Entenda o que é e como criar uma coleção-cápsula com estratégia10 min read

Sumário:

Resumo:

  • Uma coleção menor, mas que pode trazer destaque o ano todo para a sua empresa. Conheça a coleção-cápsula e saiba como ela gera benefícios dentro da confecção;
  • Separamos algumas dicas e estratégia para você lançar sua coleção-cápsula com sucesso;
  • Para quem deseja trazer mais agilidade na construção da sua coleção, o Audaces Fashion Studio pode ser um grande aliado. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!

Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!

Pelo menos duas vezes ao ano, o mundo da moda fica bastante agitado em torno dos lançamentos de novas coleções.

Os meses que antecedem os sazonais de primavera-verão e de outono-inverno são os de maior aquecimento do setor. No entanto, este cenário dividido entre dois extremos climáticos vem mudando com a popularização do conceito de coleção-cápsula.

As coleções-cápsula são menores do que os lançamentos tradicionais, mas muito valiosas para as marcas e para o público.

Quer saber como usá-las na estratégia da sua marca? Em seguida, saiba mais sobre o que é coleção-cápsula e descubra as vantagens e os desafios desse tipo de coleção.

Boa leitura!

O que é coleção-cápsula?

Coleção-cápsula é uma coleção com quantidade de peças menor do que uma coleção tradicional. É comum que tenha entre 8 e 15 peças, podendo variar dependendo do objetivo do estilista e da marca.

E quais são estes objetivos? Manter uma marca em evidência, promover peças-desejo, reforçar posicionamentos e manifestos, entre outros. São inúmeros os propósitos para o lançamento de uma coleção-cápsula – e você vai conhecer os principais ao longo desse post!

Apesar de ter um significado simples e quase literal, a coleção-cápsula é uma estratégia bastante complexa.

É comum que os lançamentos de coleções-cápsula aconteçam fora dos sazonais tradicionais do mercado de moda. Por isso, demandam planejamento e objetivos bem traçados para atingirem os objetivos de marca e de faturamento desejados.

Foi através da grife Donna Karan que o conceito de coleção-cápsula se popularizou, em 1980. A ideia original era criar uma coleção com peças essenciais, versáteis e que combinassem entre si. É desse conceito também que vem o tão famoso armário cápsula, muito adotado hoje em dia.

Por outro lado, nem sempre o propósito das coleções-cápsula terá o objetivo do armário inteligente ou do slow fashion.

Aliás, as marcas de fast fashion vêm utilizando cada vez mais esta estratégia com outras finalidades. São lançamentos que envolvem grandes campanhas de marketing, parcerias com influenciadores digitais e outras marcas.

Leia mais: Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Por que apostar em coleções-cápsula na sua confecção?

Por que apostar em coleções-cápsula na sua confecção?

Como mencionamos, a coleção-cápsula pode ser uma ótima estratégia para o crescimento e a relevância das marcas de moda. Confira alguns dos motivos para investir nela:

Liberdade criativa e de lançamentos

Por ser uma coleção deslocada dos lançamentos por estações do ano, há maior liberdade para criar e testar novos conceitos.

A entrega fora de época permite aproveitar as tendências que mudam muito rápido, possibilitando atender a demanda por aquelas roupas.

A coleção-cápsula permite também lançar peças que não couberam em coleções maiores, mas que merecem chegar ao consumidor.

Leia mais: A importância da pesquisa, da inspiração e da criatividade no mercado competitivo da moda

Vendas entre estações

Devido ao consumo de tendências de moda cada vez mais imediato, com as coleções-cápsula, a sua marca pode gerar capital durante todo o ano. Inclusive, para o orçamento de coleções maiores.

Isso possibilita que você expanda o número de modelos em lançamentos sazonais e traga novidades para os consumidores.

O aumento da produção também pede maiores investimentos na confecção. Então, é melhor se preparar com capital extra!

Leia mais: Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Relevância e consciência de marca

A coleção-cápsula também é uma das maneiras de manter sua marca em evidência no mercado. Isso porque as coleções fora dos sazonais geram um senso de novidade e desejo quase infinito.

Dessa forma, aproveitando todo o potencial de um lançamento nos principais canais de comunicação, sempre haverá relevância na marca.

Além disso, a coleção-cápsula também promove consciência de marca, ou brand awareness. Isso significa que ela pode aproveitar a oportunidade de atribuir seu nome a um produto, conceito ou diferencial.

Coleção-cápsula e collab: como usar a seu favor?

Coleção-cápsula e collab: como usar a seu favor? 

As colaborações nunca estiveram tão em alta. Não faltam motivos para firmar parcerias entre marcas e personalidades, influenciadores ou mesmo organizações não-governamentais.

Com as parcerias, é possível agregar um valor ainda maior ao produto, gerando senso de escassez e de urgência. Isso justifica um preço mais elevado pelas peças da coleção-cápsula.

Afinal, quem não gostaria de ter uma peça exclusiva de uma marca e uma personalidade que admira? Ou uma peça assinada por um grande estilista, pagando preço mais em conta que o de grife?

Esta é também uma ótima estratégia de coleção-cápsula: proporcionar luxo ao público de marcas populares. Foi o caso da parceria incrível entre Karl Lagerfeld, da Chanel, e a marca brasileira Melissa.

Leia mais: O que é collab na moda? Conheça exemplos de sucesso no mundo fashion

Como criar uma coleção-cápsula?

Em resumo, você já viu que sobra inspiração para produzir uma coleção-cápsula, não é? Agora, vamos colocar a sua em prática!

Dá uma olhada no checklist abaixo:

  • Faça pesquisa de mercado, de público e de tendências;
  • Defina os objetivos da sua coleção-cápsula;
  • Crie os primeiros croquis da coleção, lembrando poucos modelos serão lançados;
  • Pense em gerar desejo, entusiasmo e engajamento, senso de escassez e de exclusividade. Se sua marca for de slow fashion, atrele o propósito da empresa ao lançamento da coleção-cápsula;
  • Fique de olho no orçamento e nos custos de fabricantes e serviços, já que a coleção terá menor quantidade de peças;
  • Use as redes sociais! É a hora de gerar valor na internet e engajar seu público. Vender “fora de época” exige uma boa estratégia de marketing, mas tudo vai valer a pena.

Além disso, separamos algumas dicas que são essenciais para você conhecer no detalhe:

Teste, teste e teste

Se a sua marca é pequena ou ainda está no início, a coleção-cápsula pode ser uma oportunidade para testar. Experimente novos formatos, conceitos e nichos, ou mesmo produtos e estilos, antes de inseri-los em coleções maiores.

Agora, se a sua marca já tem grande alcance, é ainda mais fácil fazer pesquisas com o seu público.

Utilize o conceito de edição limitada para testar se certos modelos e estilos terão aderência. De novo, as redes sociais serão excelentes aliadas para realizar pesquisas de campo.

Fique atento ao valor da produção

Uma coleção-cápsula pode ter custos maiores, porque os modelos são limitados e produzidos em menores tiragens. Por isso, atente-se ao preço dos fornecedores e serviços terceirizados, considerando este aumento no custo de cada modelo.

Se o objetivo é aproveitar uma nova tendência de moda, cuidado com os prazos de produção! Verifique se é possível atender a demanda em tempo hábil para não perder o timing do lançamento.

Invista em peças versáteis

Para criar uma coleção-cápsula com estas características, é importante que as peças combinem entre si. Assim, escolhendo mais de uma roupa da coleção, o consumidor pode usá-las de diferentes maneiras.

Além disso, é interessante incluir na coleção uma terceira peça, que pode ser uma sobreposição (como um kimono ou colete) ou um acessório (como um lenço) – algo que transforme o look.

A coleção-cápsula com looks versáteis é uma forma de conquistar o público que deseja um guarda-roupas prático. Porém, as peças a serem usadas em diferentes ocasiões e em maior quantidade de vezes precisam ter boa qualidade. Por isso, aposte em bons tecidos, moldes e acabamentos.

Leia mais: Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

Inove em suas coleções com o apoio da tecnologia 4.0

Inove em suas coleções com o apoio da tecnologia 4.0

Que tal começar sua coleção inovando, direto do computador? Produza com mais praticidade e automatização, otimizando tempo para focar na estratégia do seu negócio.

Conheça o Audaces360, nossa multissolução que integra as etapas criativas e produtivas para o sucesso de sua coleção. Fale com um dos nossos consultores e descubra mais sobre nossos sistemas:

Audaces Isa

Gerenciar o ciclo de vida de um produto é fundamental para quem está lançando uma coleção. E o Audaces Isa ajuda quem está nesse processo.

Completo e super tecnológico, com esse sistema, você controla e organiza toda a parte técnica da coleção. O Audaces Isa ainda garante a execução de cronograma no tempo certo e ajuda na tomada de decisões mais assertivas.

Audaces Fashion Studio

O Audaces Fashion Studio permite criar e recriar modelos em um ambiente tridimensional. Através dele, você otimiza tempo no desenvolvimento de croquis e tem muito mais assertividade na hora de se comunicar com a área de Modelagem.

Ainda tem dúvidas sobre como o Audaces360 ajudar na criação e produção de suas coleções? Preparamos um e-book gratuito que explica como criar um desenho de moda de sucesso, sem moldes e croquis de papel. Baixe agora:

FAQ

O que é coleção-cápsula?

É um tipo de coleção com quantidade de peças menor do que uma coleção tradicional. É comum que tenha entre 8 e 15 peças.

Como montar uma coleção-cápsula com estratégia?

Fazendo pesquisas de mercado, definindo o objetivo da coleção, pensando em gerar desejo e investindo na produção de peças versáteis.

Quais os benefícios em apostar nas coleções-cápsula?

Você terá mais liberdade criativa e de lançamentos, mais vendas entre estações e maior relevância e consciência de marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!