Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/03/2016

A conscientização a respeito da indústria do vestuário por meio de documentários

A produção de uma peça de roupa vai além da modelagem, compra de tecidos e manufaturação, como acontece na maioria dos casos. A preocupação da origem dos materiais utilizados e descarte da roupa também são etapas a serem pensadas. Um movimento cada vez mais crescente a respeito de uma moda ecológica e menos danosa ao planeta ocupa espaço de discussão em fóruns, seminários de design e de moda e também em forma de documentários. A fim de informar não somente os consumidores de moda, mas também os seus produtores, documentários em vídeo estão ganhando espaço nos veículos informativos. Mais interativos, eles trazem uma experiência única de conscientização a respeito da indústria do vestuário. Essa experiência é válida para qualquer pessoa envolvida na produção dessa cadeia, direta ou indiretamente.

O canal do Youtube Fashion Revolution fez, no início de 2015, um vídeo que se tornou viral pelas redes sociais. Uma máquina automática oferecia uma camiseta por incríveis 2 euros. Ao inserir o dinheiro para comprar a camiseta, um vídeo era exibido, alertando sobre as más condições de trabalho que possibilitavam a venda daquela camiseta por um preço tão baixo. No final, duas opções eram oferecidas: a de comprar mesmo após a exibição do vídeo ou destinar aquele dinheiro para doação. Confira o experimento abaixo:

 

 

É para ampliar a conscientização a respeito da indústria da moda, não? Já o documentário, Unravel, lançado em 2013, vai além e mostra os bastidores da reciclagem de roupas na Índia. As roupas em questão são majoritariamente enviadas do ocidente, principalmente da Europa e América do Norte. A idealização da “mulher ocidental” e do estilo de vida que elas levam faz parte do tema central desse documentário. O vídeo além da conscientização sobre o descarte excessivo de peças de roupas, mostra os diferentes estilos de vida e expectativas entre as trabalhadoras da indústria do vestuário e os compradores dessas peças de roupas. Veja o trailer a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=sRXJlRmmVbo

rio mais recente sobre a sustentabilidade do sistema de produção de moda se chama The True Cost (O Verdadeiro Custo, em tradução literal). Disponível no serviço de streaming online Netflix. O filme lança um olhar profundo sobre o processo de fabricação das peças de roupa, desde a colheita de algodão até o processo industrial, mostrando a realidade do mercado exploratório do Fast Fashion e seu impacto global. Assista o trailer abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=OaGp5_Sfbss

Ter em mente de que a confecção de uma peça de roupa causa efeitos em diversos pontos do planeta e afeta a vida de milhares de pessoas, é lançar um novo olhar crítico para criações mais maduras e também para compras mais conscientes.

E você, conhece outro documentário que ajuda a conscientizar o consumidor a respeito da indústria do vestuário? Deixe sua sugestão nos comentários e venha participar da conversa!

 

Saiba mais:

Conheça o conceito Cradle to Cradle

O que uma blusa de bolinhas pode ensinar sobre Slow Fashion

Sustentabilidade na moda pode ser alcançada com a criatividade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces