Como simplificar a criação de moldes a partir de bases prontas, pelo computador6 min read

Sumário:

A criação de moldes para uma nova coleção se torna mais rápida e eficaz quando temos bases prontas, testadas e já aprovadas. Essas bases podem ser do corpo, ajustadas como se fossem uma segunda pele, ou de modelos, com folgas e margens de costura inclusa em cada molde.

Na forma tradicional da modelagem, copiamos o molde base para outro papel e só então realizamos as alterações desejadas para dar origem ao novo modelo. Com o Audaces Moldes é possível fazer o mesmo processo muito mais rápido, fácil e com as inúmeras vantagens proporcionadas por um sistema digital, como a eliminação do uso de papel para a criação do novo molde e, consequentemente, o de resíduos proveniente do processo.

Criando novos modelos a partir de bases no Audaces Moldes

No Audaces Moldes, a criação de moldes a partir de bases inicia-se com a seleção do arquivo do molde base, que é copiado e renomeado com o nome do novo modelo. Dessa forma, não se perde o arquivo original, sendo possível utilizá-lo em outras situações.

Criação de moldes pelo computador, a partir de uma base aprovada, utilizando a solução Audaces Moldes.
Fazendo uma cópia do arquivo de uma base já pronta e aprovada, garantimos a segurança do arquivo original e a possibilidade de criar novos moldes a partir de uma mesma base. Créditos de imagem: Analivia Lessa.

Editando o novo molde

Com a cópia feita e renomeada, iniciamos a transformação da modelagem dando origem a outro modelo. Para isso, utilizamos o recurso da ferramenta Pontos por Coordenadas, localizada na aba Construção. A ferramenta possibilita inserir pontos dentro do molde, que irão auxiliar o trabalho, a partir de um ponto de referência indicado através do “Snap”, recurso próprio do sistema que permite a seleção exata de um ponto no molde.

Com a ativação da ferramenta Pontos por Coordenadas e do recurso Snap, abre-se uma janela que permite a inserção da medida do perímetro ou do ângulo com as distâncias onde se pretende inserir um ponto. Este último será utilizado como referência para a realização das alterações no molde. Pode ser o ponto de referência para um recorte, a inserção de um pique, um ponto de controle ou qualquer indicação a ser feita no modelo.

Criação de moldes a partir de bases pelo Audaces Moldes, permitindo a inserção de medidas e ângulos
Ferramenta “Snap” e janela de coordenadas ativadas. Créditos de imagem: Analivia Lessa

Com todos os pontos coordenados posicionados, utilizamos a ferramenta Reta para traçar linhas de um ponto a outro sem fazer curvas, como o exemplo demonstrado do bolso da calça, ou a ferramenta Curvas para traçar as linhas sinuosas diversas a partir do traçado desejado, como no exemplo do contorno do bolso.

Outro recurso utilizado é o da ferramenta Estender Reta, localizada na mesma aba. A ferramenta permite estender a linha além dos limites do molde, para realizar o corte dividindo-o em duas ou mais partes. No exemplo, percebe-se a linha reta da boca do bolso ultrapassando o limite do molde, diferente da linha sinuosa do contorno que termina exatamente na borda.

Ferramentas "Reta, "Estender reta" e "Curva" do Audaces Moldes.
Ferramentas “Reta, “Estender reta” e “Curva” facilitam e simplificam a criação de moldes em alguns cliques. Créditos de imagem: Analivia Lessa

Extraindo moldes da base

O modelo de bolso utilizado aqui é conhecido como Bolso Corte Faca, pois tem como característica o corte reto levemente inclinado junto ao cós, descendo reto até a lateral da calça na altura do quadril. Entretanto, existe uma diversidade de modelos de bolsos que podem ser desenvolvidos utilizando as ferramentas apresentadas, o que vale é entender o processo, aplicar desenvolvendo outros modelos ou mesmo soltar a criatividade na elaboração de modelos inéditos.

Na paleta Produção, encontramos as ferramentas que possibilitam o corte e a criação de outros moldes. A ferramenta Extrair Molde permite a extração de um novo molde a partir de uma área delimitada de um molde base. No exemplo da calça foram criados novos moldes a partir da delimitação do bolso. Como este modelo de bolso é interno e não sobreposto, foram extraídos da parte delimitada o bolso em si e outro molde que corresponde ao fundo do bolso. Para tal, foi utilizada a ferramenta Cortar, que permitiu fazer o corte correspondente a abertura do bolso.

Ferramentas para extrair e cortar moldes na solução Audaces Moldes.
Ferramentas “Extrair Moldes” e “Cortar” encontradas nas paleta “Produção” e os novos moldes criados a partir delas. Créditos de imagem: Analivia Lessa.

Inserindo costuras e bainhas

Após criação dos moldes do novo modelo, inserimos margens de costura e a bainha. Caso utilize um molde base já com essas margens, a inserção deverá ser apenas nas partes onde foram cortadas.

No exemplo dado, utilizamos um molde base sem margens nenhuma de costura. Nesse caso, em todo o contorno dos moldes foram inseridas margem de costura de 1cm. Para tal operação, na mesma paleta Produção está contida a ferramenta Costura, que oferece a possibilidade de definirmos a margem para cada parte do modelo.

Também foi inserida na barra da calça a margem com a ferramenta Bainha. Com ela é possível definir a largura, quantidade de dobras e a inserção de piques de marcação da bainha. Dessa forma fica tudo muito claro e definido em cada molde.

Moldes com margem de costura e barra adicionadas na ferramenta Audaces Moldes.
Moldes com margem de costura e barra adicionados com o uso das ferramentas correlacionadas “Costura” e “Bainha”. Créditos de imagem: Analivia Lessa

Com os recursos apresentados, percebe-se que a criação de moldes diversos com o uso do Audaces Moldes se torna intuitiva e de fácil compreensão. Todas as ferramentas possuem auto explicação de sua utilização quando clicadas sobre elas, que permite o entendimento até dos iniciantes nos processos digitais de modelagem. Além do mais, a agilidade está atrelada a todo o processo permitindo maior rapidez em resolver todas as questões das modelagens da sua empresa.

Fale com um consultor Audaces 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Homme olhando catálogo de roupas em notebook

Qual a importância de criar um catálogo de roupas online para o seu negócio?

O e-commerce transformou a moda, destacando a importância do catálogo de roupas online para atender às demandas dos consumidores. Saiba como!
mulher costurando em facção de roupas

O que é uma facção de roupas e por que investir nesse modelo de negócio

A facção de roupas impulsiona a eficiência das marcas de moda, transformando designs em produtos prontos para o mercado. Descubra como!
Fornecedor de roupas separando peças

5 passos para encontrar o melhor fornecedor de roupas para sua empresa

Moda demanda qualidade e variedade. Ter um bom fornecedor de roupas, impulsionando a cadeia produtiva. Leia e entenda!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Homme olhando catálogo de roupas em notebook

Qual a importância de criar um catálogo de roupas online para o seu negócio?

O e-commerce transformou a moda, destacando a importância do catálogo de roupas online para atender às demandas dos consumidores. Saiba como!
mulher costurando em facção de roupas

O que é uma facção de roupas e por que investir nesse modelo de negócio

A facção de roupas impulsiona a eficiência das marcas de moda, transformando designs em produtos prontos para o mercado. Descubra como!
Fornecedor de roupas separando peças

5 passos para encontrar o melhor fornecedor de roupas para sua empresa

Moda demanda qualidade e variedade. Ter um bom fornecedor de roupas, impulsionando a cadeia produtiva. Leia e entenda!