Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/03/2016

Análise e desenvolvimento de tecido de malha

3 min

Por Roberto Piancó

Consultor de empresas e especialista em CAD/CAM.

 

O desenvolvimento de um tecido consiste na elaboração de um produto têxtil, no qual sua fabricação ocorre a partir da utilização do fio como matéria-prima, seguindo com o entrelaçamento e, se encerra, com o tecido acabado, orientando o fluxo da cadeia têxtil. Para que todo esse processo aconteça de forma planejada é preciso que o projetista de tecidos de malha saiba executar a análise do tecido e buscar a melhor solução para atender as especificações solicitadas.

Parâmetros de Tecimento dos Tecidos de Malha

A necessidade de se efetuar cálculos é comum para o segmento de malharia, seja para o desenvolvimento ou para o planejamento e controle da produção. Dessa forma, serão apresentados os principais parâmetros que fundamentam toda a base para os cálculos da malharia.

Comprimento de ponto (CP ou ?)

O comprimento de ponto é definido como sendo a média do comprimento de fio inserido em cada laçada. O comprimento de ponto ou comprimento do fio no ponto é a unidade utilizada para o estudo do comportamento do tecido, em termos de estabilidade dimensional, o que, afinal, é a expressão da própria qualidade final do tecido. A Figura 1 apresenta em detalhes como ocorre a formação do ponto.

Figura 1: Formação da laçada – comprimento do ponto.
Fonte: Lyer, Mammel e Schäch (1992)

 

O comprimento de ponto caracteriza entre outras coisas a compacticidade ou densidade do tecido. Se o comprimento do ponto for grande, o tecido será mais aberto; se o comprimento for pequeno, o tecido será mais fechado. Conforme é possível perceber na Figura 1. A regulagem do ponto é obtida de acordo com a posição dos camos de descida (dispositivo fixo nos blocos de tecimento responsáveis pela descida da agulha). Com o camo de descida mais alto, a agulha descerá menos, consumirá menos fio e formará uma malha de menor tamanho. Com o camo de descida mais baixo, a agulha descerá mais, consumirá mais fio e formará uma malha maior.

A determinação ou medição do comprimento de ponto se faz basicamente por duas vias. A primeira conhecendo-se por meio de uso de aparelhos, o consumo em metros de fio para cada volta da máquina, dividindo-se o valor do consumo por volta pelo número de agulhas da máquina. A segunda, de uma maneira prática e manual, desmalhando o tecido de malha, obtendo-se o comprimento do ponto pela divisão do comprimento do fio retirado pelo número de agulhas contempladas nesse espaço, conforme ilustrado na Figura 3 (MACEDO, 2009).

Figura 3: desmalhar a malha manualmente
Fonte: MACEDO (2009)

 

Densidade da malha

A densidade de um tecido de malha é igual ao número de carreiras ou cursos e colunas por unidade de comprimento. Em princípio, é um dos primeiros parâmetros a se considerar quanto à qualidade do tecido.

A contagem se faz com o auxílio de uma lente conta-fios e um estilete, contando-se em diferentes locais do tecido, obtendo-se pela média das contagens, uma expressão mais confiável desse valor. Fundamentalmente, a densidade de um tecido sofrerá variações, em função da abertura do ponto (comprimento do ponto), da tensão de puxamento do tecido e do título do fio. Representam-se as carreiras ou cursos pela letra “C” e as colunas pela letra “W”.

Título do fio

A determinação do título do fio se apresenta como um detalhe relativamente simples, uma vez que, segundo noções elementares de fiação, o título do fio expressa uma relação de peso e comprimento do fio. Esse dado é obtido segundo instruções de análise de um tecido de malha ou ainda é possível obter o mesmo mediante o conhecimento do próprio peso por área do tecido.

 

Saiba mais:

Você sabe medir a elasticidade da malha?

O que é remalhar uma malha?
O que faz um Confeccionador de Malhas

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Modelo da grife Versace usando lenço na cabeça em backstage de desfile.

19/04/2021

Como usar lenço: 5 inspirações para aplicar a peça ao seu estilo

Escrito por Audaces

Digitalização de moldes

13/05/2021

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Escrito por Audaces

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces