Entenda a origem do prêt-à-porter e como ele está avançando com a tecnologia12 min read

Sumário:

Resumo:

  • Prêt-à-porter, ou pronto para vestir, é a melhoria da qualidade da indústria de massa de moda;
  • Com o prêt-à-porter, o cliente pode entrar na loja, escolher o modelo desejado e já sair usando;
  • Experimente gerenciar cada etapa da sua produção de forma grátis com a multissolução Audaces360!

Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!

Surgido das reinvenções do pós-guerra, o prêt-à-porter é um dos sistemas de concepção, criação e disponibilização de coleções de moda mais utilizados no mundo. Juntamente com a alta-costura, ele faz parte das grandes formas pelas quais as pessoas têm contato com a indústria fashion. 

No entanto, ainda são muitas as dúvidas sobre as diferenças entre os modelos, bem como sobre as origens do prêt-à-porter e o seu significado e modificações durante a história.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Aqui, você aprende sobre a história do prêt-à-porter, desdobramentos e quais as diferenças para o haute-couture. 

Acompanhe a leitura!

O que é prêt-à-porter?  

Prêt-à-porter — pronto para vestir, em francês — é a melhoria da qualidade da indústria de massa de moda. É a roupa pronta para ser levada, mas com pesquisa de tendência envolvendo toda a cadeia têxtil. 

Diferentemente da alta-costura, na qual os modelos são feitos sob medida e personalizados, o prêt-à-porter inaugurou uma forma de consumir moda completamente diferente. Com ela, o cliente pode entrar na loja, escolher o modelo desejado e sair com ele “pronto para usar”. 

O precursor desse sistema, Pierre Cardin, e o responsável por popularizá-lo, Yves Saint Laurent, geraram grande impacto na indústria na totalidade.

Essa maneira de entender a indústria fashion foi a grande responsável pela democratização da moda no século XX, especialmente a partir da década de 60, quando houve uma divisão do prêt-à-porter, fragmentando-o em três níveis fundamentais: 

  1. Prêt-à-porter clássico: vendido nas grandes lojas. Na época, o setor não se diferenciava muito do que se vendia nas lojas de departamento desde o início do século;
  2. Prêt-à-porter de estilo: aparece em 1964 destinado a jovens, com formas e cores mais ousadas, vendidas em lojas de novo conceito — as butiques, que oferecem coleções de diferentes criadores e estão associados à música em volume alto; 
  3. Prêt-à-porter de luxo: destinado à clientela da alta-costura, que busca novas alternativas para o dia a dia, preço menos exorbitante, mas com alta qualidade no design e no material feito.

Leia mais: Tendência de moda: 5 motivos para usar essa poderosa ferramenta na confecção

Banner trial 7 dias grátis

Qual a diferença entre prêt-à-porter e haute-couture (alta-costura)?

Roupas em vitrine e arara

Primeiramente, é preciso ressaltar que alta-costura e prêt-à-porter não são rivais, mas uma evolução de métodos que surgiram com a Revolução Industrial, passando pelos avanços de desenvolvimento de produto e encontrando novas categorizações no universo da moda. 

Dito isso, a principal diferença entre os dois sistemas pode ser entendida em dois níveis: ideológicos e práticos.

No sentido ideológico, a diferença é que a alta-costura é dedicada a criar modelos exclusivos, sob medida e que enfatizavam a qualidade técnica, enquanto o prêt-à-porter unifica esses conceitos à indústria de massa de moda. 

Em termos práticos, a diferença é mais significativa porque o prêt-à-porter possibilitou uma verdadeira democratização do que antes era destinado a um público específico.

Inclusive, hoje, grande parte das tendências de moda vem do prêt-à-porter por fatores como democracia, larga escala e prontidão para consumo.

Leia mais: Ready-to-wear ou prêt-à-porter?

História do prêt-à-porter  

Para entender o prêt-à-porter, precisamos voltar no tempo. Nos primórdios da alta-costura, por volta de 1900, criar coleções e administrar a casa era função do criador de moda. Isso porque o fluxo de peças era menor e o desafio estava na qualidade.  

Com o surgimento do prêt-à-porter nos meados do século XX, tudo mudou. A indústria da moda se aperfeiçoou, unindo a eficiência da indústria de massa à qualidade produtiva da alta-costura. 

A confirmação deste novo mercado já vinha sendo anunciada por vários fatores: venda por catálogo nos Estados Unidos, assim como lojas de departamento em Nova York, Londres, Paris e Berlim. Além disso, a produção sob licença apareceu também como indício desta evolução. 

Em 1930, Elsa Schiaparelli, Chanel e Madeleine Vionnet criaram e produziram acessórios que antecipavam o prêt-à-porter. Lucien Lelong também criou uma segunda linha para sua alta-costura em 1934 e, na década de 50, alguns criadores franceses criaram o “Couturier Associés”, com modelos em série a menores preços. 

Ainda vale lembrar a parceria de Dior, em 1953, com a loja de departamento japonesa Daimaru, na qual a marca francesa concedeu uma licença para que fosse criada a coleção Daimaru Dior Salon, também com roupas mais próximas do que seria o prêt-à-porter. 

O prêt-à-porter não foi gerado somente da configuração produtiva americana, mas sim uma construção conjunta entre EUA e Europa, e a integração desta cadeia. 

Leia mais: Prêt-à-porter: a história de como tudo começou

Quais são as principais vantagens do prêt-a-porter? 

Blazer e outras peças de roupa expostas em arara

Produzir roupas de qualidade, mas que já estão prontas e se adequam ao estilo do cliente, com diversos modelos e cores, pode ter muitos benefícios para uma confecção.  

Conheça agora as principais vantagens do prêt-à-porter e por que investir na sua empresa:

Acessibilidade  

O prêt-à-porter faz com que pessoas de diversas classes sociais possam ter acesso a roupas com informação de moda e valores mais acessíveis, além de serem acessíveis para experimentar antes de efetuar a compra.  

Conveniência 

Essas peças podem ser vendidas em lojas física e online, o que além de atendera um público maior, pode chegar a diversas localidades.  

Assim, mais pessoas consegue ver, conhecer e desejar as peças, aumentando o alcance das ofertas e o volume de compras.  

Versatilidade  

Peças prêt-à-porter são muito versáteis, pois atendem desde a moda casual até roupas para festas.  

Leia mais: 4 dicas para otimizar os processos de criação de uma coleção de moda

Como a tecnologia impacta o prêt-à-porter? 

A tecnologia pode ser uma grande aliada na criação de coleções prêt-à-porter. Isso porque existem softwares e máquinas que podem impactar positivamente na sua produção.  

Saiba como estes recursos pode ajudar no dia a dia da sua empresa: 

Automatização de processos de produção 

Existem muitos softwares e máquinas que já automatizam o processo de produção de uma coleção de roupas de ponta a ponta, indo desde a criação até o corte das peças.  

Leia mais: Veja como as marcas de moda podem usar a tecnologia a seu favor

Customização e personalização de peças 

Você consegue customizar e personalizar as peças da sua coleção de moda por meio de softwares modernos e garante maior qualidade ao seu trabalho.   

Tendências atuais no mundo da moda 

Você consegue aplicar as tendências de moda na sua coleção de uma forma original, que seja o que seus clientes buscam e ainda com muito mais agilidade e economia.  

Inclusão e diversidade  

Outro grande feito da tecnologia como aliada para a criação de coleções prêt-à-porter, é que ela pode ser desenvolvida para todos os tipos de corpos.  

Se você trabalha com diversos tamanhos, desde os pequenos até os plus size, a tecnologia ajuda sua marca a ser cada vez mais inclusiva.  

Leia mais: Confira 8 vantagens da tabela de medidas ABNT para o vestuário

Sustentabilidade  

Se você busca uma coleção de moda mais sustentável, saiba que, com a tecnologia, você economiza em materiais e torna seus processos de produção mais eco-friendly.  

Leia mais: Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?

Streetwear  

Com a ajuda da tecnologia, você consegue inserir em suas coleções as influências da cultura urbana no conceito da sua coleção!  

Como a Audaces contribui para o mercado de prêt-à-porter? 

Entregar peças de alta qualidade, quando produzidas em grande escala, pode ser um trabalho difícil, mas a Audaces se desafia sempre a entregar o melhor para os seus clientes.  

Por este motivo, oferecemos diversos softwares e máquinas que podem ajudar sua empresa a confeccionar peças com o que há de melhor em tecnologia no mercado da moda.  

Conheça algumas soluções que fazem da Audaces uma importante parceira em coleções de moda com qualidade, sem deixar de lado a agilidade e otimização de recursos.  

Softwares de modelagem, encaixe e plotagem de moldes  

Tela do software Audaces Moldes

Audaces Moldes, com sua interface simples e intuitiva, auxilia quem deseja otimizar tempo e ter mais agilidade na produção de uma coleção.    

Uma tecnologia rápida, eficiente e lucrativa, que te permite criar moldes digitais de forma até 70% mais rápida do que os manuais.  

Além disso, com ela, você tem uma tabela de medidas automática, facilitando o desenvolvimento de moldes considerados complexos, agilizando a gradação e eliminando o uso de papéis.

No mais, ter uma boa gestão de recursos é um passo obrigatório para que a sua confecção alcance a rentabilidade desejada.

Audaces Encaixe também te ajuda nessa economia, obtendo máximo aproveitamento de tecido e otimizando em até 13% os encaixes realizados manualmente.   

O sistema automatizado de encaixes da Audaces possibilita o assentamento de qualquer peça em poucos minutos. Com ele, você pode acelerar o seu processo produtivo e melhorar os prazos de entrega, além de personalizar a produção, customizando os encaixes conforme a sua necessidade.   

Tecnologias para automação de corte e confecção de peças  

Sala de Corte é a mais completa solução em sistemas para a indústria da moda! Através dela, sua produção pode estar, literalmente, na palma da sua mão.   

Inovação desenvolvida pela Audaces, ela faz com que a gestão do corte de peças seja feita com dados precisos e integrados, fornecidos por equipamentos inteligentes em tempo real e com acesso remoto.  

Quando falamos de Sala de Corte, falamos de entregas no prazo e peças perfeitamente cortadas.

Fazem parte da Sala de Corte os seguintes equipamentos:

Marcas de prêt-à-porter que utilizam soluções Audaces em suas coleções 

Alexandre Herchcovitch é um dos mais criativos estilistas brasileiros e reconhecido em todo o mundo pela sua audácia.

Responsável pela marca que leva seu nome, ela é uma das que traz ao Brasil a prática de prêt-à-porter, sendo uma das mais conhecidas nacionalmente por utilizar a técnica em suas coleções.  

Em agosto de 2022, oficializou-se a parceria entre Audaces e Alexandre Herchcovitch. Alexandre trabalhará como consultor na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares Audaces. 

O estilista, que já passou a utilizar em suas produções o Audaces360, agora consegue observar suas peças digitalmente desde a criação até a modelagem em avatares tridimensionais e hiper realistas.   

Conheça mais sobre essa colaboração que faz sucesso no mundo da moda:

Conclusão

A tecnologia é uma importante aliada para quem deseja se destacar no mundo da moda, principalmente em coleções prêt-à-porter.  

Para quem busca controle, agilidade, otimização de gastos e tempo para uma produção de roupas em grande escala, ter softwares e máquinas à sua disposição no dia a dia é essencial.  

É importante você estar atento aos desafios do mercado e pronto para superá-los, independente do porte da sua empresa.  

Baixe nosso e-book gratuitamente e saiba como aplicar as tecnologias Audaces no futuro da confecção!

FAQ

O que é prêt-à-porter?

Prêt-à-porter — pronto para vestir, em francês — é a melhoria da qualidade da indústria de massa de moda. É a roupa pronta para ser levada, mas com pesquisa de tendência envolvendo toda a cadeia têxtil.

Qual a diferença entre prêt-à-porter e alta-costura?

Alta-costura é dedicada a criar modelos exclusivos e sob medida, enquanto o prêt-à-porter unifica esses conceitos à indústria de massa da moda.

Quais são as principais vantagens do prêt-à-porter?

Acessibilidade, conveniência e versatilidade.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!
Peças de roupa em tons terrosos

Como tons terrosos têm se tornado destaque entre coleções de moda?

Da elegância atemporal à versatilidade vibrante, uma paleta que transcende estações e inspira criação. Saiba como usar os tons terrosos!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!
Peças de roupa em tons terrosos

Como tons terrosos têm se tornado destaque entre coleções de moda?

Da elegância atemporal à versatilidade vibrante, uma paleta que transcende estações e inspira criação. Saiba como usar os tons terrosos!