Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 3605 min read

Sumário:

A modelagem digital é um diferencial muito relevante para o currículo de profissionais da moda e também para as confecções. Afinal, evoluir de um processo manual, trabalhoso e demorado, para a modelagem em um sistema CAD entrega maior dinamismo, entrega e exatidão, o que impacta diretamente nos custos e na qualidade da produção.

Por apresentar essas vantagens, os sistemas de modelagem digital estão presentes na maioria das empresas de grande porte na indústria têxtil e do vestuário. Por isso, atraídas pela praticidade desse recurso, cada vez mais empresas de pequeno e médio porte também aderem a essa tecnologia. Neste conteúdo, você vai descobrir como funciona um sistema de modelagem digital e quais os principais benefícios do Audaces 360, multissolução que abrange todas as etapas da confecção de moda. Confira!

Sistemas de modelagem digital: entenda a lógica por trás dessa solução

Sem dúvida, os sistemas CAD revolucionaram diversos segmentos industriais. Para a moda, essas soluções trouxeram maior agilidade para a modelagem e tornaram o processo de criação de novas coleções muito mais simples.

A lógica de funcionamento dos sistemas CAD baseia-se em coordenadas cartesianas. Isso permite que a modelagem digital seja feita rapidamente e com fidelidade nas medidas, independentemente da complexidade dos moldes.

As coordenadas cartesianas têm como base dois eixos, X e Y, sendo X o eixo horizontal e Y o vertical. Sobre esses eixos são colocados valores, como uma escala métrica, por exemplo.

A intersecção entre X e Y é o ponto zero e a partir dele definimos as escalas positivas e negativas, sendo elas:

  • Eixo X: do zero para direita, valores positivos; do zero para esquerda, valores negativos;
  • Eixo Y: do zero para cima, valores positivos; do zero para baixo, valores negativos.

Esses eixos estão presentes a todo momento durante a modelagem digital. São eles que permitem que a graduação seja feita de maneira referenciada e respeitando as medidas reais. É sobre essas coordenadas que os traços de uma peça são feitos.

A multissolução Audaces 360 possui o sistema Audaces Moldes, uma ferramenta para modelagem digital que funciona a partir de coordenadas cartesianas no sistema CAD. Veja, a seguir, como ele pode transformar sua confecção.

Os benefícios da modelagem com a multissolução Audaces 360

Com o sistema Audaces Moldes, o profissional da moda consegue criar moldes com extrema precisão, altíssima qualidade e em pouco tempo.

Dessa forma, é possível que os modelistas desenvolvam coleções inteiras no computador e impactem positivamente toda a produção de uma confecção. O resultado é a qualidade superior das coleções e maior produtividade do negócio em todos os estágios.

Em outras palavras, com o sistema do Audaces 360 sua empresa produz em menos tempo e gasta menos dinheiro nos processos, conquistando melhores resultados e maior lucratividade.

Entenda melhor os resultados que o Audaces 360 pode trazer para sua modelagem digital conferindo esta lista de benefícios da nossa solução:

  • Mais produtividade: criação e ajustes feitos com muita rapidez. Com apenas alguns cliques você pode colocar uma prega, fazer uma pence ou um novo recorte, por exemplo;
  • Maior qualidade: com o Audaces 360, a modelagem digital tem precisão máxima para construção de bases, peças com simetria perfeita e medidas exatas;
  • Arquivo ilimitado: todos os seus moldes ficam armazenados no computador. Ou seja, nada de gastar espaço com arquivos físicos enormes, com papelada e nem correr o risco de perder moldes devido à deterioração;
  • Integração total: a multissolução Audaces 360 integra toda a confecção, tornando-a programável, controlável e conectada. Além disso, tudo fica em fácil acesso, com compartilhamento em tempo real das informações no desenvolvimento dos modelos e outras funções interligadas;
  • Automação: a criação do molde, suas alterações e encaminhamento são feitos no ambiente virtual com apenas alguns cliques.

Além de tudo isso, a definição do processo de costura é simplificada, assim como a graduação do molde. Outra vantagem interessante é que a solução apresenta um enorme leque de possibilidades no momento de definir o corte do molde, deixando para o modelista apenas a escolha da linha para o corte e sua direção.

Modelagem precisa, veloz e digital

Em resumo, a modelagem digital feita com o Audaces 360 é muito dinâmica e intuitiva. O sistema apresenta diversas variantes de uma modelagem base. Dessa maneira, é possível cadastrar em um mesmo tipo de peça inúmeras variações, sem a necessidade de desenvolver uma peça diversas vezes.

Como a produtividade no desenvolvimento de moldes e a precisão deles são muito maiores com o Audaces 360, os custos dessa etapa de produção são reduzidos, uma vez que a confecção poupa tempo e dinheiro com a produção de modelos-teste e evita peças com defeitos ou outros fatores que impeçam a comercialização dos produtos.

Quer saber mais sobre modelagem digital e como adotá-la na sua empresa? Então confira a série de videoaulas sobre os sistemas CAD produzidas pela Audaces em parceria com o colunista, professor e consultor do setor têxtil e da confecção Marcelo Souza da Silva. Para descobrir dicas, novas técnicas e tecnologias da indústria da moda, continue navegando pelo nosso blog. Acesse também o ebook gratuito Como funciona a modelagem digital no sistema Audaces, para se aprofundar ainda mais nas vantagens dos sistemas CAD.

Fale com um consultor

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!