Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/01/2013

Biblioteca de cores

1 min

Biblioteca todo mundo sabe o que é – embora nem sempre frequente uma. Hoje em dia, há outros tipos de biblioteca que abrigam mais que “papeis pintados com tinta”, como diria Fernando Pessoa.

Um exemplo de biblioteca não especializada em livros é a materioteca, que dá teto e prateleiras para materiais diversos. E verdade seja dita: bem-aventurados são os estudantes de design e profissionais que têm acesso a uma materioteca de moda, seja composta mais de tecidos (nesse caso, pode ser chamada de teciteca), ou de polímeros (como boa parte dos materiais dos calçados), ou de aviamentos e enfeites em geral.
 

Crédito imagem: www.homedec.com.my

Mas, nos atendo a manchete de nosso post, o que viria a ser uma biblioteca de cores? Uma corteca? Bem, apesar de um possível neologismo pouco sonoro (se Guimarães Rosa não ousaria criar palavra feia, imagine nós!), a ideia da biblioteca de cores foi dada pelo estilista John Galliano (apesar de suas palavras antissemitas que culminaram em sua demissão da Dior, ele também disse coisas positivas) e consta no livro “Fashion Design – Manual do Estilista” (autora Sue Jenkyn Jones):

 

 

Pegue as cores – você não pode realmente imaginar cores. Você tem de vê-las e observar como se comportam em diferentes tecidos e em relação a outras cores. Por isso tenho uma enorme biblioteca de cores, que mantenho em grandes potes de vidro – na maior parte, fitas e retalhos que colecionei… É uma paleta total em potes.

Sejam de amostras de tecidos, sejam recortes com cor e número da Pantone, ou singelas fitinhas do Bonfim, na biblioteca de cores, o importante é organizar o máximo de tons e matizes. Todo mundo pode ter a sua “corteca” para ajudar na criação: basta pegar, colecionar e organizar pequenos objetos coloridos!

 

 

 

 

 

 

Fonte: reporterdecristo.com

Por Luciana Duarte

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

28/04/2021

Gerente de Produção, o que faz esse profissional?

Escrito por Audaces