Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/07/2013

Elasticidade têxtil: o que influencia?

Muitos fatores podem exercer influência sobre a elasticidade têxtil. O primeiro deles é o tipo de entrelaçamento entre os fios do material. Os fios tecidos planos confeccionados em urdume – fio vertical – possuem menos elasticidade, já os em trama, confeccionados no sentido horizontal, perpendicular a aurela, possuem mais elasticidade.

É importante destacar que os tecidos possuem capacidades elásticas diferentes e que apesar de possuírem o mesmo entrelaçamento de fios, são produzidos a partir de fibras diferentes, umas mais e outras menos elásticas. Diz-se que o tecido é elástico quando suas dimensões podem ser alteradas e, após o término da tração, ele retorna ao tamanho natural. A fibra elástica mais utilizada na atualidade é o elastano, sendo a LYCRA® o fio mais conhecido.

Logo, os tecidos com maior capacidade elástica permitem que as roupas sejam confeccionadas para ficarem coladas ao corpo. Essas peças são mais leves, menos volumosas e têm tendência em formar menos dobras. Os tecidos com elastano permitem roupas com corte técnico de forma a reduzir os problemas de fuga de ar na movimentação.

O modelista também precisa conhecer os tecidos e estar atento a esta característica. Modelagens construídas sem levar em consideração a porcentagem de elasticidade têxtil pode fardar a peça ao encalhe, pois os moldes geralmente precisam sofrer reduções de acordo com a capacidade elástica desta.

Outro ponto que deve ser considerado é a costura das peças, caso a costura impeça o tecido de expandir, pode levar a abertura das peças. Neste caso, é necessário regular a tensão no ponto e escolher a costura mais indicada para cada tipo de tecido. Para malhas com certa elasticidade, recomenda-se utilizar a costura overloque.

Depois da peça pronta, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para aumentar a vida útil do material. O primeiro deles é seguir as recomendações que estão na etiqueta – conheça o significado dos símbolos aqui. Vale destacar que as sucessivas lavagens podem levar o tecido a perda da elasticidade têxtil. O tempo aliado ao uso e ao desgaste interfere também na elasticidade da peça.

 

 

Leia mais:

Você sabe medir a elasticidade da malha?

Encolhimento do Tecido: um controle de qualidade necessário nas confecções

Encolhimento do tecido no Audaces 3D: como aplicar?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces