Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

03/05/2016

Conheça os tipos de bojos de sutiã

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Na moda íntima feminina a modelagem e os materiais aplicados na construção das peças são fundamentais para valorizar o corpo, o conforto e a qualidade do produto. Mas essencial mesmo – para o sutiã – é o bojo. Existe uma infinidade de tipos de bojos de sutiã que podem ser encontrados no mercado e muitas vezes não sabemos qual utilizar na modelagem e nem qual se adequa melhor em cada corpo.

 

Para facilitar o entendimento dos modelistas no momento de desenhar a peça e para entendermos cada modelo, neste post veremos alguns tipos de bojos de sutiã.

 

1- Bojo Cortina

É um bojo triangular e liso – também conhecido como bojo cortininha ou cortinão. É muito utilizado em biquínis, tops de ginástica e atualmente em sutiãs com apliques de rendas. Este bojo não trás muita sustentação para o seio, por isso é desaconselhável para pessoas que possuem seios volumosos ou flácidos. Sua aplicação é indicada para eliminar a transparência e dar um formato mais triangular para peças que não têm o propósito de alterar o volume do seio.

Bojo Cortina – Desenvolvido pela autora

 

2- Bojo Liso

É um bojo mais estruturado, com um leve preenchimento e o mais tradicional e utilizado. Sua anatomia trás uma maior sustentação, segurança e conforto, sendo utilizado para todos os tamanhos de seios e ideal para quem possuí seios volumosos. Sua estrutura não altera o tamanho dos seios, apenas dá sustentação a eles.

Bojo Liso – Desenvolvido pela autora

 

3- Bojo Meia Taça

Muito parecido com o bojo liso. A diferença é que ele cobre apenas ¾ do seio, deixando o colo do seio mais amostra. É um bojo que também trás boa sustentação e conforto, mas no quesito segurança é preciso tomar mais cuidado principalmente para seios maiores, pois este tipo de bojo pode não cobri-los totalmente ou deixar “escapar” parte deles, causando desconforto e até mesmo constrangimento. 

Bojo Meia Taça – Desenvolvido pela autora

           

4- Bojo Inteiro

Este modelo de bojo apresenta uma junção entre os lados direito e esquerdo e possui três variações: o Inteiro Reto, onde apresenta uma junção larga e com a base reta; o Inteiro Curvo, que possui uma base larga, mas com um leve ondulado no centro da base; ou o Inteiro com Decote, onde apenas a extremidade da base é unida, o qual é chamado de tomara-que-caia.

O tomara-que-caia consegue sustentar o seio sem a necessidade de alças e é utilizado principalmente por pessoas que possuem seios pequenos, pois ajudam a preencher os copos de vestidos ou blusas para que não caiam. Mas o modelo não se restringe a isso, o tomara-que-caia veste todos os tipos de seios – apenas vale lembrar que, quanto maiores o seios, maior deve ser a sustentação aplicada nas laterais do sutiã, como uso de barbatanas, laterais reforçadas, elásticos ou a própria lateral larga, acompanhando o modelo do bojo.

 

5- Bojo Bolha

Apresenta um preenchimento interno maior, podendo ser liso ou composto por várias bolhas, daí a origem do nome. Esse tipo de preenchimento é ideal para quem deseja aumentar o volume dos seios. O preenchimento pode aparecer nos Bojos Liso, Meia Taça ou Inteiro.

 

6- Bojo Bananinha

O bojo bananinha apresenta preenchimento interno bem na base do bojo, em formato de banana, que é capaz de unir, levantar e aumentar o volume dos seios, os valorizando muito. Desta forma, este modelo é indicado para seios mais flácidos, pequenos/médios ou baixos, pois valoriza o decote e garante seios unidos e levantados. Este preenchimento também pode ser encontrado nos Bojos Lisos, Meia Taça ou Inteiro.

 

 

Portanto, são vários os tipos de bojos de sutiã. Esperamos que este post tenha lhe ajudado a conhecer melhor alguns deles 😉

 

Saiba mais:
Modelos de sutiã para fabricar: strappy bra é uma boa aposta

Bojos prontos: como modelar?

100 anos do sutiã: moda e comportamento

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces