10 dicas para desenhar roupas e criar peças com maior agilidade8 min read

Sumário:

Todos que trabalham com moda sabem que desenhar roupas é uma das etapas criativas que mais energia e tempo demandam.

Nesse sentido, esta é uma parte fundamental do trabalho do estilista que deseja destacar-se num mercado tão competitivo e tão fulgás, e para criar peças incríveis com maior agilidade, vale a pena ter em conta algumas dicas!

Para te ajudar a desenvolver a criatividade e a dinamicidade na concepção e desenho de peças, o blog da Audaces preparou um pequeno guia com todas as dicas fundamentais que você precisa conhecer.

Acompanhe a leitura e saiba quais são:

Como desenhar roupas com mais agilidade?

Como em quase todas as atividades humanas, a prática leva ao aperfeiçoamento e pode levar à perfeição. Então, nossa primeira dica é: desenhe, desenhe e desenhe muito!

É isso que leva ao aprimoramento da sua técnica de desenhar roupas buscando referências nas tendências de moda, inspirações e outros olhares de outros artistas, marcas e projetos. Além disso, a prática também é uma ótima forma de criar sua própria identidade.

Desta forma, com o trabalho contínuo você vai ganhando cada vez mais estilo e assinatura de seus trabalhos.

Não importa se você é iniciante nesta área ou tem vários anos de experiência. Alguma das dicas abaixo poderão ajudar você no seu trabalho diário, confira:

1. Comece a desenhar roupas pelo corpo humano:

Primeiramente, comece aprendendo e aperfeiçoando o desenho do corpo humano, porque esta é a base para qualquer criação de traje ou acessório. Neste caso, o importante, é que você absorva o entendimento sobre as proporções do corpo, como por exemplo:

  • Desde joelho até a parte inferior dos pés.
  • Desde o topo do Fêmur (localizado na coxa) até a rótula (joelho).
  • Desde o cotovelo até as ponta dos dedos.
  • Desde a clavícula até um pouco abaixo do umbigo.
  • Desde a largura do tórax que vai de ombro a ombro.

Na sequência, depois que você praticar bastante com o modelo em posição frontal, poderá desenvolver a técnica de muitos estilistas de trabalhar o corpo humano em poses mais naturais – pensando já como se a modelo estivesse desfilando na passarela.

desenho-humano-tecnico
Exemplo de desenho técnico de corpo humano.

2. Do esboço até o traço final – aprimore seus croquis

Uma vez que você domina as proporções do corpo humano , vale investir tempo nos primeiros croquis (esboços) de suas criações. A dica aqui é sempre começar soltando a imaginação e a criatividade com traços mais livres e rabiscos feitos a lápis.

Depois que a ideia estiver mais consolidada, você pode reforçar os traços mais importantes com tinta antes de partir para a coloração da roupa.

Existem várias técnicas de criação de croquis – desde as que utilizam lápis e papel até as mais modernas, que contam com softwares e programas dedicados a isso. O importante é partir de um ponto que seja confortável para você e, à medida em que o progresso surgir, testar novas possibilidades.

Croquis intermediarios
Avanço na técnica dos traços, unificando corpo humano e look criado.

3. O passo a passo mais simples para desenhar roupas:

Agora, o primeiro traço que você deve fazer na busca pela prática de desenhar o corpo humano será feito na vertical. Em uma folha de papel rabisque uma linha reta que vai representar o centro da gravidade do seu modelo.

Em seguida, no topo desta linha faça a cabeça em forma oval. Em seguida, no meio da linha vertical, rabisque um quadrado para representar a região pélvica da silhueta. Quanto maior este quadrado, maiores as medidas do seu modelo.

Ainda assim, imagine que se o corpo não estiver em posição reta e sim inclinado para um dos lados, este quadrado deve ser desenhado ao lado da linha vertical central.

Finalmente, para terminar a silhueta do modelo, desenhe o torso com duas linhas para cima e com uma linha reta sobre elas pouco abaixo da cabeça. Com esta base é possível começar a desenhar o corpo além da base inicial.

croquis_de_moda_primeiros_traços
Primeiros traços no desenhar de roupas e looks.

4. Desenvolva o seu estilo:

Agora que você aprendeu o básico sobre as figuras humanas, é hora de praticar bem as proporções e experimentar as primeiras concepções de peças.

Procure criar para diferentes tipos de silhueta e de corpo, brinque com diferentes escolas de estilo e referências culturais. Enfim, desenhe muito!

Quanto mais você desenhar, será mais fácil identificar quais tipos você desenha melhor. Vale estudar também outros artistas e experimentar o estilo deles.

Dessa forma, após tentar diferentes formas de desenhar, você vai conseguir desenvolver um traço próprio e uma assinatura. Mas lembre-se de que esse é um processo que pode levar um certo tempo, portanto, preocupe-se, no início, em praticar bastante.

5. Frente e verso:

O próximo passo, depois que os traços rabiscados foram consolidados em um desenho final que “veste” a silhueta de uma pessoa, vale trabalhar na apresentação da roupa propriamente dita.

Neste momento, é importante você desenhar tanto a frente quanto o verso do vestido, mostrando como seria a parte da frente e a parte de trás.

Ao fazer este detalhamento, fica mais fácil apresentar variações da roupa e detalhes que poderão resultar em novas opções do traje.

Além disso, dentro das confecções, a concepção frente e verso da peça é fundamental para as etapas seguintes, especialmente a construção da ficha técnica e dos moldes que farão parte da peça-piloto, ou seja, do modelo-base para toda a confecção.

6. Procure e pratique com tutoriais:

Uma das vantagens da internet é a diversidade de informações e de conteúdo disponível em diferentes sites e aplicativos sobre moda.

Uma boa dica é sempre procurar novas informações e tutoriais sobre o assunto em sites como o YouTube.

Alguns canais interessantes para explorar como desenhar roupas – inclusive de forma mais rápida e/ou detalhista e com dicas para diferentes níveis de aprendizado/prática – são o Caneta & Grafite, o Drawing & Paiting – The Virtual Instructor, Fashion Teaching, FSketcher, entre outros.

Um site interessante e com tutoriais para diferentes níveis de profissionais é o University of Fashion.

7. Métodos alternativos para desenhar roupas incríveis:

Quanto mais você desenhar roupas, mais facilidade você terá para fazer isso. Consequentemente, fará a proporção do corpo mais rápido e poderá, ultrapassada esta fase, desenhar os croquis com as proporções adequadas sem pensar duas vezes a respeito.

Este é o caminho mais recomendado!

Mas se você já passou esta fase e precisa rapidamente de um croqui para trabalhar como base para a sua criação e não tem muito tempo para isso, existem alguns sites na internet que disponibilizam opções variadas e gratuitas.

Algumas opções de croquis podem ser encontradas na University of Fashion, no I Draw Fashion, no Pinterest, no Fashionary, entre outros.

No entanto, essas plataformas não servem somente em casos emergenciais – elas também fazem parte dos recursos tecnológicos que podem facilitar e impulsionar seus desenhos de roupas. Então, recorra a elas sempre que necessário ou quando estiver à procura de referências!

8. Mergulhe em referências e tendências

Toda criação, especialmente as relacionadas ao universo da moda, partem de uma série de referências e tendências – antigas e atuais – que compõem o acervo de todo estilista. Por isso, para criar peças ou até mesmo coleções inteiras, o primeiro passo para isso é mergulhar em diferentes referências e buscar tendências do mercado.

Para isso, busque referências de tendências e estilos em diferentes produtores culturais (como séries de TV, cinema, música, artes plásticas, etc.) para soltar a imaginação em suas criações.

Uma outra dica é acompanhar os grandes eventos da moda, pois são eles que ditam as tendências que chegam por aqui.

9. Defina o perfil da sua coleção:

Tão importante quanto buscar sempre novas referências e tendências para criar coleções e desenhar roupas interessantes é saber exatamente para quem você está criando as suas peças.

Antes de criar é preciso conhecer bem (ou imaginar) o público-alvo, os gostos e o perfil de compra deste público.

Quando você tiver isso claro será possível definir não apenas o estilo de cada peça, mas também o tecido, as cores e todos os detalhes que vão diferenciar aquele modelo de outros voltados para outros perfis de público.

10. Use a tecnologia como aliada:

Por último, assim que você praticou bastante a desenhar em papel, vale estudar as propostas do mercado para desenhar roupas com muito mais agilidade utilizando a tecnologia.

Atualmente, existem no mercado opções para iniciantes e para profissionais e empresas que estão buscando economia de tempo e otimizar processos.

Essas ferramentas profissionais são softwares de gerenciamento e produção completos e que se adaptam às suas necessidades.

Agora que você já está por dentro dessas super dicas para desenhar looks incríveis, que tal baixar este e-book exclusivo sobre desenho 4D? Afinal o futuro é agora, e ele pertence a você!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!