido

Escrito por Audaces

Quais são os benefícios de participar de uma feira têxtil para sua confecção?

23/01/2023

Quais são os benefícios de participar de uma feira têxtil para sua confecção?

Escrito por Audaces

Conheça a simbologia têxtil e descubra os significados das etiquetas de roupas

09/01/2023

Conheça a simbologia têxtil e os significados da etiqueta de roupas

Escrito por Audaces

Saiba o que é e como fazer o cálculo do markup da sua coleção

21/12/2022

Saiba o que é e como fazer o cálculo do markup da sua coleção

Escrito por Audaces

Veja como reduzir os custos de produção na sua confecção em 7 passos

19/12/2022

Veja como reduzir os custos de produção na sua confecção em 7 passos

Escrito por Audaces

Audaces 360

19/12/2022

Aviso de descontinuidade de softwares Audaces

Escrito por Audaces

Entenda como organizar a produção de uma confecção de roupas

14/12/2022

Entenda como organizar a produção de uma confecção de roupas

Escrito por Audaces

Veja 7 dicas para fazer o controle de estoque da sua confecção

12/12/2022

Veja 7 dicas para fazer o controle de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

Como a Audaces ajuda na precificação de produtos de moda? 

07/12/2022

Confira 3 dicas para montar sua planilha de precificação de roupas

Escrito por Audaces

7 dicas infalíveis sobre como montar uma confecção de jeans

05/12/2022

7 dicas infalíveis sobre como montar uma confecção de jeans

Escrito por Audaces

Como fazer uma boa gestão de fornecedores e qual a sua importância?

30/11/2022

Como fazer uma boa gestão de fornecedores e qual a sua importância?

Escrito por Audaces

Descubra como montar uma confecção de sucesso em 9 passos

28/11/2022

Descubra como montar uma confecção de sucesso em 9 passos

Escrito por Audaces

Aprenda como descartar corretamente os resíduos têxteis da sua confecção

23/11/2022

Aprenda a descartar corretamente os resíduos têxteis da sua confecção

Escrito por Audaces

Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?

21/11/2022

Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?

Escrito por Audaces

Quais os benefícios de uma gestão de fornecedores eficaz? 

16/11/2022

Descubra o que é GTIN e qual a sua importância para a confecção

Escrito por Audaces

Aprenda sobre o que é ESG e como aplicar na sua confecção de moda

14/11/2022

Aprenda sobre o que é ESG e como aplicar na sua confecção de moda

Escrito por Audaces

O que é takt time e como calcular nos processos da sua empresa?

09/11/2022

O que é takt time e como calcular nos processos da sua empresa?

Escrito por Audaces

16 tendências de Primavera/Verão 2023 para acertar em cheio na sua coleção

02/11/2022

16 tendências de Primavera/Verão 2023 para acertar em cheio na sua coleção

Escrito por Audaces

Entenda o que é e qual o objetivo do movimento Fashion Revolution

31/10/2022

Entenda o que é e qual o objetivo do movimento Fashion Revolution

Escrito por Audaces

Quais são os impactos que a tecnologia aplicada na moda traz para a indústria têxtil?

26/10/2022

Quais são os impactos que a tecnologia aplicada na moda traz para a indústria têxtil?

Escrito por Audaces

Aprenda como criar uma ficha técnica de moda sem erros

24/10/2022

Aprenda como criar uma ficha técnica de moda sem erros

Escrito por Audaces

Confira 3 dicas infalíveis para montar o seu mix de produtos de moda

19/10/2022

Confira 3 dicas infalíveis para montar o seu mix de produtos de moda

Escrito por Audaces

4 dicas sobre como fazer catálogo de produtos de moda

17/10/2022

4 dicas sobre como fazer catálogo de produtos de moda

Escrito por Audaces

Aprenda como escolher o melhor nome para a sua coleção de roupas

12/10/2022

Aprenda como escolher o melhor nome para a sua coleção de roupas  

Escrito por Audaces

Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

10/10/2022

Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

Escrito por Audaces

Conheça os 6 principais tipos de estamparia e suas aplicações 

05/10/2022

Conheça os 6 principais tipos de estamparia e suas aplicações 

Escrito por Audaces

Como fazer desenho técnico de moda com perfeição?

04/10/2022

Entenda como fazer desenho técnico de moda com perfeição

Escrito por Audaces

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

03/10/2022

Saiba o que é desenho virtual de moda e porque adotar na sua confecção 

Escrito por Audaces

Experimente peças de moda digital podem ser experimentadas em ambientes de realidade virtual

29/09/2022

Entenda como funciona a moda digital e quais as vantagens para a confecção

Escrito por Audaces

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

takt-time-o-que-e

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

Conheça mais sobre o tecido crepe e suas aplicações na confecção

24/03/2022

Conheça mais sobre o tecido crepe e suas aplicações na confecção

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

Saiba como produzir um editorial de moda com as peças da sua coleção

10/03/2022

Saiba como produzir um editorial de moda com as peças da sua coleção

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

Conheça tudo o que você precisa saber sobre fibras têxteis

24/02/2022

Conheça tudo o que você precisa saber sobre fibras têxteis

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

04/02/2022

O que é e qual a importância de um PCP na confecção de moda?

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

sala-de-corte-automacao

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Saiba tudo sobre o tecido cetim e como utilizá-lo na sua confecção

28/07/2021

Saiba tudo sobre o tecido cetim e como utilizá-lo na sua confecção

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido viscose

25/06/2021

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido viscose

Escrito por Audaces

medidas de roupas na confecção

16/06/2021

Confira 8 vantagens da tabela de medidas ABNT para o vestuário

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tipos de mangas

28/01/2021

Tipos de manga: como e quando usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces360?

05/01/2021

Conheça 12 motivos para investir em modelagem digital na sua confecção

Escrito por Audaces

Entenda o que é e como criar uma coleção-cápsula com estratégia

08/12/2020

Entenda o que é e como criar uma coleção-cápsula com estratégia

Escrito por Audaces

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido helanca

07/08/2020

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido helanca

Escrito por Audaces

04/08/2020

Afinal, você sabe o que é tecido musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

Ilustração que mostra a textura de um tecido Oxford na cor azul

21/07/2020

Conheça tudo sobre o tecido Oxford e aprenda a usá-lo na sua confecção

Escrito por Audaces

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a criação de moda

06/09/2019

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a criação de moda

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos na produção

Escrito por Audaces

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão transformando a criação de moda?

14/11/2018

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão transformando a criação de moda?

Escrito por Audaces

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

21/03/2018

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

Escrito por Audaces

Entenda o que é moda com propósito e como pode mudar o rumo da sua empresa

09/03/2018

Entenda o que é moda com propósito e como pode mudar o rumo da sua empresa

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Descubra quais os principais desafios da indústria de confecção

07/03/2017

Descubra quais os principais desafios da indústria de confecção

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Entenda o que é beneficiamento têxtil e como ele agrega valor à sua confecção

11/02/2016

Entenda o que é beneficiamento têxtil e como ele agrega valor à sua confecção

Escrito por Audaces

O que é o tecido neoprene e para que serve?

06/05/2015

Entenda mais sobre o que é tecido neoprene e para que serve

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces

Descubra como - e por que - padronizar a produção têxtil da sua confecção

04/03/2013

Descubra como – e por que – padronizar a produção têxtil da sua confecção

Escrito por Audaces

O que é e como funciona o controle de qualidade têxtil nas confecções?

16/01/2023

O que é e como funciona o controle de qualidade têxtil nas confecções?

Escrito por Audaces