Ícone de Pesquisa
tecidos-para-roupas-dicas-aproveitar-maximo-audaces

07/11/2019

6 dicas para aproveitar ao máximo seus tecidos para roupas

Grande parte do custo de uma peça de roupa vem da matéria-prima utilizada em sua fabricação. Para uma empresa de moda aumentar sua rentabilidade, portanto, será fundamental aproveitar ao máximo os tecidos para roupas utilizados no dia a dia da marca.

Para atingir esse objetivo, existem várias ações que podem ser tomadas para maximizar o uso e minimizar o desperdício de tecido. Fazem parte da lista de medidas desde simples hábitos até investir em tecnologias que otimizam todo o processo produtivo e, consequentemente, o consumo de matéria-prima. Quer saber como aproveitar ao máximo seus tecidos para roupas? Então continue a leitura e confira as dicas que separamos para você!

Tecidos para roupas: como reduzir o desperdício na sua empresa

A maneira mais eficiente de maximizar o uso de matéria-prima é criar um planejamento e otimizar a produção com soluções tecnológicas. Além dessas medidas, é preciso investir no treinamento da sua equipe atual ou no recrutamento de profissionais qualificados.

Confira essas e outras dicas que poderão ajudar sua empresa a reduzir desperdícios, aproveitar melhor seus tecidos para roupas, reduzir os custos de produção e, assim, melhorar seus resultados:

Dica 1: invista em um sistema CAD para modelagem

Para aumentar as suas chances de êxito no cenário atual da indústria da moda é indispensável utilizar sistemas CAD. Conhecer a modelagem manual segue sendo importante, mas as soluções tecnológicas disponíveis para essa etapa da produção colaboram — e muito — com o desenvolvimento desse processo.

Os resultados práticos de investir em um sistema CAD são a redução do tempo gasto na modelagem e, também, a conquista do máximo aproveitamento de matéria-prima. Mas como essas soluções tecnológicas funcionam? Bem, um sistema CAD trabalha, basicamente, com coordenadas cartesianas que permitem a graduação perfeita dos moldes e encaixes.

Os sistemas Audaces 4D e Audaces Moldes, por exemplo, foram desenvolvidos a partir de uma plataforma CAD e integrados com ferramentas que permitem a criação e a visualização dos moldes em 4D.

Dessa forma, o estilista desenvolve suas criações por meio de um manequim tridimensional. Depois, trabalha com as informações desse modelo com ficha técnica automatizada e pré-custo estabelecido e, com isso, evita o desperdício de tecido e a necessidade de inúmeras peças-piloto para a aprovação do novo modelo.

Para realizar cortes precisos e com o mínimo de desperdício dos tecidos para roupas existe a solução Audaces Encaixe, que cria mapas de corte rapidamente, trazendo encaixes perfeitos com o mínimo espaçamento e o máximo aproveitamento. Além disso, essa solução gerencia e processa filas de encaixe enviadas por um ou mais computadores.

Dica 2: invista em uma máquina de corte inteligente

Disponibilizamos no mercado duas máquinas de corte de tecidos para roupas inteligentes: a Neocut SL e a Netcut Bravo. A primeira destaca-se pela sua versatilidade, podendo ser utilizada para o corte de tecidos de diversos tipos e espessuras.

Já a Neocut Bravo é uma máquina inteligente com uma cabeça de corte com mais de 300 sensores que funciona como um cérebro eletrônico. Por ter essas características, a Neocut Bravo permite que as empresas de moda cortem uma gama imensa de materiais diferentes com distintas alturas de enfestos.

Além disso, a Neocut corta com espaçamento zero entre moldes e define os pontos de partida automaticamente, garantindo qualidade no acabamento até a última camada de corte e o máximo aproveitamento de seus tecidos para roupas.

Dica 3: busque a integração de equipamentos e pessoas em sua sala de corte

Um processo de corte otimizado e com o máximo de aproveitamento de tecido para roupas acontece com pessoas e máquinas trabalhando de forma integrada e inteligente. Para auxiliar sua empresa a atingir esse objetivo, existe a solução Audaces ICF (Intelligent Cutting Flow, ou Fluxo Inteligente de Corte, em português).

Essa solução colabora com o planejamento, com a gestão e com o controle de enfestos na sala de corte. Com o Audaces ICF, o gestor recebe os pedidos de peças, programa as ordens de corte com número de enfestos, camadas, cortes e quantidade necessária de tecido para cortar cada uma das peças que serão produzidas.

Além disso, caso algo fora do programado aconteça, os colaboradores responsáveis pelo corte são alertados e podem tomar decisões rápidas para garantir a integridade da produção e a economia máxima dos tecidos para roupas.

Dica 4: trabalhe com um servidor de cortes

Um servidor de cortes economiza ainda mais tecido para roupas e melhora a produtividade de uma confecção de moda. Mas você sabe como esses servidores funcionam?

Esse tipo de solução cria filas de encaixes que serão calculados automaticamente por meio de algoritmos programados para processar as filas e atingir o máximo de aproveitamento dos tecidos para roupas, priorizando tudo de acordo com as necessidades da sua produção.

Dica 5: venda ou reutilize os resíduos têxteis gerados na sua produção

Mesmo aproveitando ao máximo os tecidos para roupas utilizados na sua empresa, faz parte da produção têxtil a geração de algum volume, mesmo que mínimo, de resíduos têxteis — esse material pode ser reutilizado.

Essas sobras da produção podem ser utilizadas de maneira inteligente e transformadas por meio do encaixe de retalhos maiores na fabricação de outras peças ou até criar uma coleção extra de produtos fabricados com material reciclado.

Além disso, existe a possibilidade de vender esses resíduos para outras empresas. Nesse caso, essas sobras de matéria-prima podem ser reutilizadas na fabricação industrial, como mantas termoacústicas, enchimento de uma infinidade de itens, materiais de limpeza residencial e automotiva leves e pesadas.

Além de transformar “lixo” em dinheiro, você estará trabalhando de maneira racional, eficiente, sustentável e colaborando com o meio ambiente.

Dica 6: invista em uma solução que integre as dicas de 1 a 4

Existe uma solução inovadora e completa desenvolvida para transformar as empresas que atuam no setor da moda e que busca levá-las até um outro patamar de competitividade.

Estamos falando da multissolução Audaces 360, uma solução completa que integra máquinas, sistemas e pessoas para garantir uma produção planejada, controlada, eficiente e focada na análise e na integração de dados. Tudo para que sua empresa conquiste um processo de melhoria contínua em todas as etapas da produção de moda, desde a criação das peças até a produção final das suas coleções.

Solte a imaginação na criação de peças incríveis com ficha técnica e pré-custos automatizados, desenvolva modelos em 4D e pare de gastar tecido e dinheiro com inúmeras peças-piloto. Aproveite os recursos da multissolução para criar moldes de alta precisão por extração ou modelagem, realizar encaixes com o maior aproveitamento possível dos tecidos para roupas e fazer cortes de maneira inteligente e eficiente.

Gostou de conhecer essas dicas para obter o máximo aproveitamento dos tecidos para roupas? Agora você está pronto e ciente de como otimizar seus recursos!

Mas não se esqueça que para obter maior rentabilidade na sua empresa não basta reduzir o desperdício de matéria-prima. Navegue por outros conteúdos do nosso blog para descobrir muitas outras técnicas e soluções para sua empresa!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces

02/08/2022

Descubra o que é a indústria moveleira e quais são as tendências das próximas décadas

Escrito por Audaces